Páginas

sexta-feira, 20 de abril de 2018

EXÉRCITO SUSPENDE OPERAÇÃO CARRO-PIPA EM ACOPIARA


Devido às chuvas registradas neste mês de abril e a recarga d'água verificada nos mananciais e cisternas, o Exército realizou uma fiscalização em nosso município e por essas circunstâncias decidiu suspender a Operação Carro-Pipa em Acopiara durante um período de 60 dias. Outros municípios do Estado do Ceará também passarão por essa suspensão.

Operação Carro-Pipa

A Operação Carro-Pipa é um projeto criado pelo Governo Federal e que tem como nome oficial Programa Emergencial de Distribuição de Água. Seu objetivo principal é levar água para consumo humano nas áreas atingidas pela seca na região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. O programa advém de uma Cooperação Técnica e Financeira entre os Ministérios da Integração Nacional (MI) e da Defesa (MD).

A operação envolve diversos órgãos, sendo eles municipais, estaduais e federais também. Ao nível do Governo Federal estão envolvidos o Ministério da Integração Nacional e o Ministério da Defesa, representando nesse caso pelo Exército Brasileiro. O Exército Brasileiro é responsável pela fiscalização e coordenação da distribuição da água nas áreas atingidas pela seca que atende 873 municípios nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. Para que um município possa receber a operação PIPA é necessário que ele tenha decretado situação de emergência ou estado de calamidade pública, após isso a situação de anormalidade deverá ser reconhecida por seu Governo Estadual e pelo Ministério da Integração Nacional, deverá ser criada uma comissão que será responsável por indicar as prioridades de atendimento dentro do município, assim como fiscalizar a execução da ação em parceria com o Exército Brasileiro.