segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

PREFEITURA DE ACOPIARA: Saúde mais eficiente: Prefeito reúne gestores da saúde para discutir melhorias

O Prefeito Antônio Almeida esteve reunido no domingo, 22 de janeiro, com a equipe da saúde, cuja pauta principal foi discutir a criação de um comitê municipal para pactuar ações imediatas e também de médio e longo prazo, com a finalidade de solucionar os problemas de saúde no município.

Para o prefeito, a pasta da saúde é prioritária em sua gestão, portanto, se faz necessário dar ao público respostas imediatas que sinalizem a boa gerência da prefeitura neste setor.


Participaram da reunião, a médica e vice-prefeita, Dra. Ana Patrícia Barbosa, a secretária de saúde, Lucianne Tavares, a enfermeira e primeira-dama, Rosa Almeida, a diretora do hospital geral, Rebeca Cavalcante e ainda a Dra. Tereza Cristina e a Dra. Ana Paula Barbosa.


Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Acopiara

Primeiro Clássico-Rei de 2017 é marcado por muitas brigas entre torcidas organizadas

O primeiro Clássico-Rei de 2017, realizado neste domingo (22), e que terminou com vitória do Fortaleza por 1 a 0 sobre o Ceará, foi marcado por bastante confusão dentro e fora da Arena Castelão, em Fortaleza. Horas antes da realização da partida, torcedores dos dois times entraram em confronto entre si e contra policiais militares que faziam a segurança dos arredores do estádio.
Em imagens compartilhadas na redes sociais, torcedores usam pedras, pedaços de madeira e até rojões para atingir torcedores da outra torcida organizada. Um torcedor, identificado com Gustavo Rodrigues, afirmou que desistiu de ir ao estádio por medo.
Em um dos vídeos, é possível ver parte da torcida organizada do Fortaleza caminhando em direção ao estádio com pedaços de pedra e madeira, além de barras de ferro.
“Estava indo pro estádio e desisti depois da confusão. O Clássico-Rei, na verdade, é o clássico da guerra. É revoltante tudo isso. A gente vai assistir a um clássico, a um jogo de futebol, e as pessoas saem cometendo vandalismo. Isso não é torcedor, isso é vagabundo”, desabafou Gustavo.
Durante o confronto, várias pessoas que passavam pelo local tiveram que entrar dentro de uma farmácia. Além disso, um policial do Comando Tático Motorizado (Cotam), que não teve o nome divulgado, ficou ferido no braço após ser atingido por estilhaços de uma bomba caseira, produzida com pregos e cacos de vidro.
O policial era um dos agentes de segurança que tentava impedir o confronto entre as torcidas. Ele foi socorrido ao Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, e não corre risco de morte.
Dentro do estádio
A confusão entre torcidas não ficou restrita apenas a área externa da Arena Castelão. Momentos após o fim do jogo, uma confusão entre torcidas organizadas do Fortaleza e policiais também foi registrada dentro do Castelão. Conforme apurado pelo Tribuna do Ceará, os torcedores iniciaram o confronto por causa da não abertura dos portões.
A torcida do time vencedor do clássico deve esperar por 30 minutos dentro das dependências do estádio por medida de segurança. De acordo com a Polícia Militar, a medida de segurança tende a evitar conflitos entre as duas torcidas na área externa.
Fonte: Tribuna do Ceará

Quase a metade dos professores do Ceará não têm formação na matéria que ensinam


Dados do Censo Escolar de 2015 e tabulados pelo Movimento Todos Pela Educação, apontam que 46% dos professores do ensino médio no Ceará dão aulas de disciplinas para as quais não tem formação específica. O problema atinge redes públicas e escolas privadas e é mais grave em algumas matérias, como física, informa a edição desta segunda-feira (23) da Folha de S. Paulo.

Dos 494 mil docentes que trabalham no ensino médio, 228 mil (46,3%) atuam em pelo menos uma disciplina para a qual não tem formação. O número de professores com formação adequada em todas as aulas dadas representa 53,7% do total. 

Quase um terço (32,3) só dá aulas em matérias para as quais não tem formação específica. Outros 14% se desdobram entre a área em que são titulados e outras para as quais não são habilitados. 

REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Segundo a Folha, o cenário apresentado pode representar um desafio para a diversificação prevista na reforma do ensino médio, em tramitação no Congresso Nacional por medida provisória. Pela reforma proposta, as redes e escolas terão que criar linhas de aprofundamento por área de conhecimento. 

Os alunos deverão escolher a área de interesse (entre Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemárica e ensino técnico). Essa parte flexível deve responder por 40% da grade.

Fonte: Ceará News 7

Mulheres poderão ter cota de 30% das vagas na Câmara

As mulheres poderão contar com 30% dos assentos na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas Câmaras Municipais. A reserva de vagas está contida em Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que está pronta para ser votada a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). As informações são da Agência Senado.

A proposta foi uma das principais bandeiras da bancada feminina do Congresso Nacional nos dois últimos anos. O texto foi apresentado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM - foto) e subscrito por mais de 30 senadores.
Transição
A PEC original estabelecia uma regra de transição entre o modelo atual e o modelo com paridade entre homens e mulheres. Na primeira eleição após a promulgação da emenda, seriam reservadas pelo menos 30% das vagas para mulheres. Esse número seria aumentado em cinco pontos percentuais a cada eleição, até chegar aos 50%. A maior participação feminina na política, segundo a senadora, fortalece o parlamento porque o torna um retrato mais fiel da população.
"As mulheres brasileiras constituem a maior parte da população. Somos a maioria também no eleitorado. No entanto, nossa presença na Câmara dos Deputados e no Senado Federal não reflete nem nossa importância na população, nem nossa relevância socioeconômica", argumentou a senadora ao defender a proposta. Na época em que o projeto foi apresentado, o percentual de mulheres na Câmara e no Senado era de 10% e 16%, respectivamente.
Emenda
A relatora da PEC, senadora Simone Tebet (PMDB-MS), concorda que a mudança é necessária, mas reconhece as dificuldades com relação à tradição política. A senadora decidiu acatar emenda do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), que estabelece a reserva de 30% das vagas para mulheres, sem regra de transição. Para ela, é uma maneira de aumentar as chances de aprovação do texto, sem deixar de lutar por mais progressos no futuro.
Se aprovado, o texto terá de ser votado em dois turnos pelo Plenário do Senado, antes de seguir para a Câmara dos Deputados.
Fonte: Notícias ao Minuto

Relatório final da Samsung culpa bateria por explosões do Galaxy Note 7

A Samsung Electronics divulgou nota na madrugada desta segunda-feira (23) informando que as explosões e incêndios registrados com o Galaxy Note 7 foram causados pelas baterias.

"A nossa investigação, assim como as outras realizadas por três organizações industriais independentes, concluíram que as baterias são a origem dos incidentes no Note 7. Todavia, nós definimos aos produtores os requisitos que elas deveriam ter e assumimos a responsabilidade do insucesso", emitiu a empresa em nota assinada pelo chefe da divisão de smartphones, Koh Dong-jin.
Ainda de acordo com a empresa, os problemas foram causados pelo "design e produção" das baterias. Os cerca de 700 especialistas, engenheiros e pesquisadores analisaram "réplicas do incidente" em mais de 200 mil equipamentos e 30 mil baterias.
A Samsung garantiu que esses novos testes, além de descobrir as falhas, permitiram que esses erros "não ocorram mais no futuro".
Ainda no comunicado, a empresa sul-coreana informou que os danos causados pelo recolhimento de mais de 2,5 milhões de aparelhos do mercado ficou em US$ 5,3 milhões e agora a marca tentar "recuperar a confiança" de seus clientes.
Os aparelhos Galaxy Note 7 tiveram uma série de incidentes relatados durante todo o ano passado, com explosões de equipamentos e incêndios enquanto eles estavam ligados. Por precaução, as autoridades norte-americanas chegaram a proibir que esse equipamento fosse levado por passageiros em voos comerciais. (ANSA).
Fonte: Notícias ao Minuto

PREFEITURA DE ACOPIARA: Reunião com idosos discute atividades que serão desenvolvidas pelo município.

A Prefeitura de Acopiara por meio da secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Acopiara realizou nesta sexta-feira, 20, um encontro com todos os idosos inscritos nos projetos desenvolvidos pelo município, onde na pauta principal estava a apresentação da equipe de trabalho que estará à frente das atividades que serão promovidas junto a eles.

Presente ao encontro, a secretária Fábia Almeida, também ouviu sugestões dos idosos no intuito de preparar as atividades de acordo com as necessidades e anseios do grupo.

A equipe apresentada pela secretaria é composta por profissionais de diversas áreas, desde uma assistente social aos auxiliares administrativos e que de forma integrada vão trabalhar para resgatar a autoestima e bem estar da população da Terceira Idade assistida pela gestão municipal.



Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Acopiara

Saboeiro vive um caos administrativo-financeiro

Dezenas de municípios herdaram caos administrativo e financeiro das ex-gestões. Nesta cidade, na região Centro-Sul, o quadro é de colapso financeiro. Há um débito superior a R$ 2,2 milhões, em caixa não ficou nenhum centavo, dívidas com o INSS de contribuições obrigatórias referentes a novembro passado e sucateamento da Saúde. Para piorar a situação, os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), neste mês, foram retidos.
O bloqueio da verba do FPM comprometeu o pagamento da folha de servidores referente a dezembro e o repasse do duodécimo da Câmara Municipal. Mediante a situação, o prefeito, José Gotardo Martins, representou junto ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), na sexta-feira passada, contra o ex-gestor municipal, Marcondes Ferraz, e requereu a instauração de procedimento com o fim de apurar a situação de calamidade financeira.
Na representação ao MPCE, houve, ainda, denúncia contra o antecessor pelo crime de apropriação indébita previdenciária, tipificado no artigo 168-A do Código Penal.
O prefeito decretou "Estado de Emergência Administrativa", por um prazo de 60 dias, autorizando, em caráter excepcional, as contratações de bens e serviços indispensáveis para o funcionamento regular e obrigatório das unidades administrativas.
Segundo a atual administração, o ex-prefeito não quitou débito do INSS do 13º salário, que deveria ser repassado até o dia 30 de dezembro de 2016; não pagou os salários dos professores de dezembro concernente aos 60% do Fundeb e de médicos e enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF) também de dezembro. Há dívida com a Enel, antiga Coelce, referente a novembro e dezembro de 2016, no valor de R$ 123 mil e risco de suspensão de fornecimento de energia elétrica.
A secretária da Saúde do Município de Saboeiro, Ivolita Fernandes Vieira, disse que ficou chocada com a situação encontrada no setor. "O quadro é de muita precariedade", frisou. "Sem equipamentos funcionando, falta de insumos, medicamentos, alimentação e consultórios odontológicos quebrados, além da falta total de material dentário".
Na Unidade de Saúde Mista Severino Miguel de Barros há falta de material permanente. Autoclave, mesa cirúrgica, aparelho de Raio X estavam na parte externa do hospital, sem nenhuma proteção; o gerador de energia está depredado; o material do centro cirúrgico, cadeira odontológica e de prevenção ginecológica foram deixados largados em área aberta.
A reportagem tentou contato com o ex-prefeito, Marcondes Ferraz, mas não conseguiu. Saboeiro vivencia, ainda, um quadro de indefinição administrativa. O prefeito eleito, Gotardo Martins (PSD) somente foi empossado no último dia 10, após obter liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Município é um dos quatro no Ceará cujos prefeitos eleitos estão sub judice e aguardam julgamento final do TSE sobre casos de inelegibilidade. Os outros três são: Barro, Tianguá e Santa Quitéria. Nessas cidades poderá haver novas eleições.
Fonte: Diário do Nordeste

CLÁSSICO-REI: Policial é ferido por estilhaços de bomba durante escolta de torcida

Um sargento do Comando Tático Motorizado (Cotam) da Polícia Militar ficou ferido por estilhaços de uma bomba artesanal durante uma escolta à uma torcida organizada do Fortaleza Esporte Clube, próximo ao terminal de ônibus do Antônio Bezerra, na tarde deste domingo (22), horas antes do clássico Fortaleza x Ceará, pelo Campeonato Cearense.
Segundo o comandante de policiamento da Capital, coronel Francisco Souto, os policiais militares realizavam a escolta dos torcedores quando foram surpreendidos com o arremesso de uma bomba artesanal conhecida popularmente como "cabeça de nego", que partiu de um torcedor não identificado.
O artefato bateu em um muro e os estilhaços que compõem a bomba atingiram o braço do sargento. O militar teve uma luxação no braço, foi atendido na hora e voltou a trabalhar, de acordo com o coronel Souto.
Pré-jogo foi tranquilo, avalia comandante
Para o comandante de policiamento da Capital, o momento de pré-jogo, quando os torcedores se deslocaram para a Arena Castelão horas antes da partida, foi tranquilo. Segundo ele, o maior incidente acometeu o sargento do Cotam, no bairro Antônio Bezerra.
Foram registradas confusões em alguns momentos do deslocamento dos torcedores, em pontos como a Avenida Silas Munguba, em frente à Universidade Estadual do Ceará (Uece), e os terminais de ônibus da Lagoa e do Antônio Bezerra.
Fonte: Diário do Nordeste

Jovem de 14 anos é morto a tiros após festa em praça no interior do CE

Um estudante de 14 anos foi morto a tiros no início da manhã deste domingo (22) em Tamboril, na Região do Sertão de Crateús, no Ceará. O crime aconteceu por volta de 5 horas, após uma festa em comemoração ao padroeiro da cidade, na praça do município. A polícia investiga o caso, mas ainda não há informação se foi execução, latrocínio ou se o adolescente foi atingido por engano.

O jovem, Wesley dos Santos Campos, estava na praça quando foi abordado por um homem. A vítima foi atingida por três disparos, sendo um no queixo e outros dois próximos ao pescoço.

Ele foi socorrido com vida, mas não resistiu e morreu no hospital de Tamboril.

Os pais do jovem foram ouvidos e disseram à polícia que Wesley era um estudante comum. Não há informação se o jovem sofreu ameaça recentemente.

A Polícia Militar informou que as primeiras informações apuradas na investigação são desencontradas. Populares repassaram que o autor dos disparos fugiu, mas não há precisão sobre o veículo usado.

Os policiais realizaram diligências e apuram a autoria e a motivação do crime. Esse foi o primeiro homicídio registrado na cidade neste ano.

Fonte: G1

Com golaço de Gabriel Pereira, Fortaleza vence Ceará na Arena Castelão

O Fortaleza saiu vaiado pela torcida na última rodada. Desta vez, cresceu contra o principal rival e com um golaço de Gabriel Pereira, no segundo tempo, venceu o primeiro Clássico-Rei de 2017. Neste domingo (22), o Leão do Pici venceu o Vovô por 1 a 0 e retomou a liderança do Campeonato Cearense. No fim, diferente dos últimos jogos, fez a alegria do torcedor na Arena Castelão.

Com o resultado, o Fortaleza é líder com sete pontos. Já o Ceará é oitavo, com apenas três. Na próxima rodada do estadual, o Fortaleza encara o Horizonte, no Domingão, no domingo (29), às 16 horas. No mesmo dia, o Ceará recebe o Guarany de Sobral, no Castelão, um pouco mais tarde, às 18h30.

RENDA E PÚBLICO

Fortaleza x Ceará
Público pagante: 21.955
Não-pagante: 1.357
Renda: R$ 390.135,00

Fonte: Diário do Nordeste

ACOPIARA: TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Neste domingo dia 22/01/2017, por volta das 16h00min, a Policia Militar, foi informada via COPOM que estaria ocorrendo uma confusão entre pai e filho no sitio Catingueira, zona rural de Acopiara/CE, de imediato a CP-10141 composta pelos policiais ST Melo, SGT Braga e SD A. Filho, se deslocaram até ao local e quando lá chegaram a vitima já tinha sido socorrida por populares e a viatura de Quixelô/CE já se encontrava também no local. Segundo informações um senhor de 78 anos, veio a desferir dois golpes com um machado em seu filho de 31 anos, agricultor, a vítima sofreu um corte profundo no lado direito da cabeça sendo socorrido em estado grave e transferido para Fortaleza/CE. O policiamento aprendeu a arma utilizada e quanto ao acusado o mesmo se evadiu do local tomando rumo ignorado, informo que o policiamento continua em diligencias no intuito de localizar e prender o acusado.

Fonte: 10º BPM de Iguatu

DEP.IRAPUAN PINHEIRO: ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VITIMA FATAL

Nesta sexta-feira dia 20/01/2017 por volta das 20:40 horas, a composição composta por PMs, foram acionados por populares dando conta que na CE 371, há uns dois quilômetros desta urbe rodovia que liga os municípios de Deputado Irapuan Pinheiro e Acopiara havia acontecido um acidente de trânsito com vitima fatal. Imediatamente a patrulha fez deslocamento até o local do sinistro e constatou a veracidade das informações, sendo a vitima conhecida por F. R. S. S.. A citada vitima se deslocava sentido a esta cidade de Deputado Irapuan Pinheiro e não percebendo uma cratera existente próximo a construção de uma ponte, ocasionada pela chuva o mesmo veio a cair dentro do referido buraco vindo a entrar em óbito no local. A composição solicitou de imediato o rabecão do Instituto Médico Legal (IML) juntamente com a Perícia Forense para os procedimentos cabíveis.

Fonte: 9º BPM de Quixadá

sábado, 21 de janeiro de 2017

Forças Armadas começam a reforçar segurança em Natal

Militares das Forças Armadas começaram nesta sexta-feira (20), a reforçar o policiamento na região metropolitana de Natal, que vive um clima de insegurança por causa do confronto entre facções criminosas que já dura uma semana na Penitenciária de Alcaçuz.
Dos 1.846 militares enviados ao Rio Grande do Norte para o reforço, 650 já vão para as ruas nesta sexta-feira e os demais começam a atuar até domingo (22).
De acordo com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, por enquanto, os militares não vão trabalhar na segurança dos presídios, como ficou acertado entre governadores e o presidente Michel Temer após a deflagração da crise prisional pelo país. Essa etapa só será colocada em prática depois que o estado retomar o controle da Penitenciária de Alcaçuz. “Os órgãos de inteligência precisam nos dar a garantia que não existe risco de acirrar os ânimos e isso resultar em confrontos. Reitero que as Forças Armadas não vão reprimir facções, remanejar presos. Vão fazer a vistoria, a limpeza das unidades prisionais.”
A vigilância da região de Alcaçuz será feita pela Polícia Militar, que, com a chegada das Forças Armadas, poderá se concentrar na segurança e controle do sistema carcerário. Além disso, segundo o ministro, o Rio Grande do Norte precisa se comprometer a impedir a entrada de armas, celulares e drogas nos presídios.
Perguntado sobre o momento da chegada do reforço no Rio Grande Norte, depois de uma semana de conflitos sangrentos em Alcaçuz, Jungmann disse que o pedido de ajuda federal só foi feito pelo governador Robinson Faria recentemente.
Ônibus podem voltar a circular neste sábado
Os militares também atuarão na segurança dos ônibus em Natal. O serviço de transporte coletivo está suspenso pelo segundo dia seguido por causa de ataques a veículos depois da transferência de 220 presos da facção Sindicato do Crime do RN de Alcaçuz para outra unidade prisional.
O governo estadual tentou negociar com Sindicato das Empresas de Transporte Urbano o retorno do serviço de ônibus ainda hoje, mas entidade decidiu que a retomada só será feita se houver garantias mínimas de segurança, como escolta de veículos.
Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

ACOPIARA TEVE CHUVA DE ATÉ 135 MM

A noite desta quinta-feira, 19 de janeiro, foi marcada em Acopiara por uma forte chuva com raios e trovões.

Ouvintes espalhados pelos quatro cantos do município de Acopiara entraram em contato com a central de jornalismo da rádio Carinhosa AM para informarem os milímetros de chuva caídos em suas localidades.

Em alguns locais açudes receberam uma boa recarga de água e um chegou a arrombar na localidade de Tatu.

Tatu - 135 mm
Bulandeira - 130 mm
Araras - 120 mm
Várzea Redonda e Socó - 100 mm
Curimatã, Jatobá, Araújo e Pedra do Encosto - 90 mm
São José dos Mandu - 88 mm
Panela dos Paulinos - 70 mm
Manoel Gonçalves - 66 mm
Umari - 65 mm
Santo Antônio e Logradouro dos Lizardos - 60 mm
Jati - 58 mm
Santa Luzia - 50 mm
Caixa - 44 mm
São José do Trussu - 32 mm
Extrema - 25 mm 

Na Sede de Acopiara, o pluviômetro da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia) marcou 38 mm, mas em outros dois pluviômetros espalhados pela cidade foram marcados 70 e 77 mm.

A felicidade voltou a reinar no município.   


Dois homens morrem após colidirem com poste em estrada do Ceará

Dois homens, identificados como Rafael Kenzo (de 29 anos) e Gideoni Pereira da Silva (de 36 anos), morreram na manhã desta sexta-feira (20) após sofrerem um acidente de carro em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.
Conforme apurado pelo Tribuna do Cerá, o acidente aconteceu no quilômetros 36, da rodovia CE 0-85, quando os amigos estavam indo para o município de São Gonçalo do Amarante, distante a 500 km de Fortaleza. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou que os dois moravam no bairro Jacarecanga, em Fortaleza, e trabalhavam no município do interior do estado.
Ainda de acordo com a PRE, um dos motivos que pode ter ocasionado o acidente foi a forte chuva que caía na região no momento. Com a pista molhada, o motorista pode ter perdido o controle do carro e colidido com um poste da rodovia. O veículo de modelo Honda Civic, tinha placa proveniente do município de São Vicente, em São Paulo.
Após o acidente, o passageiro faleceu na hora e o motorista chegou a ser socorrido pelo helicóptero do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com destino ao Instituto Doutor José Frota (IJF). No entanto, o piloto da aeronave foi informado que o heliponto do hospital estava interditado e, por isso, os socorristas foram obrigados descer na Praça da Bandeira, em Fortaleza, para reanimar a outra vítima, que veio a falecer pouco tempo depois.
De acordo com a assessoria de comunicação do IJF, o heliponto do hospital não estava interditado. Na verdade, as equipes médicas do Instituto não autorizaram o pouso devido ao mau tempo do momento. Ainda conforme o IJF, seria um risco grande efetuar o pouso devido a chuva e os fortes ventos no local.
Durante o resgate da vítima, a rodovia ficou completamente interditada. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento exato que o helicóptero do Samu resgata a vítima do acidente.
Fonte: Tribuna do Ceará

Cármen Lúcia vai a Porto Alegre para acompanhar velório de Zavascki

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, embarcou por volta das 14h para Porto Alegre, onde acompanhará os preparativos para o velório do ministro Teori Zavascki, que morreu ontem (19) em acidente de avião em Paraty (RJ). Ao chegar a capital gaúcha, a ministra deve visitar a família do ministro.
A pedido de família, o velório será amanhã (31) na sede do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, onde o ministro iniciou sua carreira na magistratura e não no Salão Branco da Corte. O horário não foi confirmado.
Colegas de Teori no Supremo e ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tribunal em que o ministro trabalhou antes de chegar ao STF, também devem comparecer ao velório.
Ontem (19), Cármen Lúcia disse que não estudou como ficará o andamento dos processos da Operação Lava Jato. Teori Zavascki era o responsável pela condução das investigações na Corte.
“Não estudei nada por enquanto. A minha dor é humana, como eu tenho certeza é a dor de todo brasileiro por perder um juiz como esse”, disse.
Cármen Lúcia recebeu a notícia da morte de Teori em Belo Horizonte e retornou no início noite a Brasília para acompanhar o caso. Aparentemente abatida, a ministra foi diretamente do aeroporto ao Supremo para falar com os jornalistas sobre a morte de Teori, a quem chamou de “um amigo super afetuoso, leal, digno”.
Fonte: Agência Brasil

Governo assina promoção de 37 procuradores do Estado

O governador Camilo Santana assinou, nesta sexta-feira (20), em evento no Palácio da Abolição, as promoções de 37 procuradores do Estado do Ceará. Seguindo critérios estabelecidos por comissão de exames da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), foi oficializado o reconhecimento do trabalho realizado pelos servidores do órgão.
Em seu pronunciamento na solenidade, Camilo Santana destacou o apoio fundamental da PGE para que o Estado exerça com efetividade e competência o bom planejamento para o Ceará. "Queria parabenizar cada um dos profissionais pelas promoções e reiterar nosso compromisso com a Procuradoria Geral do Estado. Eu sei do trabalho exercido com muito zelo pelos procuradores, não só com o Governo do Ceará, mas também na defesa do povo cearense. É bom saber que estamos em boas mãos", afirmou o governador.
Para o procurador-geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana, as promoções concedidas pelo Ceará a 37 procuradores proporciona um crescimento da classe, no sentido de reconhecer o status funcional do procurador estadual e concedê-lo a ascensão por qualidade e tempo de serviços prestados à sociedade.
"A Procuradoria tem um papel transversal enorme, pois está presente em diversos momentos do governo. No tema das concessões, nas relações com os servidores públicos, no caso das CEs somos nós que fazemos as apropriações, etc. A Procuradoria-Geral de Estado é um órgão de diálogo permanente com o Governo do Ceará e todas as suas secretarias. É, sem dúvida, para o procurador, incentivo e reconhecimento. Um momento de motivação para a classe. Estamos aqui ratificando o compromisso de mais e mais colaborar com a realização dos objetivos e dos fins do governo", disse Viana.
Os 37 procuradores promovidos se distribuem em ascensões da classe A para a classe Especial (maior degrau),  da classe B para classe A e da classe C para a classe B. As promoções foram definidas internamente na PGE, com comissões de exames de títulos e requisitos, levando em conta a avaliação dos serviços prestados e recursos apresentados - prós-graduações, quantidade de audiências, viagens, dentre outros pontos avaliados - por cada procurador ao Estado.
"Todas as classes foram contempladas. É importante frisar que, neste processo, temos muito a agradecer a sensibilidade do nosso procurador-geral, dos colegas de casa e, acima de tudo, o nosso governador Camilo Santana. Ele deu a importância devida aos procuradores. É importante ver um governador que entende a Procuradoria Geral como advocacia de Estado, forte e na defesa dos interesses da sociedade. Falo em nome de todos os colegas o nosso muito obrigado", agradeceu o procurador Leonardo Borges, ex-presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Ceará (Apece), que esteve presente no evento de promoção.
Fonte: Cnews

RÁDIO AINDA É UM GRANDE MEIO DE COMUNICAÇÃO

Quase 89% dos residentes em 13 regiões do Brasil em pesquisa feita ainda ouve rádio. Isso representa 52 milhões de ouvintes.
O levantamento foi feito pela Kantar Ibope Media e trouxe outros números embasbacantes: cada pessoa passa, em média, 5 horas por dia ouvindo rádio. A maioria dos pesquisados revelou acompanhar a programação em casa (52%), 15% no carro, 10% no trabalho e 6% em trajetos.


ACOPIARA: PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS

Viaturas do Ronda do Quarteirão ao fazerem diligências no bairro colchetes no início da tarde desta quinta-feira, 19 de janeiro, prenderam quatro homens suspeitos de tráfico de drogas, com as idades de 18, 19, 22 e 34 anos. Foram encontrados 20 papelotes de maconha, duas pedras de crack, três celulares, um tablet e mais de mil reais em dinheiro.

Os homens e o material apreendido foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para serem realizados os procedimentos cabíveis.

Fonte: 10º BPM de Iguatu 


Chove em mais de 100 municípios do CE, maior quantidade de 2017

Bica do Ipu
A cidade de Senador Sá, distante 283 quilômetros de Fortaleza e localizada no Noroeste Cearense, recebeu 94 milímetros de chuva nesta sexta-feira (20), o maior volume registrado entre os mais de 100 municípios do Ceará que registraram precipitações, número este o maior do ano.
A Bica do Ipu, um dos símbolos cearenses e que estava seca, voltou a jorrar água nesta sexta após as últimas chuvas registradas no município. Hoje, o município registrou 22,5 milímetros nas últimas 24 horas.
Até então, o dia 11 deste mês, havia registro de chuvas em 71 municípios. Especialmente e somente nesta sexta-feira, a quantidade é de, pelo menos, 101 municípios.
Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), além de Senador Sá, outras cidades receberam um grande volume de chuva. Destacam-se Pires Ferreira (83mm), Crateús (73mm), Morrinhos (63mm) e Martinópole (63mm).
Já havia chovido bem na região na última quinta (19) com destaque para Crateús que recebeu 75mm.
Fonte: Diário do Nordeste

Quanto ganha o presidente dos EUA? Os benefícios do cargo mais poderoso do mundo

Ao tomar posse como 45º presidente dos Estados Unidos, Donald Trump entra para um clube ainda mais seleto do que muitos imaginam.
O cargo traz para seu ocupante alguns benefícios invejáveis. Da proteção oferecida por um megaesquema de segurança até um pelotão de funcionários à disposição 24 horas por dia.
O salário também não é de se jogar fora. O mandatário dos EUA ganha mais de 3 vezes o salário de seu colega brasileiro...
Mas quais são os principais benefícios?

Uma fortaleza voadora

Para viagens curtas, o presidente dos EUA viaja de helicóptero. Distâncias mais longas são cobertas com estilo: a bordo do Air Force One, um Boeing 747-200B construído sob medida para uso do mandatário. Com área de uso de 371 metros quadrados, a aeronave conta com salas de reunião, aposentos de luxo e mesmo um hospital.
E pode ser reabastecido em pleno ar. Ironicamente, Trump se envolveu em uma polêmica no mês passado ao afirmar que cancelaria um contrato bilionário para a construção da nova versão da aeronave e que voaria sem seu próprio avião.
No entanto, autoridades de segurança dos EUA disseram que isso seria um risco para a segurança do presidente, já que o Air Force One tem defesas espetaculares que incluem proteção contra explosões nucleares e ataques com mísseis.

Limusine digna de 007

Quando se deslocar por terra, Trump estará a bordo de outra fortaleza móvel - a limusine presidencial. O carro não apenas é ultrablindado, contando com proteção contra ataques com armas biológicas, como pode se defender de agressões disparando granadas e gás lacrimogêneo.
Além disso, carrega um suprimento de emergência de sangue do mesmo tipo do presidente.

Horário flexível

Ninguém está querendo sugerir que a vida presidencial é fácil, mas o ocupante do cargo ao menos pode flexibilizar seu horário de trabalho. Ex-presidentes, como Ronald Reagan, ficaram famosos por "fazer suas horas" no exercício da função - Reagan (1980-88) tirava sonecas ao longo do dia, enquanto George W. Bush deixava o escritório para se exercitar por horas a fio.

Estafe extenso

Sempre que necessário, Trump poderá fazer uso de um batalhão de funcionários da Casa Branca que ficam 24 horas por dia à disposição dele e de sua família. Eles incluem mordomo, seis cozinheiros (um deles só para sobremesas), médico, personal trainer e até mesmo um florista.

Pensão vitalícia

Não que Trump realmente precise de dinheiro, mas quando deixar o cargo, seja daqui a quatro ou oito anos (caso seja reeleito), terá uma fonte extra de renda: as leis americanas garantem a ex-presidentes uma pensão vitalícia de US$ 191 mil anuais, além de custear as despesas de mudança e o salário de um corpo de funcionários, cobrindo ainda aluguel de um escritório e material.

Por falar em dinheiro...

O salário anual presidencial é de US$ 400 mil (cerca R$ 1,28 milhão, ou R$ 106 mil mensais), quantia superior à recebida pelos mandatários de várias nações, incluindo o Brasil (o salário mensal presidencial é de R$ 30,9 mil). Há ainda uma cobertura de despesas de US$ 50 mil, isenta de impostos. Trump prometeu abrir mão de seus vencimentos e receberá um salário simbólico de US$ 1.

Memória eternizada

Desde os anos 30, presidentes que deixam o cargo são homenageados com a construção de uma biblioteca em que os arquivos de seu mandato serão armazenados, incluindo documentos e minutas de reuniões. Humoristas americanos já aproveitaram a deixa para fazer piada com o fato de o presidente americano ser um ávido usuário de mídias sociais, o que teoricamente daria mais trabalho para fazer registros.

Mansão de respeito

Mesmo para um bilionário, a Casa Branca, a residência oficial do presidente americano, impressiona. Conta com 132 aposentos e 32 banheiros, além de um cinema privativo e dependências esportivas. É mobiliada e seu ocupante - com ajuda da primeira dama, claro - podem personalizar a decoração com empréstimos de obras de arte junto à National Gallery of Art.
Donald Trump e Barack Obama

Fonte: Uol Notícias

Ceará registra cinco casos suspeitos da 'doença da urina preta'

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) registrou cinco casos suspeitos de "mialgia aguda a esclarecer",  conhecida como "doença da urina preta", entre os dias 5 e 19 de janeiro. De acordo com a nota divulgada no início da noite desta quinta-feira (19) pela secretaria,  são dois pacientes do sexo masculino e três do sexo feminino. Destes, três são de Fortaleza, um é residente em Salvador (Bahia) e outro residente de São Paulo.
Ainda de acordo com a Sesa, os acometidos apresentaram os seguintes sinais e sintomas: dores musculares intensas de início súbito, acometendo principalmente a região cervical, membros inferiores e superiores, mudança na tonalidade da urina (variando entre vermelho escuro e castanho), elevações significativas nas dosagens da cretinofosfoquinase (CPK) e os níveis hepáticos (TGO e TGP). Não houve relato de febre, cefaleia, artralgia ("dor nas juntas") ou exantema (erupções cutâneas vermelhas).
A Secretaria disse que foi realizada uma coleta de amostras dos pacientes para diagnóstico laboratorial e diferencial (leptospirose, dengue e hepatite). As secretarias de saúde do Estado e do município de Fortaleza estão monitorando a ocorrência e a investigaram todos os casos com objetivo de esclarecer a etiologia de tal evento considerando o cenário epidemiológico e a similaridade com os casos notificados na Bahia.
Em 13 de janeiro, a Sesa divulgou a notificação de três casos suspeitos. Quatro pessoas da mesma família manifestaram sintomas da "doença" em Fortaleza. Entre elas, um idoso de 70 - anos que ainda está internado em um hospital particular - , as duas filha e mulher dele.

As duas filhas e a mulher apresentaram sintomas da doença "de maneira branda" e foram liberadas, segundo um dos médicos que acompanha os casos e não autorizou identificação.

Uma das filhas mora e trabalha em Salvador, e esteve em Fortaleza para passar o Natal com a família. Ela ficou internada por três dias no hospital, com um quadro mais brando, tomando soro, fazendo exames e foi liberada.
Fonte: G1

ACOPIARA: VOLTA ÀS AULAS

Prefeitura de Acopiara prepara o retorno das atividades nas escolas municipais.

Com aproximação do início das aulas, a Prefeitura de Acopiara por meio da secretaria de Educação vem trabalhando intensamente e deixando tudo pronto para receber os alunos nas escolas municipais.

Pelo calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Educação, as aulas terão início no dia 30 de janeiro em todas as unidades escolares, desde os centros de educação infantil até as escolas de ensino fundamental.

As matrículas na rede municipal também já foram iniciadas para os estudantes veteranos e novatos, portanto, pais e responsáveis devem procurar a unidade escolar mais próxima à sua casa e assim garantir a vaga do aluno.

Também entre os dias 24 e 27 de janeiro, será realizada a Jornada Pedagógica para profissionais da Educação, a qual será pautada uma formação para professores, coordenadores e diretores da rede municipal de ensino.

A abertura da Jornada acontece na próxima terça-feira, 24, às 7h30m no auditório do Centro Pastoral, com presença do prefeito Antônio Almeida e do secretário de Educação Robinho Almeida.´


Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Acopiara

Governador Camilo envia cumprimentos ao prefeito Antônio Almeida

O Governador Camilo Santana enviou ao prefeito de Acopiara Antônio Almeida ofício cumprimentando-o pela posse à frente da administração do município, ao mesmo tempo em que parabenizou o gestor pelo sucesso obtido nas urnas.

Camilo Santana ainda se colocou à disposição para a formação de uma parceria entre Governo Estadual x Município, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população, fato que alegrou muito o prefeito Antônio Almeida, por encontrar um canal aberto ao diálogo junto ao Governador e pelo avanço nas relações institucionais.


Bombeiros retiram todos os corpos do local do acidente que matou Teori

Foram resgatados os dois últimos corpos do acidente envolvendo o avião onde estava o ministro Teori Zavascki, em Paraty, Costa Verde do Rio de Janeiro. Trata-se do piloto do avião, Osmar Rodrigues, e de uma mulher que estava presa nas ferragens da aeronave.

Cinco pessoas morreram na queda do avião no mar nesta quinta-feira (19):

- Teori Zavascki, ministro do Supremo Tribunal Federal
- Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, empresário
- Osmar Rodrigues, piloto do avião
- Maira Lidiane Panas Helatczuk, massoterapeuta de Filgueiras
- Maria Ilda Panas, mãe de Maira

As identidades das duas mulheres foram confirmadas pelo Hotel Emiliano, o proprietário do avião, nesta sexta-feira (20).
Equipes já tinham recuperado os corpos de Teori, do empresário e de uma das mulheres. Eles chegaram no início desta madrugada ao instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis (RJ) para perícia. As duas últimas vítimas foram levadas para um centro de apoio montado em uma marina às margens da rodovia Rio-Santos. Depois, também serão encaminhadas ao IML.
Homens da Marinha, Aeronáutica e Bombeiros trabalharam nas buscas dos corpos. Os militares realizaram uma operação para estabilizar a aeronave, que tinha parte submersa.
Ainda nesta sexta, a operação deve fazer o içamento da aeronave. Não chove nesta manhã em Paraty, mas o tempo permanece nublado.
O acidente
O avião prefixo PR-SOM era um modelo Hawker Beechcraft King Air C90 e pertencia ao grupo Emiliano Empreendimentos. De pequeno porte, tinha capacidade para oito pessoas.

Segundo a Infraero, a aeronave decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty, e caiu próximo à Ilha Rasa, a 2 km de distância da cabeceira da pista do aeroporto da cidade fluminense. O acidente ocorreu por volta das 13h45.
Ainda não está totalmente claro o que ocorreu. Chovia bastante no momento do queda, segundo imagens de radar. O mau tempo é um fator que pode comprometer a aproximação do aeroporto de Paraty, em que as aterrissagens só podem acontecer em condição visual.
Testemunhas disseram que não houve explosão. Uma delas afirmou ter visto o avião voando baixo ao fazer uma curva e batendo uma das asas no mar.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a documentação da aeronave estava regular. O certificado era válido até abril de 2022, e inspeção da manutenção (anual) estava válida até abril de 2017.

O piloto Osmar Rodrigues, de 56 anos, era conhecido por ser "muito cuidadoso" e chegou a dar palestra para outros pilotos sobre como fazer a rota São Paulo-Paraty, segundo informações do Bom Dia Brasil.
Investigações

A apuração das razões técnicas que contribuíram para o acidente, como a influência do mau tempo, da aeronave e do piloto, ficam a cargo do Cenipa, que esteve no local da queda na quinta-feira. Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF) irão apurar se houve eventual intenção deliberada de derrubar o avião.

O MPF de Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, abriu inquérito a respeito. A responsável é a procuradora da República Cristina Nascimento de Melo.
Na PF, o inquérito está sob responsabilidade do delegado chefe da corporação em Angra, Adriano Antonio Soares. O policial aguarda a chegada em Angra de um grupo da PF de Brasília, especializado em acidentes aéreos.
Fonte: G1