Páginas

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

ACOPIARA: Curso de olericultura beneficia moradores do Sítio Cipó – distrito de Trussu

A Prefeitura de Acopiara promoveu através da parceria entre ACESSUAS com o SENAR e SinRural o curso de olericultura que beneficiou cerca de 18 moradores do distrito de Trussu.

Levado à comunidade por meio da secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social- STDS e associação de moradores local o curso ofertado visou a instrução do cultivo de hortaliças orgânicas como folhosas, raízes, hortaliças frutosas, entre outras variedades de vegetais.

Com participação do coordenador e técnicos do ACESSUAS, da secretária do STDS, Fábia Almeida, do secretário do meio Ambiente e presidente do SinRural, Chagas Neto e de técnicos da secretaria do Meio Ambiente, foi realizado o encerramento da capacitação na tarde da quarta, 29 de novembro.

Na solenidade de encerramento o técnico agropecuário do SENAR e instrutor da formação, Raimundo Andrade, agradeceu todo suporte dado pela Prefeitura para a realização da capacitação afirmando que sem este acompanhamento todo o trabalho proposto não teria o mesmo êxito.

Ainda de acordo com o técnico os participantes receberam tanto informações teóricas quanto práticas que culminou na criação de uma horta na comunidade.

“Trouxemos informações sobre como produzir melhor utilizando técnicas eficientes e ideais para o cultivo. Cada participante aprendeu a preparar os canteiros, a realizar adubação orgânica, fazer o plantio correto e técnicas de irrigação e assim, formamos uma mão de obra qualificada voltada ao fomento da agricultura familiar”, informou o instrutor.

Moradora da comunidade e beneficiária da qualificação em olericultura, Valdilene Teixeira, disse que foi muito bom ter tido a oportunidade de participar do curso.

“Como somos de uma comunidade carente, não temos muito acesso a estas inovações e tantas outras informações. A maioria aqui trabalha na roça e foi importante porque renovamos o nosso conhecimento e a comunidade se uniu. Agradecemos a Prefeitura e associação pela iniciativa e desde já solicitamos que tragam novas capacitações”, finalizou.

A secretária da STDS, Fábia Almeida agradeceu a confiança no trabalho e acompanhamento realizado pelo ACESSUAS: Essa é mais uma formação tem por objetivo melhorar a vida de vocês como tem melhorado a de muitas outras pessoas. Ao longo de todo ano, conseguimos certificar quase 200 participantes e é muito gratificante perceber o resultado destes cursos para a vida destes cidadãos, pois muitos puderam voltar ou ingressar novamente no mercado de trabalho, aqui o foco é qualificar vocês para que possam desenvolver um cultivo mais eficiente e que possa ser fonte de subsistência e de geração de renda”, disse a secretária.

A solenidade foi encerrada com um coquetel de confraternização oferecido pela STDS.















Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Acopiara