Páginas

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Forças Armadas começam a deixar a Rocinha nesta sexta, diz Jungmann

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, anunciou que o cerco das Forças Armadas na Rocinha começa a ser desfeito na sexta-feira (29). Ele afirmou que está satisfeito com a atuação e que o objetivo do Governo Federal era acabar com a guerra que levava terror aos moradores. Jungmann frisou que a operação não visava a prisão de bandidos, pois essa tarefa cabe à polícia.

“Neste momento, a Rocinha está estabilizada. Isso foi alcançado sem uma bala perdida, sem uma criança ser morta ou ferida e também qualquer um membro da comunidade. Então, neste momento, já não se faz necessária a presença desses quase 1 mil homens que lá se encontram. Nós temos muitas comunidades aonde atuar", afirmou o ministro em entrevista ao RJTV.

Além disso, Jungman esclareceu que, se houver necessidade, as tropas têm capacidade para chegar rapidamente a qualquer parte da cidade para dar apoio às forças de seguranças estaduais. "Nós temos, eu diria, um bom número de operações que já estão engatilhadas, estão planejadas, estão prontas. Nós vamos ter a capacidade de chegar a qualquer comunidade entre uma e duas horas porque estamos, a partir de então, com tropas de plantão, com efetivos de plantão, com a força de ação de resposta rápida para atender as demandas necessárias da segurança do Rio de Janeiro."

A Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) divulgou uma nota afirmando que "respeita e agradece a colaboração das Forças Armadas". O órgão também disse que a PM vai reforçar o policiamento com as unidades especiais, o batalhão local e a Unidade de Polícia Pacificadora da Rocinha.

Fonte: Notícias ao Minuto