quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Camilo oferece secretaria de Segurança a Capitão Wagner para PR apoiar Zezinho na Assembleia Legislativa

O impossível está virando real nas eleições para presidente da Assembleia do Ceará. Depois de uma tentativa de reaproximação dos Ferreira Gomes com Eunício, que não vingou, agora entrou em cena uma proposta inesperada e inusitada: o governador Camilo Santana ofereceu ao Capitão Wagner a secretaria de Segurança Pública em troca do apoio do PR - ele e a deputada Fernanda Pessoa - à candidatura de Zezinho Albuquerque.
Capitão Wagner tripudiou indagando se Ciro Gomes concordava com o chefe da milícia ter esse privilégio. Camilo mandou dizer que o cargo era de Wagner abalizado por ele e pelos irmãos Cid e Ciro Gomes. 
A resposta de Capitão Vagner não demorou para ser dada a Camilo. Mesmo não tendo resistências pessoais a Zezinho, votará no candidato de oposição aos Ferreira Gomes, o 1º Secretario Sérgio Aguiar. E rejeitou a oferta sem querer qualquer conversa.
Fonte: Ceará News 7

'O maior interessado na verdade sou eu', diz Lula a Moro

Durou 9 minutos e 44 segundos o primeiro "encontro" entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações da Operação Lava Jato. O petista foi arrolado como testemunha de defesa do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e prestou depoimento por meio de videoconferência, de São Bernardo do Campo (SP).

"Sr ex-presidente, como eu lhe adiantei, Vossa Excelência foi arrolada como testemunha. Na condição de testemunha, Vossa Excelência tem um compromisso com a Justiça em dizer a verdade e responder as questões que lhe foram feitas. Perfeito?", afirmou Moro.
"Olha, eu fui, inclusive, comunicado pelos meus advogados que não seria necessário responder, mas eu quero dizer que eu faço questão de responder. O maior interessado na verdade sou eu", disse Lula.
"A Justiça agradece, sr ex-presidente", retornou o juiz da Lava Jato. "Vou advertir Vossa Excelência apenas pelo que diz o Código de Processo Penal, que se Vossa Excelência faltar com a verdade, Vossa Excelência fica sujeita a um processo criminal, certo?"
"Certo", afirmou Lula.
"Como existe e é sabido que existe uma ação proposta contra Vossa Excelência pelo Ministério Público Federal, se houver alguma indagação que Vossa Excelência entenda que a resposta lhe prejudica de alguma forma, fica esclarecido que Vossa Excelência tem o direito ao silêncio em relação a elas", observou Moro.
Lula depôs em ação penal em que Eduardo Cunha é réu por corrupção e lavagem de dinheiro. O petista também é réu em processo na 13ª Vara Federal, de Curitiba, sob tutela do juiz Moro, mas em outro processo.
A defesa de Eduardo Cunha quis saber de Lula detalhes sobre a nomeação dos engenheiros Nestor Cerveró e Jorge Zelada para a diretoria da Petrobras.
Lula disse desconhecer a suposta participação do ex-presidente da Câmara na nomeação do engenheiro Jorge Zelada para a diretoria Internacional da Petrobras e na compra do campo de petróleo de Benin, na África.
O Ministério Público Federal perguntou a Lula sobre os partidos que tinham participação na indicação de cargos na Petrobras.
"Veja, todos os partidos que compuseram a base do governo. Eu já expliquei mais que uma vez que quando um partido compõe uma aliança política para governar, todos os partidos que compõem podem reivindicar ministério e cargo. Esses partidos, então, fazem parte do governo. Era assim que era montado antes, durante e depois. E é assim que é montado agora", relatou Lula.
Fonte: Estadão Conteúdo.

Torcida do Atlético Nacional canta em homenagem à Chape

A torcida do Atlético Nacional, que receberia a Chapecoense na Colômbia para o primeiro jogo da final da Sul-Americana, se reúne no estádio onde a partida seria jogada na noite desta quarta-feira (30), em Medellín, para uma grande homenagem ao clube brasileiro, que perdeu jogadores, membros da comissão técnica e dirigentes no acidente aéreo ocorrido na madrugada de terça (29).

Um vídeo publicado no Twitter mostra o cântico dos torcedores. “Que nos escutem em todo o continente, sempre recordaremos, campeã Chapecoense”.
O estádio que seria o palco da partida teve que fechar os portões por não suportar o elevado número de pessoas que foram ao local homenagear a Chapecoense.
Fonte: Notícias ao Minuto

CHARGE: Campeão da Sul-Americana 2015 ‘entrega’ taça à Chapecoense

O Independiente Santa Fé, campeão da edição 2015 da Copa Sul-Americana, fez uma bela homenagem à Chapecoense nesta quarta-feira (30). O clube colombiano postou uma charge em seu perfil no Twitter, que mostra o mascote do time entregando a taça de campeão nas mãos de Kempes, um dos atletas que morreram no trágico acidente aéreo.

A Chapecoense enfrentaria o Atlético Nacional, também da Colômbia, na noite desta quarta-feira (30). A partida seria a primeira da decisão da Sul-Americana 2016. Vale ressaltar que o adversário da Chape já solicitou a Conmbebol que declare o clube catarinense campeão.


Wesley Safadão aposta em duas músicas como hits do verão de 2017

O forrozeiro Wesley Safadão está apostando em dois hits para o verão de 2017. O primeiro, do DVD “WS em Casa“, é a música ” Solteiro de Novo” gravada com Ronaldinho Gaúcho. O segundo, por sua vez, e a canção “Devagar, devagarinho”. O cantor revelou a informação durante entrevista coletiva na gravação do DVD dos irmãos Pipo e Rafa Marques, em Salvador.
“É difícil dizer uma música. A que for [canção] vai indo. Que cada artista possa emplacar uma música. O verão é grande e tem espaço para todos”, declarou o cantor.
Wesley também destacou que está conciliando ao máximo o trabalho e convites de participações com a presença em casa ao lado da família. “A gente montar uma logística. Está dando pra conciliar. Eu quero mais uns cinco filhos se Deus quiser”, brincou.

Sobre o novo DVD, Wesley conta que o repertório está sendo preparado com maior carinho. “A definição do palco já está toda definida e questão de tempo realizar mais esse sonho. Uma correria. A semana toda trabalhando.

Sobre o local do DVD, o artista afirma que antes de Miami foram pensadas outras cidades, até mesmo do Brasil, como Angra dos Reis no Rio de Janeiro. “A questão de Miami foi questão de reunião mesmo de núcleo. Nos tínhamos outras opções, como Angra. A gente sabia que ia ter problemas com logística e hotel, mas deu certo”.

Fonte: Diário do Nordeste

Papa Francisco pede orações por vítimas de acidente da Chapecoense

Em pronunciamento nesta quarta-feira (30), o papa Francisco pediu orações às vítimas do acidente aéreo sofrido pelo time da Chapecoense na madrugada de terça (29), na Colômbia. Ao todo morreram 71 pessoas, entre jogadores, membros da comissão técnica, jornalistas e integrantes da tripulação.
 
"Eu também gostaria de recordar hoje a dor do povo brasileiro pela tragédia do time de futebol e rezar pelos jogadores mortos, pelas suas famílias", disse o papa, improvisando em português, no Vaticano. 
 
Francisco lembrou de tragédia semelhante, ocorrida na Itália, em 1949. Na época, um avião acertou a Basílica de Superga matando todas as 31 pessoas à bordo. "Na Itália, sabemos bem o que isso significa, pois lembramos o acidente aéreo de Superga, em 1949. São tragédias duras. Rezemos por eles."
 
Antes da manifestação pública, papa Francisco já havia enviado um telegrama às autoridades eclesiásticas da Colômbia para declarar seus pêsames.

Fonte: Estadão Conteúdo

Áudio revela piloto do avião da Chapecoense insistindo para pousar

Um áudio divulgado pela Blu Radio, da Colômbia, nesta quarta-feira (30), revela pedidos insistentes do piloto do avião que transportava a delegação da Chapecoense para pousar. Esta seria a última conversa que ele teve com a torre de controle do aeroporto José Maria Córdova, em Medellín.
 
A gravação, que tem 11 minutos, mostra Miguel Quiroga, que pilotava o Avro RJ85, explicando o problema de combustível no avião e solicitando pouso, momentos antes do acidente que provocou a morte de 71 pessoas na madrugada da última terça-feira (29).
 
Segundo a controladora informa ao piloto, o avião da Chapecoense estava a 8 milhas do aeroporto – ou seja, a cerca de 13 quilômetros do local de pouso. A torre de controle repassa informações sobre as condições climáticas para liberação do pouso.
 
Aos 10 minutos de gravação, Miguel Quiroga registra falha elétrica total e que está sem combustível. Confira transcrição de parte da conversa:
 
- Piloto: "Señorita Lamia 933 está en falla total, falla eléctrica total, sin combustible".
 
- Torre de controle: "Pista libre y esperando lluvia sobre la superficie Lamia 933, bomberos alertados".
 
- Piloto: "Vectores señorita, vectores a la pista".
 
- Torre de controle: "La señal radar se perdió, no lo tengo, notifique rumbo ahora".
 
- Piloto 933: "Estamos con rumbo 3-6-0, con rumbo 3-6-0".
 
- Torre de controle: "Vire por la izquierda 0-1-0 proceder al localizador del borde Ríonegro una milla delante del Bora (…) le confirmo por la izquierda con rumbo 3-5-0".
 
- Piloto 933: "A la izquierda 3-5-0 señorita".
 
- Torre de controle: "Sí correcto, usted está a una milla del borde Ríonegro".
 
- Torre de controle: "No lo tengo con la altitud Lamia 933".
 
- Piloto: "9 mil pies señorita".
 
- Piloto: "Vectores, vectores".
 
- Torre de controle: "Usted está a 8.2 millas de la pista".
 
- Torre de controle: "¿Que altitud tiene ahora?"
 
- Torre de controle: "¿Lamia 933 posición?"

Fonte: Diário do Nordeste 

ACOPIARA: MÓVEIS DA CÂMARA MUNICIPAL SÃO ARRASTADOS EM VIA PÚBLICA

Um verdadeiro absurdo o que foi visto e verificado em plena luz do dia enfrente à Câmara Municipal de Vereadores de Acopiara, localizada na avenida Paulino Félix.

Pessoas que não se sabe se são funcionários da Câmara Municipal, simplesmente arrastam cadeiras pertencentes à aquele poder legislativo em plena avenida.

Mostrando desrespeito ao patrimônio público.

Alô presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Acopiara, que dizem que quer se reeleger, Vereador Jurdan Teixeira, isso vai ficar por isso mesmo???

Quem são essas pessoas que arrastam o patrimônio público municipal pelo asfalto, mostrando desrespeito???

Absurdo!!!

O vídeo está sendo compartilhado nas  redes sociais!!!

Vergonha... Esse é o "Meu Xodó?"






ACOPIARA: FOTOS MOSTRAM COMO SE ENCONTRAM OS TRABALHOS DE CONSTRUÇÃO DAS CASAS POPULARES DO SÍTIO BOM NOME

A liderança comunitária Nicanor de Lima nos enviou fotos para mostrar como estão os trabalhos de construção das casas populares da localidade de Bom Nome.

As casas fazem parte do PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural e serão construídas 35 residências, sendo 15 na Vila Caixa, 12 no Bom Nome, 05 no Bom Lugar e 03 no Sítio Vaca.

Cada casa terá 54 m² de área construída com alpendre, uma sala, dois quartos, uma cozinha com azulejo, um banheiro todo no azulejo e uma área de serviço, toda na cerâmica.

O financiamento das casas é através da Caixa Econômica Federal e intermediado pelo Banco Paju que fez os cadastros e a pesquisa ampla dos contemplados.







Confronto entre bandidos e Polícia termina com três mortos na cidade de Sobral

Uma operação  conjunta das polícias Civil e Militar, realizada no começo da noite de ontem (29), terminou com três pessoas mortas a tiros. O conflito ocorreu na periferia da cidade de Sobral, na Região Norte do Estado (a 224Km de Fortaleza). Segundo as autoridades, os homens mortos eram bandidos suspeitos de envolvimento na morte de um PM, crime ocorrido há duas semanas.
O tiroteio envolvendo policiais civis, PMs e os criminosos aconteceu nas ruas do bairro Alto Novo. Conforme o comandante do 3º BPM, tenente-coronel PM Francisco de Assis Azevedo, os policiais estavam à procura dos bandidos que haviam assassinado o sargento PM George Sousa e Silva, no último dia 15.
O militar estava trabalhando na Guarda da Casa do Albergado de Sobral, uma unidade do Sistema Penitenciário do Estado que realiza o pernoite dos detentos que cumprem regime semi-aberto. Um conflito entre alguns dos presos e os militares foi o bastante para que a morte do sargento fosse planejada. Baleado ao menos três vezes, ele morreu horas depois no hospital da cidade.
Tiroteio
Na noite de ontem, finalmente, as autoridades descobriram onde os assassinos estariam escondidos e iniciaram uma operação para prendê-los. No entanto, os agentes foram recebidos a tiros. “Houve revide e, infelizmente, três morreram. Nosso objetivo era prendê-los”, reafirmou o tenente-coronel Assis Azevedo.
Os nomes dos três homens mortos no tiroteio com a Polícia não foram, ainda, confirmados pelas autoridades. Sabe-se apenas que um deles Kelson Batista dos Santos e outro conhecido por Derson. O terceiro não teve o nome ou apelido revelado. Os corpos foram encaminhados ainda na noite de ontem ao Núcleo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), em Sobral.
Duas armas de fogo – um revólver e uma pistola – foram encontradas em poder dos suspeitos e acabaram recolhidas pelos peritos para exames. Os policiais que se envolveram no tiroteio prestaram declarações na Delegacia Regional de Polícia Civil de Sobral e foram liberados em seguida, retornando ao policiamento ostensivo da cidade.
Fonte: Ceará News 7

Aborto até 3º mês não é crime, decide Turma do STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (29) descriminalizar o aborto no primeiro trimestre da gravidez. Seguindo voto do ministro Luís Roberto Barroso, o colegiado entendeu que são inconstitucionais os artigos do Código Penal que criminalizam o aborto. O entendimento, no entanto, vale apenas para um caso concreto julgado pelo grupo nesta terça-feira (29).
A decisão da Turma foi tomada com base no voto do ministro Luís Roberto Barroso. Para o ministro, a criminalização do aborto nos três primeiros meses da gestação viola os direitos sexuais e reprodutivos da mulher, o direito à autonomia de fazer suas escolhas e o direito à integridade física e psíquica.
No voto, Barroso também ressaltou que a criminalização do aborto não é aplicada em países democráticos e desenvolvidos, como os Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido e Holanda, entre outros.
“Em verdade, a criminalização confere uma proteção deficiente aos direitos sexuais e reprodutivos, à autonomia, à integridade psíquica e física, e à saúde da mulher, com reflexos sobre a igualdade de gênero e impacto desproporcional sobre as mulheres mais pobres. Além disso, criminalizar a mulher que deseja abortar gera custos sociais e para o sistema de saúde, que decorrem da necessidade de a mulher se submeter a procedimentos inseguros, com aumento da morbidade e da letalidade”, decidiu Barroso.
Apesar de admitir a descriminalização do aborto nos três primeiros meses, Barroso entendeu que a criminalização do procedimento pode ser aplicada a partir dos meses seguintes.
“A interrupção voluntária da gestação não deve ser criminalizada, pelo menos, durante o primeiro trimestre da gestação. Durante esse período, o córtex cerebral – que permite que o feto desenvolva sentimentos e racionalidade – ainda não foi formado, nem há qualquer potencialidade de vida fora do útero materno. Por tudo isso, é preciso conferir interpretação conforme a Constituição aos Artigos 124 e 126 do Código Penal, para excluir do seu âmbito de incidência a interrupção voluntária da gestação efetivada no primeiro trimestre”, disse Barroso.
Prisões
O caso julgado pelo colegiado tratava da revogação de prisão de cinco pessoas detidas em uma operação da polícia do Rio de Janeiro em uma clínica clandestina, entre elas médicos e outros funcionários. Os cinco ministros da Primeira Turma votaram pela manutenção da liberdade dos envolvidos. Rosa Weber, Edson Fachin acompanharam o voto de Barroso. No entanto, Marco Aurélio e Luiz Fux não votaram sobre a questão do aborto e deliberaram apenas sobre a legalidade da prisão.
Fonte:Agência Brasil 

Lei eleva rodeio e vaquejada à condição de patrimônio cultural do Brasil

O presidente Michel Temer sancionou a Lei 13.364/2016, que eleva o rodeio e a vaquejada - e suas respectivas expressões artístico-culturais - à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial. 
De acordo com o texto, consideram-se patrimônio cultural imaterial do Brasil o rodeio, a vaquejada e expressões decorrentes, como: "montarias; provas de laço; apartação; bulldog; provas de rédeas; provas dos Três Tambores, Team Penning e Work Penning; paleteadas; e outras provas típicas, tais como Queima do Alho e concurso do berrante, bem como apresentações folclóricas e de músicas de raiz". A nova lei está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 30.
Fonte: Diário do Nordeste

Operação realiza prisão dos acusados do assalto que resultou na morte do vigilante em Quixadá

Desde o assalto a agência dos Correios  realizado no final da manhã desta terça-feira (30), que resultou na morte do vigilante Francisco Edílson do Nascimento, 50 anos, 
a Policia Militar montou uma operação a fim de capturar os autores do crime, que abandonaram a moto usada na ação, uma BX TWISTER Preta, de Mossoró-RN, nas proximidades do posto PRE. Onde a dupla se embrenhou no mato. 
A caçada envolveu  a Polícia Militar da Região além do Cotar e Ciopaer, tendo fim na manhã desta quarta-feira (30), quando os dois  acusados foram capturados.
Segundo informações de comunicadores da região, publicada no aplicativo whatsapp.

Na operação também foi recuperada a arma do vigilante, e aprendido as armas usada pela dupla, além de  recuperar um valor em especia e vários celulares, que seria dos clientes.
A Secretária de Segurança ainda não se pronunciou. 

Fonte: Portal de Noticia CE

Vigilante é morto a tiros em assalto aos Correios em Quixadá


O funcionário de uma empresa de segurança privada ainda chegou a ser socorrido mas não resistiu aos ferimentos

Um vigilante de uma empresa particular de segurança foi morto durante um assalto a agência dos Correios de Quixadá, distante cerca de 158Km da Capital. Ele trabalhava no local. De acordo com a Polícia, o caso aconteceu no final da manhã desta terça-feira (29). Dois homens armados chegaram na agência e anunciaram o assalto. Francisco Edilson do Nascimento, 50, foi atingido com um tiro na cabeça. O vigilante ainda chegou a ser socorrido mas não resistiu aos ferimentos.

A agência realizava atendimentos quando os bandidos invadiram o local e renderam clientes e funcionários. Edilson levou um tiro na cabeça. A empresa para a qual o vigilante trabalhava não informou se ele teria reagido. Após ter sido ferida, a vítima teve a arma e o colete a prova de balas levados pelos criminosos, que fugiram em uma moto.

Equipes da Polícia Civil,  patrulhas do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) de Quixadá foram acionadas minutos depois e iniciaram as buscas. O trabalho segue neste momento pela zona rural da cidade. A moto usada pelos bandidos foi encontrada abandonada em um matagal no distrito de Juatama.

A assessoria de comunicação da Superintendência dos Correios informou que o “prejuízo está em apuração” e que ainda não é possível informar se foi levada alguma coisa durante a ação. A empresa de vigilância para qual Edilson trabalhava informou que enviou dois representantes para Quixadá para prestar auxílio a família e colaborar com as investigações.

Fonte: Diário do Nordeste

Prazo para pagar 13º termina nesta 4ª; maioria pretende pagar dívidas

Termina nesta quarta-feira (30) o prazo para que as empresas paguem aos seus funcionários o adiantamento da primeira parcela do 13º salário. Já a segunda parte do benefício deve ser paga até o dia 20 de dezembro. Em ano de crise e com a maioria dos consumidores pretendendo usar o valor para pagar dívidas, os especialistas recomendam cautela.
O educador financeiro Reinaldo Domingos, da DSOP, diz que é preciso prestar atenção para não esperar que o 13º vá solucionar uma situação de desequilíbrio financeiro. “Usar o 13º salário para isso (quitar dívidas ou amenizá-las) é combater apenas os efeitos do endividamento, e não a causa”, afirma.
Pesquisas apontam que, em 2016, a maioria dos consumidores pretende utilizar o 13º para pagar dívidas. Segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), 81% das pessoas que receberão o benefício têm o objetivo de usá-lo para esse fim – um aumento de 9,46% em relação ao ano passado. Já a Boa Vista SCPC aponta que 56% dos consumidores pretendem usar o 13º para quitar dívidas pendentes.
Domingos alerta que aguardar o 13º para quitar dívidas atrasadas pode mascarar a verdadeira razão do orçamento familiar apertado. “O pagamento das dívidas contraídas precisa ser feito com o próprio salário, e se houver dificuldades é necessária uma redução de gastos”, diz.
Já a especialista em educação financeira Márcia Tolotti, da GC-5 Soluções Corporativas, afirma que o 13º pode ser uma oportunidade para quem precisa “sair do sufoco e pagar contas atrasadas”.
Ela recomenda ainda a reserva de uma parte do valor para “antecipar o pagamento de contas como IPVA e IPTU para garantir descontos”. A Boa Vista SCPC aponta que 56% dos consumidores vão reservar o 13º para as contas de início de ano.
Minoria dos consumidores pretende guardar o 13º
Os especialistas afirmam que, para quem não tem o costume de poupar dinheiro, mesmo que em menor quantidade, o 13º pode ser uma oportunidade para “dar o 1º passo”. “10% do seu dinheiro extra já é uma ótima forma de começar sua poupança”, recomenda Márcia Tolotti.

“Para quem já tem perfil investidor, o 13º é uma ótima oportunidade para incrementar o investimento”, complementa Domingos. “50% pode ser destinado para alguma aplicação que já possua e os outros 50% pode servir para planejar um salto em direção à sua independência financeira, investindo, por exemplo, em previdência privada.”
Quem tem direito
Têm direito ao 13º salário todos os trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada, urbano ou rural, avulso e doméstico, além dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Os trabalhadores que possuem menos de um ano na empresa também têm direito ao 13º salário. Nesse caso, o pagamento será proporcional aos meses em que tenham trabalhado por mais de 15 dias.
Os trabalhadores domésticos também devem receber o 13º. Na segunda parcela, no pagamento dos outros 50% do salário, são acrescidas as médias das horas extras trabalhadas.
Fonte: G1

Piloto da Chapecoense relatou falta de combustível, diz tripulante da Avianca

Um tripulante da companhia Avianca que estava em uma rota próxima ao voo da Chapecoense afirmou ter ouvido o diálogo entre o piloto da aeronave da LaMia e a torre de controle do aeroporto colombiano de Rionegro, perto de Medellín, segundo os jornais "El Espectador" e "El Heraldo". 

O tripulante da Avianca relatou que, enquanto uma aeronave da Viva Colômbia estava pousando, de repente chegou o piloto do voo da Lamia e disse: "solicitamos prioridade para aterrissar, temos problemas de combustível. Mas, nesse momento, ele não se declarou em emergência”.
Na sequência, segundo o tripulante da Avianca, a controladora de voos do Aeroporto de Rionegro afirmou ao piloto da LaMia: "temos um problema, um avião está aterrissando em emergência".
Ainda de acordo com o tripulante da Avianca, a controladora de Rionegro pediu à tripulação do voo da Avianca 9256 que virasse à esquerda, quando o piloto de LaMia passou por eles a toda.
"Quando ele [piloto da LaMia] iniciou a descida, declarou-se em emergência. Começou a dizer que tinha falha elétrica total e pediu vetores [rota mais rápida para aterrissar] para proceder [a descida]. Ajuda, vetores para alcançar a pista, repetiu", disse o tripulante da Avianca.
Segundo a Viva Colômbia, o voo FC8170 apresentou "uma indicação na cabine" que levou o comandante a interromper o trajeto original. A empresa disse, em comunicado, que não chegou a declarar emergência.
O avião pousou à 0h51 em Medellín. Quatro minutos depois, o avião da Lamia com a delegação da Chapecoense desapareceu dos radares do Flight Radar 24, um serviço de monitoramento de voos, quando estava a 33 km do aeroporto.
Mortes
O avião, um Avro RJ-85 da companhia de voos fretados LaMia, levava o time da Chapecoense, jornalistas e convidados para Medellín, onde a equipe jogaria nesta quarta-feira (30) contra o Atlético Nacional, pela partida de ida da final da Copa Sul-Americana.


A aeronave levava 77 pessoas, sendo 68 passageiros e nove tripulantes. No acidente, morreram 71. Seis foram resgatados com vida: os jogadores Alan Ruschel, Jackson Follmann e Neto, o jornalista Rafael Henzel, a comissária de voo Ximena Suarez e o técnico da aeronave Erwin Tumiri.

Fonte: G1

ACOPIARA: NATAL DAS CRIANÇAS DE SANTO ANTÔNIO

Aconteceu no último dia 25/11 uma festa para as crianças do Distrito de Santo Antônio. Foi uma iniciativa do Vereador Will Almeida juntamente com a Professora Leila e o Professor Dário Felipe que em parceria com a comunidade fizeram o Natal das Crianças! Gratidão às amigas Professoras e empresários locais que contribuíram muito para a realização do evento. Na festa teve a participação do palhaço Jardilene de Iguatu, brinquedos pula-pula e piscina de bolinhas de graça, lanche suculento, brinquedos para toda criançada levar para casa, brincadeiras, sorteios, sacolinhas com doces. A festa foi feita também para a família que acompanhava seu filho. Foi um momento de muito amor e carinho. Será Inesquecível para os mais de 165 pequenos que se fizeram presentes.





terça-feira, 29 de novembro de 2016

Palmeiras quer usar camisa da Chapecoense na rodada final do Brasileiro

O Palmeiras solicitou à CBF uma autorização para usar a camisa da Chapecoense na última rodada do Campeonato Brasileiro, que acontece no dia 11 de dezembro. O time paulista, que conquistou o título da competição no último domingo (27), enfrentará o Vitória, em Salvador.

De acordo com o Globoesporte.com, a ideia de homenagear o clube catarinense, que perdeu jogadores, comissão técnica e dirigentes em um desastre aéreo nesta terça-feira (29), partiu da torcida palmeirense. A diretoria abraçou a causa.
A empresa que patrocina o Palmeiras já autorizou o Verdão a prestar a homenagem. A Adidas, que fornece o material esportivo do campeão brasileiro, também será consultada.
Fonte: Notícias ao Minuto

Polícia diz que 72 corpos já foram resgatados de destroços

A polícia do departamento de Antioquia, na Colômbia, informou que 72 corpos já foram retirados dos destroços da aeronave que levava a delegação da Chapecoense para a Colômbia. 

O Departamento de Aviação Civil da Colômbia divulgou uma nota com o balanço da operação, dizendo que 70% dos corpos estavam na fuselagem e 30% se encontravam espalhados pelo terreno, onde estavam os seis sobreviventes.

Fonte: Notícias ao Minuto

Voo da Chapecoense tinha 22 profissionais de imprensa, incluindo Mario Sérgio (ex-técnico do Ceará)

O voo que caiu nesta terça-feira nas proximidades de Medellín levava, de acordo com a Chapecoense, 72 passageiros, além de nove tripulantes. Desses, 22 eram profissionais de imprensa. O único sobrevivente seria o jornalista Rafael Henzel, da Rádio Oeste Capital, que foi levado ao Hospital San Juan de Dios.

A Fox, que transmitia a Copa Sul-Americana, levava seis profissionais: o comentarista Mario Sérgio Ponte de Paiva, ex-jogador da seleção brasileira e ex-treinador do Ceará (2010), Victorino Chermont, Rodrigo Santana Gonçalves, Davair Paschoalon (Deva Pascovicci) e Lilacio Pereira Júnior, Paulo Clement.
Da Globo, estavam no voo Guilherme Marques, Ari de Araújo Junior e Guilherme Lars, além de Laion Machado Espíndola, do GloboEsporte.com. Do Grupo RBS, de Santa Catarina, os jornalistas Djalma Araújo Neto e André Luis Goulart Podiacki. 
Além disso, havia oito radialistas: Rafael Valmorbida, Renan Carlos Agnolin, Fernando Schardong, Edson Luiz Ebelliny, Gelson Galliotto, Douglas Dorneles, Jacir Biavitti e Ivan Carlos Agnoletto.
Fonte: Diário do Nordeste

Sobrevivente, goleiro da Chapecoense precisou ter a perna amputada

Goleiro reserva da Chapecoense e um dos três jogadores que sobreviveram à queda do avião que levava a equipe a Medellín, Jackson Follmann precisou ter a perna amputada no hospital para o qual foi levado após o acidente. A informação é da SporTV.

Mais cedo, o pai do jogador, Paulo Follmann, disse ao G1 não saber exatamente em que estado de saúde se encontrava o filho. "Em um acidente de avião, você sabe que a chance de sobrevivência é praticamente zero. Então, ele estar entre os sobreviventes é um milagre de Deus. A gente só está numa agonia para saber o estado de saúde dele, não sabe nada por enquanto. Se sabe que ele está no hospital."
"A gente acordou com uma ligação da noiva dele, que tinha acontecido esse acidente. Na hora meu marido entrou em choque, ficou apavorado. Eu também. A gente fica sem chão, mas coração de mãe nunca se engana. Meu coração dizia que Deus estava protegendo ele, que ele estava bem", completou a mãe do atleta, Marisa.
Fonte: Notícias ao Minuto