quinta-feira, 31 de março de 2016

ACOPIARA: VEJAM O DILEMA E O ESQUECIMENTO QUE A COMUNIDADE DA VILA MACÊDO VIVE

Observem duas matérias destacadas em blogs do município de Acopiara!!!

A primeira do blog Acopiara Alerta que mostra a comunidade da Vila Macêdo em Trussu reivindicando o calçamento que não foi terminado pela atual administração. Vejam matéria




Agora observem uma postagem do blog do vereador Lindomar Rodrigues datada do mês de março de 2015, onde o prefeito havia se comprometido a realizar a obra:



 

Compromisso não cumprido!!! Aliás, mais um não cumprido!! 

Justiça afasta secretários e procurador-geral de Santana do Cariri

O juiz da comarca de Santana do Cariri, Christiano Silva S. de Assunção, determinou, no dia 15, o afastamento do procurador-geral do município, da secretária de Saúde e do secretário de Finanças, além de vários servidores públicos e empresas, por fraudes em licitações. A decisão atende a duas ações civis públicas ajuizadas pelo promotor de Justiça Daniel Ferreira de Lira, em virtude de supostas fraudes em licitações para a aquisição de ambulâncias e de serviços de pavimentação naquele município. Segundo as ações, o dano ao Erário é estimado em mais de R$ 180 mil.
Liminarmente, o magistrado ordenou o afastamento cautelar de todos os membros da Comissão de Licitação, dos secretários Solange Cidade Nuvens (de Saúde); José Gomes do Vale (de Finanças) e do procurador-geral do Município, João Nuvens de Sousa, além de ter sido determinada a indisponibilidade dos bens, quebra do sigilo bancário e fiscal de todos os envolvidos.
Também foram afastados dos cargos os servidores Anderson Cândido Neves, Hugo Carlos Pereira, Vanderléia Moreira de Lima. Além disso, o juiz proibiu, a pedido do Ministério Público, a prefeita Danieli de Abreu Machado de nomear os requeridos ou pessoas físicas afastadas para ocupar qualquer cargo administrativo, gerencial ou comissionado e/ou função de confiança no âmbito do município de Santana do Cariri.
De acordo com o promotor de Justiça, a cidade possui um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos do Estado do Ceará. Santana do Cariri é uma cidade de grandes necessidades sociais, e em especial para crianças, adolescentes e jovens em risco social.
Na tarde desta quarta-feira, 30, a prefeitura de Santana do Cariri encaminhou nota assinada pela assessoria jurídica do município, a qual você pode conferir abaixo:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO CARIRI/CE, ATRAVÉS DA SUA ASSESSORIA DE IMPRENSA, VEM TECER ESCLARECIMENTOS AOS FATOS DIVULGADOS EM 30 DE MARÇO DE 2016.
O ILUSTRE REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL,SUBSTITUINDO A TITULAR DA COMARCA DE SANTANA DO CARIRI/CE, IMPETROU DUAS AÇÕES CIVIS PÚBLICAS EM FACE DE DIVERSOS PROMOVIDOS, AÇÕES ESTAS QUE, EM ALGUNS PONTOS, TRAMITAM SOBRE SEGREDO DE JUSTIÇA.
DE MODO CAUTELAR, O I. REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL REQUEREU O AFASTAMENTO DOS PROMOVIDOS, ALÉM DA INDISPONIBILIDADE DOS SEUS BENS E DA QUEBRA DOS SIGILOS BANCÁRIOS E FISCAIS DOS MESMOS.
O EXMO. SR. JUÍZ TITULAR DA COMARCA DE SANTANA DO CARIRI, DR. CHRISTIANO SILVA DE ASSUNÇÃO, DEFERINDO OS PLEITOS MINISTERIAIS, DECIDIU PELOS AFASTAMENTOS DE TODOS OS PROMOVIDOS, ALÉM DA INDISPONIBILIDADE DOS SEUS BENS E DA QUEBRA DOS SIGILOS BANCÁRIOS E FISCAIS DOS MESMOS.
IMPORTANTE FRISAR QUE, EM NENHUM MOMENTO, AS AÇÕES REFERENCIADAS CITAM COMO PROMOVIDAS A PREFEITA MUNICIPAL DANIELI DE ABREU MACHADO, OU O PRÓPRIO MUNICÍPIO, AO CONTRÁRIO, A MUNICIPALIDADE, ATRAVÉS DE SUA GESTORA, FOI CITADA PARA SE ABSTER EM NOMEAR OS PROMOVIDOS EM OUTROS CARGOS ADMINISTRATIVOS, GERENCIAIS, COMISSIONADOS OU FUNÇÃO DE CONFIANÇA,  BEM COMO PARA COMPOR O POLO ATIVO DAS DUAS AÇÕES PROPOSTAS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL.
A PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO CARIRI/CE, NA PESSOA DE SUA GESTORA, DANIELI DE ABREU MACHADO, APÓIA AS INVESTIGAÇÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL E COLABORARÁ EM TUDO QUE ESTIVER AO SEU ALCANCE, TENDO EM VISTA SEMPRE TER COLABORADO QUANDO NECESSÁRIO E PAUTAR TODOS OS SEUS ATOS NA ÉTICA, NOS PRICÍPIOS E LEGISLAÇÃO QUE REGEM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
INFORMAMOS AINDA QUE A PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO CARIRI/CE, COMO DE COSTUME, CUMPRIU E CONTINUA A CUMPRIR O QUE LHE COMPETIA COM RELAÇÃO À DECISÃO CAUTELAR DO DR. JUÍZO DESTA COMARCA.
A ÚNICA INFORMAÇÃO CONCRETA QUE ESTA MUNICIPALIDADE TEM NO MOMENTO, POR SUA GESTORA, TENDO EM VISTA NÃO SEREM PARTES ACIONANTES OU ACIONADAS NOS PROCESSOS CITADOS, É QUE O SR. ANDERSON CÂNDIDO NEVES E A SRA. VANDERLEIA MOREIRA LIMA, FORAM EXONERADOS DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO EM 21 DE NOVEMBRO DE 2014 (PORTARIAS Nº 2111002/14 E 2111004/14) E O SR. HUGO CARLOS PEREIRA FOI EXONERADO TAMBÉM DA CPL EM 28 DE JANEIRO DE 2015 (PORTARIA Nº 2802001/15).
MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE OS DOIS PROCESSOS REFERENCIADOS, BEM COMO SOBRE AS PROVIDENCIAS ADOTADAS, PODERÃO SER DADOS PELOS PROMOVIDOS OU PELO MPE, HAJA VISTA SEREM AS ÚNICAS PARTES NOS PROCESSOS CITADOS.

(OBS: SOLICITAMOS AOS NOBRES MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE FAÇA A GENTILEZA DE PUBLICAR NA ÍNTEGRA ESTA NOTA DE ESCLARECIMENTO.)

ATENCIOSAMENTE
ASSESSORIA JURÍDICA DO MUNICÍPIO
Fonte; Ceará Agora

Feminicídio: Câmara aprova aumento da pena para assassinato de mulheres

O projeto de Lei que aumenta a pena para o crime de feminicídio, quando é praticado homicídio contra a mulher por razões da condição de sexo feminino, foi aprovada nessa quarta-feira, 30, no plenário da Câmara dos Deputados.
O texto obteve aprovação em votação simbólica e seguiu para o Senado Federal.
A aprovação da proposta estabeleceu que a pena será aumentada de um terço à metade quando o feminicídio for cometido na presença “física ou virtual” de filhos ou de pais da vítima ou ainda quando for praticado em descumprimento de medidas protetivas de urgência prevista na Lei Maria da Penha.
O aumento da pena será provocado quando ocorrer o descumprimento de medidas protéticas como: suspensão da posse ou restrição do porte de armas; afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida; e condutas proibidas, como aproximação da vítima e contato com ela ou familiares e testemunhas por qualquer meio de comunicação.
O Código Penal brasileiro já prevê o aumento da pena do feminicídio de um terço à metade quando o crime for praticado na presença de pais e filhos da mulher, mas não especifica que valerá para presença “física e virtual” dos descendentes e ascendentes. A legislação em vigor também já estabelece que a pena do feminicídio será agravada quando o crime for cometido contra mulheres menores de 14 anos e maior de 60 anos, durante a gestação ou nos três meses depois do parto.
A pena para quem comete feminicidio, sem agravantes, prevista no Código Penal é prisão de 12 a 30 anos, a mesma para outros tipos de homicídio qualificado.
Fonte: O Estado de São Paulo

Chuvas em março foram 33% abaixo da média no Ceará

O principal mês da quadra chuvosa no Ceará, março, chega ao fim. Segundo a Funceme, mesmo conseguindo acumular 81,7 milímetros de chuva a mais que o observado em fevereiro, março fica, até agora, 33% abaixo da média histórica para o mês, que esperava 203,4 mm.
Dois fatores climáticos interferiram diretamente neste mês, de acordo com a Funceme: o El Niño, que é o principal responsável pelos cinco anos consecutivos de seca, e o Oceano Atlântico Tropical, que se comporta de maneira neutra e, por isso, não favorece as precipitações de normal a acima do normal no Ceará.

Governo faz 'varejão' de ministérios do PMDB

Um dia após o rompimento do PMDB com o governo, a equipe da presidente Dilma Rousseff passou a oferecer ministérios que hoje estão nas mãos de peemedebistas para partidos como o PP e PR, na tentativa de conseguir votos nessas legendas para barrar a abertura de processo de impeachment na Câmara dos Deputados.
Ao PP, o governo ofereceu o Ministério da Saúde, hoje sob o comando de Marcelo Castro (PMDB-PI). Ao PR, o Ministério de Minas e Energia, que ainda está sob o comando de Eduardo Braga (PMDB-AM). 

A ofensiva do Planalto despertou críticas mesmo nas alas mais moderadas do PMDB, que acusaram a presidente de estar promovendo uma "liquidação do Estado". Em defesa da estratégia, o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, afirmou que trocas de cargos "ocorrem 365 dias por ano em um governo federal", acrescentando ainda que "não existe espaço vazio na política".

A intenção de entregar a Saúde ao PP, por sinal, acabou revelando um acordo informal que o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), havia feito com o governo de, mesmo com o rompimento, dar até 25 votos para barrar o impeachment.
Picciani, ao saber da decisão do Planalto de tirar seu aliado Marcelo Castro da Pasta, disse que romperia o acordo informal com a presidente Dilma.
O desconforto com a negociação aumentou depois que a ministra Kátia Abreu (Agricultura), amiga da presidente, foi flagrada enviando mensagens nas quais assegurava que todos os seis ministros do PMDB que ainda estão no governo não deixariam seus cargos. No texto, a ministra dizia que ela e os demais nomes se licenciariam da legenda para apoiar Dilma e que a decisão havia sido tomada na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
"Continuaremos no governo e no PMDB. Ao lado do Brasil no enfrentamento da crise. Deixamos a presidente à vontade caso ela necessite de espaço para recompor sua base. O importante é que na tempestade estaremos juntos", escreveu a ministra na rede social Twitter.
Negação
Renan, por sua vez, disse que não havia se manifestado nem sobre a nomeação dos ministros, que dirá sobre a exoneração. O estatuto do PMDB não prevê a licença de filiados. A sigla avisou que, com a opção pelo desembarque, os que contrariarem a norma estarão sujeitos a processo no Conselho de Ética.
Na tentativa de alinhavar um discurso, os seis ministros do PMDB reuniram-se ontem com a presidente. Ao menos três deixaram claro que não tinham condições de ficar contra o partido e o melhor seria a presidente usar seus cargos para atrair aliados. Dilma disse que se reuniria com o ex-presidente Lula para tomar uma decisão final.
Com a entrada de Lula, no fim da noite de ontem, aliados de Eduardo Braga (Minas e Energia) e Helder Barbalho (Portos) passaram a afirmar que eles poderiam continuar nas pastas. Em relação ao PSD, do ministro Gilberto Kassab (Cidades), a intenção da presidente é reabilitar como ministro Guilherme Afif Domingos, que preside atualmente o programa Bem Mais Simples Brasil e o Sebrae. A pasta que será entregue não foi definida.
Ontem, o Planalto oficializou a saída de George Hilton (Pros) do Ministério do Esporte. Assume a pasta interinamente o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser (PC do B).

A eficácia do "varejão governista" ainda é vista com reserva. PP e PR avaliam decidir apenas no dia 11 de abril, véspera da votação do pedido de impeachment na Comissão Especial da Câmara, se ficam ou não no governo. Nas contas do Planalto, o governo tem hoje 136 votos contra o impeachment. Por isso, busca adesões para obter os 172 votos que podem barrar o pedido de afastamento da presidente.

PC DO B DE ACOPIARA SE REFORÇA E RECEBE NOVOS FILIADOS NO PRÓXIMO SÁBADO

Neste sábado, dia 2 de abril, às 8:30 da manhã no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, o Partido Comunista do Brasil/PCdoB, Comitê de Acopiara, realizará um ato de novas filiações com vistas às eleições municipais de outubro próximo.

Partido com tradição de lutas na Terra do Lavrador, o PCdoB receberá importantes reforços para esse ano eleitoral, como o Vereador Vicente Júnior, ex PMDB, e boa parte dos ex integrantes do PDT, como o Dr. Jonathas Pinho, o Dr. Régis Pereira e diversas lideranças dos distritos, como o ex-suplente de vereador Verinho do Sítio Fortuna. 

O evento contará com a presença dos presidentes dos partidos de oposição, do Conselho Político Francisco Alves Sobrinho, dos vereadores de oposição e do líder maior do grupo, o ex-prefeito Antônio Almeida Neto. 

Estarão presentes também lideranças regionais e estaduais do PCdoB.

Fonte: assessoria de comunicação do PCdoB

ACOPIARA: SEM PAGAMENTO VEÍCULOS SÃO RECOLHIDOS

De acordo com informações que circulam pelos quatro cantos do município, os veículos que foram alocados para a Guarda Municipal e o STTRANS (Superintendência de Trânsito) foram recolhidos pela empresa proprietária dos mesmos por falta de pagamento.

De acordo com o que se comenta, a prefeitura está com um débito de seis meses com a empresa que alugou os veículos.

Pergunta que não quer calar... Pra onde está indo o dinheiro das multas e do IPVA?   



Ceará registra 15 óbitos e lidera ranking nacional

O Ceará tem 15 óbitos por microcefalia e/ou alteração no sistema nervoso central (SNC) sugestivos de infecção congênita confirmados até o último dia 19 de março. Com esse total, o Estado permanece em primeiro lugar no ranking nacional relativo à morte pela doença. Os dados são do mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgados nessa quarta-feira (30). Ao todo, já houve 426 notificações, sendo 73 ocorrências positivas constatadas em 91 municípios. Ou seja, 49,5% do território cearense possui casos da malformação.
Entre os municípios com mortes, Fortaleza soma três (seis ainda sob investigação), seguido por Canindé, com duas, e Crateús, Maracanaú, Morrinhos, Piquet Carneiro, Ipaumirim, Iguatu, Juazeiro do Norte, Russas, Tejuçuoca e Tururu, cada um com um óbito.
Pernambuco, com 1.819 notificações, sendo 268 confirmados e 1.210 ainda em análise, é o Estado com maior número de casos absolutos no País. Desse geral, três óbitos comprovados e 36 ainda em estudo. A Bahia aparece com 960 no total e 190 constatados. Paraíba também está em alerta. Lá, são 842 notificações e 91 casos positivos. O Brasil tem 907 registros positivos para a doença e 198 mortes entre 2015 e 2016, com 46 corroborados por laboratório.
Em relação aos óbitos, além do Estado do Ceará, o Rio Grande do Norte confirma nove mortes e a Paraíba, sete. Sergipe, Piauí, Alagoas e Pernambuco contabilizam três cada um.
Avanço
Sobre o avanço dos casos, o médico infectologista Ivo Castelo Branco, consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a doença, aponta que é necessário um esforço conjunto e contínuo da população e do poder público no combate ao mosquito Aedes aegypti. O problema, indica o especialista, é o mosquito na forma de ovo. "Nós não temos mecanismo eficaz de combate, porque ele pode ser transportado e se esconder e nesse caso, pode-se jogar até veneno em cima que não vai adiantar nada, pois pode passar um ano e se ele for coberto com água em sete dias nasce um mosquito e se a fêmea desse mosquito tiver uma dos três arbovírus - dengue, zika ou chikungunya - ele nasce contaminado e vai contaminar quem pica", alerta.
Outro problema apontado pelo médico é a questão do desabastecimento de água. "No Ceará, enfrentamos mais um período sem boas chuvas e então, a população acumula água do jeito que dá e aí mora o perigo. Esses vasilhames tem que estar protegidos, cobertos porque são locais ideias para o Aedes se proliferar", acrescenta.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), um conjunto de ações e medidas está sendo executado a fim de reduzir os índices. As intervenções vão desde o controle do mosquito Aedes aegypti ao acompanhamento das gestantes e bebês com microcefalia.
A Pasta ressalta que, em novembro de 2015, criou um comitê de especialistas específicos para dar assistência às gestantes e aos bebês com a doença. Cinco hospitais da rede pública do Estado integram a rede de atendimento: Hospital César Cals, o Hospital Geral de Fortaleza, o Hospital Infantil Albert Sabin, o Hospital José Martiniano de Alencar e o Hospital São José, além do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen).
Apoio

De acordo com as informações da Secretaria de Saúde do estado do Ceará, foram capacitados profissionais de todas as regiões do Estado. As capacitações foram concentradas em Sobral, com a participação de médicos dos 55 municípios da macrorregião Norte; no Crato, com a participação de médicos dos 44 municípios da macrorregião do Cariri; e, em Fortaleza, com a presença de médicos da Capital e de toda a Região Metropolitana. 
Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 30 de março de 2016

Apenas 10% dos brasileiros aprovam o governo Dilma, segundo Ibope

Uma pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) atualiza os números da popularidade do governo da presidente Dilma Rousseff. No levantamento feito entre os dias 17 e 20 de março em 142 municípios, apenas 10% dos entrevistados avaliaram o governo como ótimo ou bom. 
Os que consideram a gestão ruim ou péssima são 69%. Outros 19% apontaram como regular e 1% dos entrevistados não souberam responder (o total não soma 100% devido a arredondamentos). O instituto ouviu 2.002 pessoas no período e foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Comparado ao resultado anterior, os números se mantiveram praticamente estáveis. Em dezembro, a pesquisa Ibope/CNI apontou que 9% dos entrevistados aprovavam o governo. Os que consideravam ruim ou péssimo eram 70% e 20% julgavam regular. O nível de confiança do levantamento é de 95%. Isso significa que, considerando-se a margem de erro, o resultado tem 95% de chance de retratar a realidade.
A região do País onde o governo tem maior popularidade é o Nordeste, onde 18% avaliam o governo como ótimo ou bom. No Sudeste são apenas 7%. A CNI reforça que este é o quarto trimestre consecutivo em que o governo Dilma Rousseff alcança o maior percentual de desaprovação desde o fim do governo José Sarney.
Confiança
A pesquisa também informa que 80% dos entrevistados disseram não confiar na presidente e 82% desaprovam a forma como Dilma governa. A aprovação também é menor entre os que têm maior escolaridade. Entre as pessoas com até a quarta série do ensino fundamental, 70% desaprovam e 24% aprovam a maneira da presidente governar. Já dos que têm educação superior, 87% desaprovam e 9% a aprovam no mesmo item avaliado. 
80% também é a porcentagem dos brasileiros que consideram o segundo governo Dilma pior que o primeiro. 68% acham que o restante do atual mandato presidencial será ruim ou péssimo.
Má avaliação dos eleitores
Quase metade (48%) dos que disseram ter votado em Dilma no segundo turno das eleições de 2014 agora consideram o governo dela ruim ou péssimo e 65% deles desaprovam a maneira de governar da presidente. 
Economia e saúde
A avaliação das políticas do governo na área econômica são ainda piores. Segundo a pesquisa, 91% desaprovam o governo na atuação na área de tributos e 90% reprovam as medidas na área de taxa de juros. 87% dos entrevistados também reprovam as políticas de saúde e o combate ao desemprego e controle da inflação têm, ambas, 86% de reprovação. 

As áreas com menor insatisfação são a de combate à fome e à pobreza (69% desaprovam) e meio ambiente (68% desaprovam). A educação tem 74% de reprovação. 

ACOPIARA: CANOS DA NOVA ADUTORA EMERGENCIAL SÓ COMEÇARÃO A CHEGAR NO COMEÇO DESTE PRÓXIMO MÊS DE ABRIL

Foto ilustrativa
Informações veiculadas nos meios de imprensa ligados à prefeitura, dão conta de que novos canos para a construção de uma nova adutora emergencial do açude Trussu, irão começar a chegar no início deste próximo mês de abril.

Vale destacar que além de outros canos, a nova adutora terá também que ter um novo motor para bombear a água.

No mínimo o serviço durará de três a quatro meses, ou seja, se o acopiarense pensar em ter água nas torneiras, deve torcer muito para que a barragem Dr.Tibúrcio Soares e o açude do Raimundo Morais encham logo.

Como a primeira não deu certo, agora é a vez de construir outra adutora emergencial.

A obra do século do prefeito não demorou muito tempo pela sua ineficácia.

Mais uma vez a população de Acopiara é prejudicada por causa da politicagem usada na atual administração.

Vacinas contra gripe H1N1 serão entregues a partir do dia 1º

A vacinação em campanha nacional contra a gripe A (H1N1) terá início no dia 30 de abril, porém, sexta-feira, dia 1º, a pasta começa a distribuir o imunizante aos estados. O calendário foi divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. A campanha nacional vai de 30 de abril a 20 de maio, mas, com a chegada do imunizante mais cedo, estados e municípios poderão antecipar a aplicação da forma mais conveniente. 
Segundo o Ministério da Saúde, nas três primeiras remessas, que vão de 1º a 15 de abril, os estados receberão 25,6 milhões de doses, o que corresponde a 48% do total a ser enviado para a campanha deste ano. Desse montante, serão entregues 5,7 milhões de doses para o estado de São Paulo. Na capital paulista, oito pessoas morreram este ano em decorrência do vírus. No ano passado não houve registro de mortes.
A ocorrência da influenza A (H1N1) é maior no inverno. No entanto, a transmissão também pode ocorrer de forma acentuada no verão.
Os principais sintomas da gripe A (H1N1) são infecção aguda das vias aéreas e febre — em geral mais acentuada em crianças do que em adultos. Também podem surgir calafrios, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, moleza e tosse seca, além de diarreia, vômito, fadiga e rouquidão.
A prevenção da doença é feita com regras básicas de higiene, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos com frequência. Também se deve evitar permanecer por muito tempo em ambientes fechados, sem ventilação e com aglomeração de pessoas.
Fonte: Agência Brasil

TAUÁ MOSTRA COMO SE FAZ COM A MERENDA ESCOLAR... ENQUANTO ISSO EM ACOPIARA?!?!

Enquanto em Acopiara falta merenda, ou a mesma é de baixa qualidade, em Tauá, a Prefeita irá investir mais de um milhão de reais na compra de produtos produzidos por lá mesmo.

Em Acopiara tem reclamação de arroz puro sem nenhuma mistura como merenda escolar, tem também suco com bolacha.

Às vezes os alunos são liberados mais cedo por falta da merenda.

Em Tauá, o produtor rural é quem abastece as escolas municipais e sem falar que o dinheiro será investido no próprio local.

Isso sim é trabalho, é competência.

Vejam matéria do Blog do Wilrismar: 

A Prefeitura Municipal de Tauá realizará Chamamento Público para selecionar agricultores, isoladamente ou organizados em grupo formais e informais, integrantes do Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF), para o fornecimento de gêneros destinados à merenda escolar dos alunos da rede municipal de ensino.
Com um valor global de R$ 1.005.685,00, o processo será coordenado pela Secretaria de Educação em cumprimento as resoluções do FNDE e receberá durante o período de 20 (vinte) dias, a contar da data da publicação desse Chamamento Público, no horário das 8h às 12h, na Secretaria da Educação, os documentos para habilitação, inclusive os projetos e vendas de gêneros alimentícios da agricultura familiar.
A sessão de abertura dos envelopes entregues ocorrerá no dia 14 de abril de 2016, às 8h no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, na Sede da Secretaria da Educação de Tauá.
Os produtos da Agricultura Familiar e dos Empreendedores Familiares Rurais a serem fornecidos para Alimentação Escolar serão gêneros alimentícios, priorizando, sempre que possível, os alimentos orgânicos e/ou agroecológicos.
Os fornecedores serão Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais, detentores de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - DAP Física e/ou Jurídica, conforme a Lei da Agricultura Familiar nº 11.326, de 24 de julho de 2006, e enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF.
Ítens
Entre os itens a serem adquiridos estão os seguintes produtos:
R$ 160.000,00 – 8 mil kg de carne de carneiro
R$ 140.560,00 – 8 mil kg de filé de peixe(Tilápia in natura)
R$ 113.550,00 – 15 mil unidades de poupa de frutas(Acerola, goiaba e manga)
R$ 107.500,00 – 25 mil kg de banana
R$ 79.600,00 – 4 mil kg de queijo de coalho
R$ 46.000,00 – 20 mil litros de leite tipo C
R$ 25.720,00 – 4 mil kg de feijão de corda



Cronograma da Câmara dos Deputados prevê pedido de impeachment no Senado em 1 mês

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acredita ser possível concluir o trâmite do processo de impeachment na Câmara ainda em abril, remetendo o caso ao Senado até o dia 30 do próximo mês, informa a edição de hoje (30) do Estado de S. Paulo. A partir disso, a presidente Dilma Rousseff ficaria afastada do cargo à espera da conclusão do julgamento pelos senadores no máximo até outubro, mês de eleições municipais.
O calendário de Cunha considera os prazos regimentais para análise do impeachment de Dilma. Segunda-feira, 4, é a data limite para que a petista entregue sua defesa à Comissão Especial. No dia seguinte, começa a contar o período de cinco sessões para o colegiado apreciar e votar o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO) – o que ocorreria em 12 de abril.
O relator trabalha com a possibilidade de apresentar o relatório antes das cinco sessões, para acelerar o processo. A oposição gostaria que a votação no plenário fosse em 14 de abril.

PMDB quer Temer presidente, e governo tenta conter saídas

O PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer que conta com as maiores bancadas na Câmara e no Senado, anunciou, ontem, que deixou o governo federal, em uma decisão que aumenta o risco da aprovação do impeachment da presidente Dilma Rousseff e pode desencadear uma debandada de outros integrantes da base.

O desembarque do PMDB da base governista é o mais duro revés já sofrido por Dilma em seus quase cinco anos e meio na Presidência. A petista é alvo de pedido de abertura de processo de impeachment que tramita em comissão especial na Câmara e enfrenta uma das piores recessões econômicas em décadas, além de baixos níveis de popularidade.


"A moção está aprovada. A partir de hoje, nessa reunião histórica para o PMDB, o PMDB se retira da base do governo da presidenta Dilma Rousseff. E ninguém no País está autorizado a exercer qualquer cargo federal em nome do partido PMDB", declarou o senador Romero Jucá (PMDB-RR), que comandou a reunião do diretório nacional do partido em Brasília.
Decidido em meio a palmas, gritos de "Fora PT" e "Temer presidente", o desembarque pode disparar um efeito dominó em outras legendas aliadas, enfraquecendo ainda mais o governo. O PMDB decidiu entregar todos os cargos no governo federal e realizar processo no Conselho de Ética da legenda contra os filiados que não deixarem seus postos no governo. Além do vice, integram o governo pelo PMDB mais seis ministros - na segunda-feira, Henrique Eduardo Alves foi o primeiro peemedebista a deixar o ministério ao pedir demissão do comando da pasta do Turismo.
A decisão do partido, porém, definida em três minutos por aclamação, reflete a maioria, mas não a totalidade do partido. Embora tenham assinado presença mais de 100 integrantes da sigla, peemedebistas mais identificados com o governo não compareceram à reunião, caso do líder do partido na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), do presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (AL) e parte da bancada liderada pelo senador Eunício Oliveira (CE).
'Início do fim'
Para a oposição e os que defendem o impeachment de Dilma, a decisão do PMDB consolida o processo. O líder do DEM, Pauderney Avelino (AM), avaliou que a saída é o "início do fim" do governo. Para o senador Aécio Neves (PSDB-MG), presidente nacional do partido, a ruptura "fecha a tampa de um caixão de um governo moribundo".
Caso a Câmara aprove a abertura de processo de impedimento contra a presidente e a decisão for confirmada pelo Senado, com a instauração do processo, Dilma terá de se afastar do cargo e Temer assumirá a Presidência interinamente. Se o Senado decidir cassar o mandato da petista, o vice será efetivado no cargo.
Para o segundo-vice-presidente da sigla, Eliseu Padilha, a relação entre Dilma e Temer será institucional "como sempre foi".
Planalto
Em ataque declarado ao antigo aliado, o líder do PT na Câmara, deputado Afonso Florence (BA), acusou o que considera um "golpe em curso" e referiu-se a Temer como uma pessoa que "posava de jurista e agora é golpista". O ministro-chefe do gabinete pessoal da presidente, Jaques Wagner, afirmou que o vice Michel Temer poderá ter mais dificuldade caso venha a assumir a Presidência, porque não tem a "legitimidade do voto".
Avisada de que a debandada do partido comandado por Temer poderia provocar "efeito dominó" na coligação, com fuga de outros aliados, Dilma fez reuniões de emergência ao longo do dia. Ela conversou com os ministros Gilberto Kassab (Cidades), do PSD; Antônio Carlos Rodrigues (Transportes), do PR; e com o líder do PP na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PB), e pediu que os partidos a ajudassem a derrubar o processo de impeachment na Câmara. Kassab disse que o PSD está dividido e por isso a direção liberou os votos dos deputados. O PR também foi na mesma linha.
Ministros
Para os próximos dias, o governo aguarda os pedidos de demissão de Mauro Lopes (Secretaria de Aviação Civil), Hélder Barbalho (Secretaria de Portos), e de Eduardo Braga (Minas e Energia). Espera-se que fiquem Marcelo Castro (Saúde), Celso Pansera (Ciência e Tecnologia), e Kátia Abreu (Agricultura). Jaques Wagner afirmou que nenhum dos ministros do PMDB procurou Dilma à tarde.

Ontem, a presidente decidiu cancelar a viagem que faria aos Estados Unidos amanhã para participar da 4ª Cúpula Sobre Segurança Nuclear, que acontecerá em Washington. O cancelamento da viagem evitará que Temer, principal articulador do rompimento, assuma o comando do País por dois dias. De acordo com a Constituição, o vice-presidente assume a Presidência sempre que o titular sai do território nacional.
Fonte: Diário do Nordeste

Chuva nesta quarta-feira (30) atinge todo o Estado, com açudes sangrando e congestionamentos na RMF

A quarta-feira (30) começou com chuva intensa em todo o Estado. Na Região Metropolitana de Fortaleza, a chuva ganhou força no início da manhã, causando grandes congestionamentos em toda a cidade. Em vias como a BR-116, Av. Rogaciano Leite e Av. Washington Soares o trânsito parecia parado de tão lento, segundo relato de motoristas. 
Desde a madrugada há relatos de precipitações em, pelo menos, 125 municípios. Os maiores volumes foram registrados na região do Cariri, pelo segundo dia consecutivo..
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre as 7h da terça-feira (29) e as 7h desta quarta, os 10 maiores registros ocorreram em:
- Barro (122 mm)
- Milagres (110,5 mm)
- Missão Velha (100 mm)
- Abaiara (97 mm)
- Tamboril (91 mm)
- Pereiro (89,2 mm)
- Jaguaretama (88 mm)
- Ibaretama (85 mm)
- Várzea Alegre (85 mm)
- Ararendá (85 mm)


Ainda de acordo com a Funceme, a previsão é de que a chuva continue em todo o Ceará na quinta-feira (31). As precipitações foram causadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal fenômeno causador de chuvas no Estado entre os meses de fevereiro e maio.

Moro pede desculpas ao STF por divulgar conversa de Lula e Dilma

O juiz federal Sérgio Moro admitiu hoje (29) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki que lamenta e pede “escusas” por ter autorizado a divulgação de escutas telefônicas entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff. Ao ministro, Moro também disse que não teve intenção de provocar polêmicas, conflitos ou constrangimentos.
“Diante da controvérsia decorrente do levantamento do sigilo e da decisão de vossa excelência, compreendo que o entendimento então adotado possa ser considerado incorreto, ou mesmo sendo correto, possa ter trazido polêmicas e constrangimentos desnecessários. Jamais foi a intenção deste julgador, ao proferir a aludida decisão de 16 de março, provocar tais efeitos e, por eles, solicito desde logo respeitosas escusas a este Egrégio Supremo Tribunal Federal”, disse Moro.
Moro enviou as informações a pedido de Zavascki após a decisão do ministro que determinou a suspensão das investigações da Operação Lava Jato que envolvem Lula e envio dos processos ao Supremo.
Com a decisão de Teori, Moro avaliou que seu entendimento sobre a questão foi incorreto. O juiz também afirmou que não determinou a quebra de sigilo telefônico de nenhuma pessoa com prerrogativa de foro e que os diálogos envolvendo a presidenta Dilma e ministro do gabinete pessoal da presidência, Jaques Wagner, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, e parlamentares, foi encontrada de forma fortuita nas investigações.
“O levantamento do sigilo não teve por objetivo gerar fato político-partidário, polêmicas ou conflitos, algo estranho à função jurisdicional, mas, atendendo o requerimento do MPF, dar publicidade ao processo e especialmente a condutas relevantes do ponto de vista jurídico e criminal do investigado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que podem eventualmente caracterizar obstrução à Justiça ou tentativas de obstrução à Justiça”, justificou Moro.
Lula
No despacho, Moro também cita um áudio no qual ex-presidente Lula entrou em contato com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. Segundo Moro, Lula tentou que houvesse interferência de Barbosa na Receita Federal. Segundo o juiz, Lula “aparentemente” tentou interferir nas investigações.
“Em cognição sumária, o ex-presidente contatou o atual ministro da Fazenda buscando que este interferisse nas apurações que a Receita Federal, em auxílio às investigações na Operação Lava Jato, realizada em relação ao Instituto Lula e a sua empresa de palestras. A intenção foi percebida, aparentemente, pelo ministro da Fazenda, que, além de ser evasivo, não se pronunciou acolhendo a referida solicitação. O ex-presidente, aparentemente, tentou obstruir as investigações atuando indevidamente, o que pode configurar crime de obstrução à Justiça”, disse o juiz.
Sobre a validade da conversa entre Lula e o ministro da Fazenda como prova criminal, Moro sustentou que o diálogo tem relevência para a investigação, mesmo sendo encontrado fortuitamente nas investigações.
“A colheita fortuita do diálogo com autoridade com foro privilegiado, entretanto, não implica a necessidade de mudança do foro para o Supremo Tribunal Federal, pois não há qualquer elemento probatório que autorize conclusão de que o ministro Nelson Barbosa cedeu às solicitações indevidas do ex-presidente, o contrário se depreendendo do diálogo. Isso, porém, não torna inválida à interceptação ou impede a utilização ou a divulgação do diálogo, a prextexto de preservar privacidade, pois não há esse direito em relação ao investigado Luiz Inácio Lula da Silva, já que o diálogo, para ele, tem relevância jurídico-criminal,” diz Moro.
Fonte: Yahoo notícias

ACOPIARA: ACHADO DE CADÁVER

Informo a Vossa Senhoria que dia 29/03/2016, por volta das 15h30min, a Policia Militar foi informada via 190, acerca de um achado de cadáver na Vila Esperança, Acopiara/CE, dentro do matagal, por trás do campo de futebol. De imediato as viaturas CP's 10111 e 10141 composta pelos policias ST PM MACÊDO, 1º SGT PM IVANILDO, 3º SGT PM BRITO, SD PM J. JUNIOR, 3º SGT PM CAVALCANTE, SD PM ALEX, compareceram ao local, localizaram o corpo e identificaram como sendo a pessoa de ANTONIO JONAS BENTO, nascido em 30/07/1989, solteiro, desocupado, natural de Acopiara/CE, residente na rua Sátiro Florentino, 81, Acopiara/CE. Em seguida o RABECÃO recolheu o corpo para ser adotados os procedimentos legais.




Fonte: 10º BPM de Iguatu
Fotos: Acopiara Alerta 

ACOPIARA: ROUBO ESTABELECIMENTO COMERCIAL- POSTO DE COMBUSTIVEL

Informo a Vossa Senhoria que dia 29/03/2016, por volta das 14h00min, a Policia Militar foi informada via 190, acerca de um assalto ocorrido no Posto de Combustível do Distrito de São Paulinho a 25 km da sede. As viaturas CP's 10111 e 10141 composta pelos policias SGT PM IVANILDO, SGT PM BRITO, SD PM J. JUNIOR, SGT PM CAVALCANTE, SD PM ALEX, foram de imediato ao local, onde segundo o proprietário do Posto de Combustível o Srº Francisco Marconio Correia, informou que dois elementos em uma motocicleta Honda Fan de cor preta e armado com um revolver o rendeu, anunciando o assalto subtraindo do posto a quantia de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais). Em seguida fugiram tomando rumo ignorado. A policia de posse das informações saiu em diligencia no sentido de localizar e prender os infratores. 

Fonte: 10º BPM de Iguatu

ACOPIARA: CHUVAS FAZEM AÇUDE DO BOM NOME SANGRAR


Finalmente, O Pai misericordioso mais uma vez identificou a nossa carência, este açude sempre transbordou nestes últimos 15 anos, exceto ano passado, mas como podem ver, finalmente ele já está em seu limite máximo ..Obrigado Senhor..







Fonte: Moradores do Bom Nome

terça-feira, 29 de março de 2016

TRE afasta juiz eleitoral de Viçosa do Ceará

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu nesta segunda-feira (28) afastar provisoriamente o juiz da 35ª zona eleitoral (Viçosa do Ceará), Rafael Lopes do Amaral. Na decisão, o desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, presidente do órgão, apreciou uma reclamação contra o magistrado.
Segundo o TRE, o documento que levou à decisão aponta “supostas irregularidades administrativas a serem investigadas”. Além do afastamento cautelar do juiz eleitoral, a sessão plenária aprovou por unanimidade a instauração de um processo administrativo disciplinar “para melhor apuração dos fatos”.
Ainda segundo o tribunal, o processo é originariamente de competência da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira e foi distribuído para o relator Antônio Sales de Oliveira.
Fonte: Diário do Nordeste

Cabo do Exército é morto em assalto quando entregava convites de chá de panela

A Polícia está à procura dos dois suspeitos de terem assassinado um cabo do 23º Batalhão de Caçadores (BC) do Exército Brasileiro (EB), durante uma tentativa de assalto ocorrida no bairro Messejana, no último sábado (26). De acordo com informações do EB, José Edvan Melo de Carvalho Júnior, de 24 anos, estava com a noiva entregando convites para o chá de panelas deles, quando foi abordado por dois homens que ocupavam uma motocicleta. 
Conforme o coronel Luís Benício, relações públicas da 10ªRegião Militar, o cabo não reagiu ao assalto e mesmo assim foi baleado. “Ele estava em um automóvel Celta com a noiva, quando dois homens em uma moto se aproximaram e anunciaram o assalto. Ele não reagiu e mesmo assim levou um tiro na barriga”, declarou Benício com base em informações repassadas pela Polícia. 
Ainda conforme o oficial, José Edvan Júnior foi socorrido e encaminhado ao Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, o ‘Frotinha de Messejana’, onde foi submetido a uma cirurgia, mas morreu, na madrugada de domingo, enquanto esperava uma vaga para ser removido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade de saúde.
Até o momento nenhum dos envolvidos no caso foi preso, mas as diligências a procura da dupla estão em curso.
Comoção

O cabo do EB foi sepultado, no último domingo, no cemitério Jardim Metropolitano, no município de Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza

ACOPIARA: AÇUDES ARROMBAM E OUTROS JÁ COMEÇAM A ENCHER

Depois das fortes chuvas que caíram na madrugada desta segunda-feira (28) em todo o município acopiarense, muitos açudes que estavam secos ou praticamente secos, começaram a encher trazendo de volta a esperança do sertanejo.

Segundo informações que chegam ao blog, dois açudes de pequeno porte acabaram arrombando não aguentando as fortes chuvas, um deles por sinal, de propriedade do vereador Zé Stênio.

E a barragem Dr.Tibúrcio Soares, na sede do município, continua tomando boa recarga de água.

O acopiarense já começa a ficar otimista e esperançoso de que novas chuvas possam fazer a barragem sangrar.

Vejam fotos da barragem Dr.Tibúrcio Soares na manhã desta terça-feira (29):



TCM realiza fiscalização simultânea em cinco municípios até sexta-feira

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) dará andamento nesta quarta-feira (30) à execução do seu Plano Anual de Fiscalização. Até o final da semana, equipes técnicas do órgão estarão em Apuiarés, Banabuiú, Chaval, Fortaleza e Itapiúna. A verificação será feita, principalmente, nos gastos em áreas essenciais do serviço público, como educação e saúde. Neste ano, o Tribunal intensifica a atuação concomitante, feita simultaneamente ao acontecimento dos fatos na administração pública.
Conforme o presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, trata-se de uma abordagem que objetiva o acompanhamento da gestão pública no momento em que os procedimentos ocorrem, colaborando para evitar práticas ilegais e desvios na gestão dos recursos públicos. “O controle concomitante é uma ferramenta muito relevante pelo seu caráter preventivo e pedagógico, já que abrange a análise de procedimentos formalizados ou validados pelos responsáveis ainda em fases intermediárias", explicou o presidente.
A diretora de Fiscalização do órgão, Telma Escóssio, ressalta que "a definição dessas áreas (educação e saúde) não impedirá o acompanhamento de outras, como despesas com pessoal, cumprimento de indicadores da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), execução de obras, arrecadação e renúncia de receitas". Telma esclarece ainda que as fiscalizações dessa semana são de natureza ordinária, de rotina, incluídas no Plano Anual de Fiscalização juntamente com outras modalidades de análise, como as especiais, as operacionais e aquelas feitas por meio do Observatório de Licitações.

Polícia prende suspeitos de atentado a tiros contra radialista em Forquilha

Pelo menos, dois homens, suspeitos de participação do atentado contra um radialista na cidade de Forquilha, na Região Norte do Estado do Ceará (212Km de Fortaleza), foram detidos na madrugada desta terça-feira (29), durante uma operação da Polícia Militar.
Policiais militares do Ronda do Quarteirão, do Policiamento Ostensivo Geral do 3º Batalhão (POG/Sobral) e do Batalhão Raio (BPRaio) participaram das buscas que culminaram na detenção dos suspeitos, cujos nomes não foram, ainda, revelados.
O crime ocorreu na noite do último sábado e teve como vítima o radialista Jair Pereira Teixeira, 46 anos, conhecido como “Jair Kovalic”.  Ele saía de um bar na periferia da cidade quando foi abordado por dois homens que chegaram no local em uma motocicleta. Jair foi atingido com três tiros, sendo um nas costas e outros nos braços. Outras duas pessoas que estavam no bar acabaram também sendo atingidas.
O radialista foi levado, inicialmente, para o Hospital Municipal de Forquilha onde recebeu os primeiros socorros. Contudo, em seguida, teve que ser transferido para a Santa Casa de Sobral (224Km da Capital), onde permanece sob cuidados médicos e proteção policial.
Os motivos do atentado não foram ainda revelados.
Fonte: Ceará News 7