domingo, 31 de janeiro de 2016

Bandidos cumprem ordem do PCC e do Comando Vermelho e dão trégua nas execuções em Fortaleza

Cumprindo rigorosamente a determinação dos comandos das facções criminosas PCC e Comando Vermelho (CV), que se instalaram em Fortaleza, as gangues de traficantes dos bairros da periferia não executaram ninguém, nas últimas 24 horas, em Fortaleza. Portanto, nenhum homicídio foi registrado na Capital na sexta-feira. Isso não ocorria há exatos 10 anos.
A última vez que isto aconteceu foi em 2006, quando na época, o então comandante chefe do Comando do Policiamento da Capital (CPC), coronel PM Sérgio Costa, determinou uma sequência de operações contra o crime mobilizado os efetivos de todas as companhias dos batalhões sediados na Grande Fortaleza, incluindo o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).  A gestão era do governador Lúcio Alcântara e, em poucos meses, os registros de homicídios chegaram a níveis baixíssimos na Grande Fortaleza.
Após a sucessão de Lúcio Alcântara no Governo do  estado, o Ceará sofreu uma explosão dos índices de violência, especialmente dos homicídios. Em 2014, por exemplo, foram registrados no Ceará nada menos que 4.449 assassinatos, na gestão de Cid Ferreira Gomes. No ano passado, já na gestão de Camilo Santana (PT), este número também ultrapassou os 4 mil. Neste mês de janeiro de 2016, do dia 1º até ontem, já foram registrados 327 assassinatos, sendo 206 na Grande Fortaleza (Capital e Região Metropolitana) e outros 121 no Interior.
Comemoram
A “pacificação” das áreas mais críticas em termos de insegurança em Fortaleza aconteceu graças a união entre vários grupos criminosos que antes eram inimigos. A ordem para que zerassem os assassinatos foi dada pelos líderes das duas facções, depois que estes assumiram o total controle do tráfico de drogas na Capital.
De dentro do presídio, partiram ordens para que os grupos criminosos ligados ao PCC e Comando Vermelho comemorassem a aliança entre as gangues. E, de fato, nos últimos dias vários bairros da Capital cearense foram palco de carreatas e queima de fogos de artifício para celebrar o que eles chamam de pacto. Os grupos agora se intitulam de “Guardiões do Estado”, num ousado desafio à Pasta da Segurança Pública do Ceará, que silencia sobre o fato.
POR FERNANDO RIBEIRO

ACOPIARA: VEREADORA LARA TEIXEIRA FAZ FESTA PARA A CRIANÇADA

A vereadora Lara Teixeira dando continuidade a tradição familiar, fez o natal de diversas crianças do nosso município em dezembro, com distribuição de brinquedos  e alegria.

E agora, dia 29 de janeiro de 2016, fez a despedida das férias das ruas 07 de Setembro, General Sampaio e 15 de Novembro.

Foi uma grande festa, com dezenas de crianças e pais, e toda a festa só foi possível com a ajuda da presidente da associação, Marly Pascoal, afirmou a vereadora.


Em entrevista ao blog, a vereadora Lara Teixeira afirmou que:”Não há nada mais gratificante nessa vida, do que proporcionar o sorriso sincero de uma criança”. 








ACOPIARA: FALTA TOTAL DE ÁGUA DEIXA POPULAÇÃO DESESPERADA

A população de Acopiara está aterrorizada com a completa falta de água em toda a cidade.

Há vários dias que a Cagece tenta instalar um motor mais potente na adutora emergencial do açude Trussu em Iguatu para poder abastecer 100% a cidade de Acopiara.

Vale destacar que esta adutora emergencial estava sendo auxiliada pela adutora emergencial do açude do Raimundo Morais, pois não conseguia abastecer por completo a cidade.

Como o açude do Raimundo Morais secou por completo, a cidade entrou em total colapso onde a água parou de sair das torneiras das casas.

A população está apelando agora,para os caminhões-pipa, claro para quem tem condições financeiras melhores, pois de acordo com um pipeiro que não quis se identificar, o preço da carga de água de 1.000 a 1.500 litros varia de 25 até 30 reais e a carga completa do caminhão chega a 90 ou 100 reais.

Toda a cidade está desesperada, pois sem água a coisa complica e muito.

Vale destacar que no final de sua administração, o ex-prefeito Antônio Almeida Neto deixou cerca de 80% das obras da adutora permanente do açude Trussu concluídas e mais Um milhão e duzentos mil reais em conta bancária.

Quando o atual prefeito assumiu a gestão pública, o mesmo resolveu devolver esse dinheiro para o governo federal e deixou simplesmente pra lá a conclusão da adutora permanente.

O atual Prefeito então conseguiu através do governo do estado uma adutora emergencial mas a mesma se mostrou sem condições de abastecer por completo a cidade de Acopiara.

A politicagem faz hoje a população sofrer a falta de água.

Vejam matéria postada na época em que o dinheiro foi devolvido aos cofres da União. matéria esta do blog do vereador Lindomar Rodrigues:

















Agora vejam a matéria postada pelo meu blog onde mostrava a realidade das duas adutoras, tanto a permanente como a emergencial e se não fosse por causa de politicagem nós acopiarenses poderíamos estar vivendo melhor com água abundante em nossas casas. Vejam matéria:

















































A VERDADE É ESTA AMIGO INTERNAUTA E QUEM ESTÁ SOFRENDO É O POVO QUE FICA SEM O LÍQUIDO PRECIOSO POR PURA POLITICAGEM.

ACOPIARA: CLASSE MALTRATADA ESSA DOS AGRICULTORES!!!

A prova do porque a classe do homem do campo de nossa querida Acopiara é tão maltratada:

** Para fazer um açude por conta própria tem que pagar imposto para a prefeitura.

** Estradas da zona rural totalmente acabadas.

** Não existe mais o programa de cortes de terra para proprietários sem recursos financeiros.

** Centenas e centenas de agricultores foram cortados do programa Garantia Safra 2015/2016.

** Não existem programas de incentivo para a produção agrícola e pecuária. 

MÚSICO QUE INTERPRETOU LUIZ GONZAGA NO CINEMA SOFRE ATENTADO

chambinho-do-acordeon
O músico Chambinho do Acordeon, Nivaldo Expedito de Carvalho, sofreu um atentado em Teresina, no Piauí, na madrugada de sexta para sábado, após sair de um show na casa Água de Chocalho. Segundo a esposa de Chambinho, Daniela Piccino, eles já estavam no veículo quando um motociclista parou ao lado e disparou quatro vezes. Como o carro é blindado, apenas um disparo ultrapassou o vidro, mas não atingiu o artista nem a mulher.

Chambinho ganhou projeção nacional na cena artística após interpretar Luiz Gonzaga no filme “Gonzaga, de pai pra filho”, inspirado na biografia dos cantores Luiz Gonzaga e Gonzaguinha.
Fonte: Rádio Verdes Mares de Fortaleza

ACOPIARA: CIDADÃ TAMBÉM COMENTA ATITUDE DE VEREADOR BLOGUEIRO

O blogueiro Lindomar Rodrigues esqueceu que o mundo gira.
Em seu programa de rádio o Vereador Lindomar Rodrigues fez o seguinte comentário " Uma parte do povo de Acopiara voltou a trabalhar depois que Vilmar virou prefeito, tem gente vendendo peixe na praça , vendendo mel na Bahia, hoje tem 50 rifeiras no meio da rua , outros trabalhando no sol de moto taxista, tem outros trabalhando de garçom nos bares , tem chapiado no comércio , motorista e cobrador na coorpresul".
Lindomar, todo trabalho é digno , essas pessoas trabalham porque precisam e tem que alimentar seus filhos .
Alô vc moto taxista, rifeiras , vendedor de mel ou de peixe, garçom , este é o tratamento do representante legítimo do povo Lindomar Rodrigues , usando da humilhação , esnobação.

ACOPIARA: CIDADÃO COMENTA SOBRE ATITUDE DE VEREADOR BLOGUEIRO

REALMENTE É UMA VERGONHA!!
ESSA SEMANA O VEREADOR DE ACOPIARA,SR.LINDOMAR RODRIGUES FOI A RÁDIO VALE DO QUINCOÊ COM SUA GARGANTA DE ALUGUEL,HUMILHAR OS TRABALHADORES AUTÔNOMOS E INFORMAIS.
DO VENDEDOR DE PEIXE AO RIFEIRO ELE FEZ DURAS CRÍTICAS FALANDO QUE O PREFEITO DR.VILMAR TERIA SIDO O MAIOR GERADOR DE EMPREGOS EM ACOPIARA,POIS ESSAS PESSOAS QUE HOJE ESTÃO VENDENDO PEIXES,AÇOUGUEIROS,DONOS DE BARES,RIFEIROS ENTRE OUTROS,ANTES ERAM DESOCUPADOS E HOJE ESTÃO SUANDO A CAMISA.
ELE QUIS DIZER QUE ESSES MESMOS TRABALHADORES ERAM ANTES VAGABUNDOS E QUE VIVIAM AS CUSTAS DA PREFEITURA SEM TRABALHAR.
COMO PODE UMA PESSOA QUE HOJE DEVERIA REPRESENTAR BEM E AJUDAR O POVO VAI A UMA EMISSORA DE RÁDIO ZOMBAR,MENOSPREZAR AQUELES QUE VIVEM DE ALGUMA FORMA GANHANDO O PÃO DE CADA DIA PARA SUSTENTAR SUAS FAMÍLIAS.
ISSO É UM ABSURDO POIS TODO TRABALHO É DIGNO E ELE POR ESTAR HOJE NO PODER E COM ALGUNS FAMILIARES EMPREGADOS NA PREFEITURA,NÃO TEM O MÍNIMO DE RESPEITO PARA COM OS SEUS CONTERRÂNEOS.
FICA AQUI O MEU REPÚDIO A ESSE QUE SE DIZ POLÍTICO,DEFENSOR DO POVO,QUE DISSO ELE NÃO TEM NADA,VIVE APENAS PARA DIFAMAR,CALUNIAR E ESTRAGAR COM A VIDA DOS OUTROS!!

ACOPIARENSE SE FERE EM ACIDENTE DE TRÂNSITO EM BANABUIÚ


Foi registrado na tarde de sábado (30), um grave acidente de trânsito na cidade de Banabuiú (CE), que feriu gravemente o acopiarense Rubens Costa, o jovem é filho do mototaxista Dimas Gonçalves. 

A vitima pilotava uma moto com destino a  Acopiara quando veio a perder o controle da moto e caiu. 

Rubens Costa (Rubinho) foi transferido em estado grave para a capital cearense Fortaleza. 


O jovem Rubinho não corre risco de morte. 

Fonte: Blog do Élber Feitosa

ACOPIARA: VEREADOR BLOGUEIRO E SUA TURMA DEBOCHAM DE PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS

Nos últimos dias, pessoas que integram o grupo político do atual prefeito de Acopiara, têm demonstrado um certo desespero com o momento atual vivido pela administração municipal.

Um caso de total desespero foi demonstrado no programa de rádio do sábado (23), apresentado pelo vereador blogueiro Lindomar Rodrigues que zombou de pessoas do outro grupo político, por estarem vivendo por conta própria, chegando a zombar de quem vendia mel e peixe para sobreviverem.

Zombar da falta de emprego em Acopiara é zombar da própria administração pública que não gera empregos.

É não valorizar nada e ninguém.

Parece que esse vereador blogueiro não sabe respeitar as pessoas como elas são e como ganham o pão nosso de cada dia.

Qual o problema da pessoa ganhar a vida vendendo peixe, mel, pão, carne, entre outros produtos???

Para o vereador blogueiro parece ser vergonhoso, pois zombou de pessoas que hoje vivem disso.

Claro, hoje ele é vereador e ganha muito bem e membros de sua família estão empregados na prefeitura.

Mais uma vez está mostrando quem ele é.

Realmente muita gente em Acopiara está se virando de qualquer jeito, já que as promessas de emprego do atual prefeito não foram cumpridas.

Já diz um velho ditado popular: "Quer saber quem realmente é uma pessoa, dê dinheiro e poder para a mesma."

Enquanto isso, o vereador blogueiro ganha um "gordo salário" e zomba das pessoas que humildemente tentam ganhar a vida.

Por isso quer continuar no poder e teme perder toda a mordomia que ele e mais meia dúzia de pessoas têm na atual administração.

Aqui o blog é solidário à todas as classes que foram motivo de zombarias por parte da turma que faz um programa de rádio pago pela prefeitura e esse dinheiro vem de nossos impostos pagos.

Estamos solidários aos advogados, professores, palestrantes, proprietários de lojas de confecções, frigoríficos, padarias, bares, vendedores de peixe, rifeiros, mototaxistas, vendedores de mel e produtos naturais, trabalhadores na construção civil, garçons e todas as outras classes que foram motivo de chacotas por parte do vereador blogueiro Lindomar Rodrigues e sua turma de programa de rádio.

Programa este, que fique bem claro, é pago pela prefeitura com o nosso dinheiro, ou seja, o dinheiro do contribuinte!!!

Só para encerrar o assunto, no momento em que ele zombava, disse que uma pessoa tinha colocado um bar e havia quebrado e logo após declarar isso começou a gargalhar.

Simplesmente lamentável, mas com o povo não se brinca!!!
   

Cearense conquista vaga no The Voice Kids ao cantar sucesso de Cristiano Araújo

Emocionado, Roberto Matheus disse que não esperava o resultado da audição ( Foto: Reprodução )
Cantando um sucesso de Cristiano Araújo, o cearense Roberto Matheus conquistou, neste domingo (31), uma vaga no The Voice Kids. O adolescente de 13 anos emocionou o público com a canção “Cê que sabe” e fez com que Carlinhos Brown e Ivete Sangalo virassem juntos suas cadeiras.
Após a apresentação, Brown enalteceu aafinação do cearense e disse que ele era um grande tenor em andamento. Apesar dos elogios de Carlinhos, Roberto Matheus escolheu ir para o time de Ivete.
Emocionado, Roberto Matheus disse que não esperava o resultado da audição e que foi uma surpresa dois técnicos terem virado. “Não tenho palavra para dizer, é uma emoção muito grande”, destacou. 
Fonte: Diário do Nordeste

30 romeiros ficam feridos em acidente de ônibus, em Barbalha

Foto enviada para  o WhatsApp do Diário Cariri - (85) 9.8736.2018
Foto enviada para
o WhatsApp do Diário Cariri – (85) 9.8736.2018
Ao realizar recontagem no número de vítimas, a Polícia confirmou 30 romeiros feridos após um ônibus escolar da cidade de Arapiraca (Alagoas) sofrer um problema no sistema de frenagem e colidir contra a barra de proteção lateral da rodovia CE 060, atingindo, em seguida, algumas árvores. O acidente aconteceu por volta das 20h45 de ontem (30), na ladeira do Caldas, proximidades da “curva do S”, entre os municípios de Jardim e Barbalha.
De acordo com o Sargento Francineuton, do destacamento daquele município, o motorista do ônibus de placas MNI – 8019 perdeu o controle do veículo no momento em que descia a Serra do Araripe. Ainda conforme o PM, o veículo teria sofrido uma pane no sistema de freios. “Para evitar que o ônibus caísse no despenhadeiro, o motorista manobrou para lateral, subindo em um barranco”, acrescentou.
O resgate das vítimas foi realizado por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Juazeiro do Norte, com apoio do Corpo de Bombeiros. Das 40 pessoas que seguiam no veículo, 30 ficaram feridas, entre idosos e crianças. Os acidentados foram socorridos ao Hospital Regional do Cariri, UPA de Juazeiro do Norte, Hospital São Vicente e Hospital Santo Antônio, estes dois últimos localizados na cidade de Barbalha.
A Polícia Militar divulgou a identificação de dez vítimas: José Ailton da Silva, 34 anos; Salete Maria da Conceição Firmino; José Expedito da Silva, 49 anos; José Antônio de Oliveira; José Alam Lima de Oliveira, 51 anos; Sueli Maria Araújo da Silva, 35 anos; Iracema Ferreira de Araújo Silva, 59 anos; José Barbosa Neto, 42 anos; Maria Correia Barbosa Silva, 26 anos; e Cícera Conceição Matias, 41 anos.
Ainda segundo a PM, o quadro clínico de alguns feridos inspira maiores cuidados, no entanto, nenhum deles corre risco de morte.
Romaria
O ônibus partiu da cidade de Arapiraca-AL ao meio dia de ontem com destino a Juazeiro do Norte, em um trajeto de 555 km. Os devotos participariam da Romaria de Nossa Senhora das Candeias, iniciada na última sexta-feira (29), com expectativa de atrair, até o dia do encerramento, em 02 de fevereiro, cerca de 400 mil fiéis. A festa é a terceira maior do ano em público e a considera mais bonita.
Fonte: Diário do Nordeste

ÔNIBUS COM PASSAGEIROS DA EMPRESA GUANABARA É ASSALTADO A CAMINHO DE FORTALEZA


































Fonte: MAIS FM/Iguatu 
Oito municípios do Ceará são foco de ações do Sindicato dos Professores e Servidores do Estado (Apeoc), com o objetivo de destinar valores recebidos pelas localidades exclusivamente para a Educação. Na noite da última quinta-feira, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, decidiu pelo bloqueio de 60% de verba indenizatória recebida pela Prefeitura de Fortaleza enquanto a legalidade do uso da quantia seja analisada.

As verbas correspondem a indenizações obtidas pelas prefeituras de cada local após ações judiciais contra a União, que entre 2005 e 2006 não enviou recursos suficientes referentes ao antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), hoje chamado Fundeb, de modo que as gestões locais precisaram recorrer aos Tesouros Municipais para complementar os valores destinados à pasta, conforme explicitado em lei.
Remunerações
O impasse ocorre porque a representação dos professores defende que o valor da indenização deve ser utilizado só com a Educação, sendo 60% dele direcionado à remuneração dos profissionais do magistério, enquanto as prefeituras insistem que as quantias podem ser distribuídas entre outras áreas, já que seriam uma devolução ao que foi retirado das reservas públicas.
A decisão do bloqueio de parte dos recursos obtidos por Fortaleza partiu do desembargador Élio Wanderley de Siqueira Filho. Segundo o despacho, o valor coibido deve ser utilizado para o pagamento dos professores. Conforme o Sindicato Apeoc, o valor total recebido pela Prefeitura de Fortaleza ultrapassa R$361,9 milhões.
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da assessoria de imprensa, colocou que ainda não foi notificada da decisão, portanto, não emitirá sua posição.
De acordo com o presidente do Sindicato Apeoc, Anízio Melo, comemorou a decisão, reformando que a verba deve ser utilizada exclusivamente para a Educação. "Por isso a nossa ação busca que, naquelas prefeituras, onde os recursos já estão em fase de execução, nós arguimos o Tribunal Federal para bloquear como forma de preservar os recursos", defende.
Saiba mais
Valores de indenizações recebidos do fundef
Fortaleza - R$361 milhões
Maracanaú - R$46 milhões
Aracati - R$41 milhões
Icapuí - R$14,147 mïlhões
Itapajé - R$29,338 milhões
Eusébio - R$31 milhões
Fortim - R$12,756 milhões
Itaitinga - R$24 milhões

Fonte: Diário do Nordeste

QUIXADÁ: HOMICÍDIO POR ARMA DE FOGO

Informo a Vossa Senhoria que dia 29/01/2016, por volta da 7hs recebemos informações via 190 que na rua Edwardes Mendes de Carvalho, estaria acontecendo disparos de arma de fogo, foi enviado a RD 1275, chegado no local foi encontrado já sem vida o Sr. F.H.R.S.G.O mesmo foi vitima de um individuo que chegou e efetuo cinco disparos de calibre .38 contra a vitima que veio a óbito no local acima citado, os policiais foram informado no local do homicídio que o acusado “F.M.”. Foi acionado pericia e rabecão para o local do ocorrido.  As VTRs estão fazendo diligencias no intuito de localizar e prender o acusado porem ate o momento sem êxito.

Fonte: 9º BPM de Quixadá

Zika vírus avança pelo mundo

Entre 3 e 4 milhões de pessoas devem contrair o vírus zika em 2016 no continente americano, sendo que 1,5 milhão desses casos devem ser registrados no Brasil. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas. O cálculo considera o número de infectados por dengue, doença transmitida pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti, em 2015, e a falta de imunidade da população ao vírus.

Pelo menos 22 países e territórios já confirmaram a circulação autóctone do vírus zika, desde maio de 2015, segundo a Opas. A maioria está localizada no continente americano. São eles: Brasil, Barbados, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Guiana Francesa (França), Haiti, Honduras, Martinica (França), México, Panamá, Paraguai, Porto Rico (EUA), Ilha de São Martinho (França/Holanda), Suriname, Venezuela, Ilhas Virgens (EUA), Samoa e Cabo Verde.

Além desses países, o Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) também aponta casos da doença na Bolívia, em Curaçao, na República Dominicana, em Guadalupe (França), na Nicarágua, Tailândia, em Fiji, nas Ilhas Maldivas, Nova Caledônia (França) e nas Ilhas Salomão. O órgão ainda indica que 10 países da Europa registraram casos importados de Zika: Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Itália, Portugal, Holanda, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Paulo Henrique Amorim é condenado à prisão por ofender diretor da Globo

Apresentador do "Domingo Espetacular", da Record, Paulo Henrique Amorim foi condenado a cinco meses e dez dias de prisão por ofender o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel.


Em decisão publicada nesta sexta-feira (29), o relator do caso, desembargador Edison Brandão, avaliou que Amorim está em "autêntica empreitada" contra a honra do jornalista. Segundo ele, a vontade de cometer o crime “salta nítido nos autos, ficando clara a intenção em macular a honra de Ali Kamel”.

Em seu blog jornalístico, o Conversa Afiada, Paulo Henrique acusou Ali Kamel de racismo por conta do livro "Não Somos Racistas - Uma Reação aos que Querem nos Transformar numa Nação Bicolor". Ele afirmou que o diretor da Globo "engrossa as fileiras racistas dos que bloqueiam a integração e a ascensão dos negros" e classificou no texto como uma pessoa "trevoso" - que significa uma pessoa horrível, terrível, medonha.

Para o desembargador, o apresentador "seguramente poderia exercer seu direito à crítica sem emprego de palavras demeritórias e pejorativas”. Como as ofensas foram feitas na internet, a pena foi aumentada em um terço.

A decisão ainda cabe recurso, o que Paulo Henrique Amorim deverá fazer. Não é, nem de longe, a primeira vez que ele é condenado por escritos em seu blog. Outros jornalistas da Globo já o processaram por ofensas semelhantes.


Procurada pela reportagem do "Na Telinha" para se manifestar, a assessoria da Record informou que Paulo Henrique Amorim não responde as notas de ação judicial.

Fonte: Na Telinha

ACOPIARA: PT ANUNCIA PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO

O ex-vice-prefeito de Acopiara, Tião Mandú, postou em sua página no facebook sobre lançamento de pré-candidatura a Prefeito de Acopiara pelo PT para as eleições deste ano de 2016, vejam:


sábado, 30 de janeiro de 2016

Justiça bloqueia 60% da verba do Fundef destinada a cidades no Ceará

A Justiça determinou nessa sexta-feira (29) determinou o bloqueio de 60% do valor Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) de Fortaleza e cidades da Região Metropolitana. A decisão atende ao pedido do Sindicato dos Professores e Servidores do Estado, que pede que a verba seja destinada ao magistério.
O valor bloqueado de R$ 361 mil faz parte de uma remessa devida pela União destinada a complementação do valor por aluno entre os anos de 2004 e 2006. A Prefeitura de Fortaleza, no entanto, argumenta que o valor pode ser utilizado em outras áreas, como a saúde.
O presidente do sindicato, Anízio Melo,comemorou a determinação de bloquear a verba para outros fins. "Essa é uma luta que estamos travando não só em Fortaleza, mas em vários municípios cearenses, para garantir que o recurso que é do professor e para valorização do Magistério não seja desviado", diz Anízio.
Fundef
Instituído por Emenda Constitucional de 1996, o Fundef foi implantado, nacionalmente, em 1º de janeiro de 1998, quando passou a vigorar a nova sistemática de redistribuição dos recursos destinados ao Ensino Fundamental.

Os recursos do Fundef eram provenientes de contribuição dos próprios estados e municípios, que são destinatários dos repasses realizados e responsáveis por sua execução em favor do ensino fundamental. Esse recursos eram arrecadados pela União, que "devolvia" aos estados e municípios conforme o custo por aluno.
De acordo com a legislação, um mínimo de 60% desses recursos devem ser utilizados na remuneração dos profissionais do magistério (professores no exercício da docência e técnicos das áreas de administração ou direção escolar, supervisão, orientação educacional, planejamento e inspeção escolar) em efetivo exercício no ensino fundamental público, e o restante (máximo de 40%) em outras ações de manutenção e desenvolvimento desse nível de ensino.
Segundo a lei, os recursos transferidos devem ser aplicados, pelo estado ou pelo município, na remuneração dos profissionais do Magistério (no mínimo 60%) em efetivo exercício no ensino fundamental público. Assim, todos os pagamentos devidos a título de remuneração (salários, 13º salário, um terço de férias, gratificações, etc.) desses profissionais, são custeadas com esses recursos.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

ACOPIARA: CONTINUA REPERCUTINDO EM TODO O ESTADO AMEAÇA A RADIALISTA

VEJAM MATÉRIA DESTA SEXTA-FEIRA (29) DO SITE CEARÁ AGORA DE FORTALEZA, UM DOS MAIORES DO ESTADO DO CEARÁ:




ACOPIARA: SEM OS PRINCIPAIS EXAMES

Uma informação que nos chega é que há mais de duas semanas o laboratório municipal está com os aparelhos com defeito, só realizando exames de fezes e sorologia.

Diariamente cerca de 40 pessoas voltam para casa sem realizar exames, principalmente quem mora na zona rural.

Exames de hemograma, urina e bioquímica não estão sendo feitos.

Segundo consta na informação, os aparelhos foram levados na última sexta-feira para Fortaleza e sem data para retornar.

É lamentável ter que ver diariamente dezenas de pessoas com problemas de saúde, terem que voltar para casa sem realizarem seus exames e nem expectativa de quando irão realizar.

O pior de tudo é que a maioria reside na zona rural de Acopiara, tendo que gastar dinheiro, tempo, paciência e sua saúde, para não ser atendido.

Essa é a saúde que você amigo acopiarense esperava da atual administração?

Faça uma reflexão, pois as promessas foram de melhorar a saúde em nosso município.

É este o governo que você quer para a sua amada Acopiara???  

ACOPIARA: CARNAVAL NO CLUBE SOCIAL


IPVA 2016: Termina nesta sexta-feira o prazo para pagar o imposto com desconto de 5%

Encerra nesta sexta-feira o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em cota única com desconto de 5%. Quem faz o lembrete é a Secretaria da Fazenda, adiantando que, neste ano, o contribuinte pagará em média 4,01% a menos no valor do tributo em relação a 2015.
Quem optar por não pagar em cota única, pode quitar o valor do imposto em até quatro parcelas, desde que cada uma não tenha valor inferior a R$ 50,00. A primeira tem vencimento em 23 de fevereiro e as próximas no dia 23 dos meses seguintes. O imposto pode ser pago em cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

ACOPIARA: PP SE REÚNE E CONFIRMA PRÉ-CANDIDATURA A VICE-PREFEITO

Foi realizada na tarde desta última quarta-feira (27) nas dependências do gabinete do Prefeito de Acopiara, reunião entre o mesmo e os membros do PP (Partido Progressista) de Acopiara.

Estiveram presentes na reunião o prefeito Dr.Vilmar, o líder do PP Dedé Moreira, Rubens da Ematerce, Bill, Chagas Neto, George Allan, Chiquinho, Adelzon, Ermauro, Renato e muitos outros.

Segundo informações repassadas para o blog através de um dos membros do PP que participou da reunião, o PP fechou com o Prefeito o nome do pré-candidato à vice-prefeito nas eleições de 2016.

Ficou definitivamente acertado na dita reunião que o pré-candidato a vice-prefeito será o Rubens da Ematerce, acabando assim com todas as especulações que se arrastavam por meses.

Vale destacar mais uma vez que a informação foi repassada por um membro do PP que pediu para não ser identificado.   

A pergunta que o blog faz é... E como ficam os nomes de Afrânio Luiz do PSDB e Dr.Rogério (Atual Vice-Prefeito) que também eram cotados para serem pré-candidatos à vice-prefeito nas eleições deste ano???


ACOPIARA: PRISÃO EM FLAGRANTE POR LESÃO CORPORAL A FACA

Informo a Vossa Senhoria que no dia 28.01.2016, por volta das 19h20min, a Polícia Militar, através da RD -1267 e CP-10141, composta pelos policiais: SUB TEN PM MELO, 1º SGT GABRIEL, 1º SGT TOMAZ, 3º SGT BRITO, CB SARMENTO, SD RAMON, SD LOPES E SD FREITAS, tomaram conhecimento via 190, que havia dado entrada no hospital Júlia Barreto, a pessoa de Jose Alves Bezerra, 62 anos, Aposentado, divorciado, residente no sitio Barros, distante 5 km da sede do município, zona rural de Acopiara/CE, o qual sofreu uma (1) lesão no abdômen, não correndo risco de morte. Segundo informações do irmão da vitima, houve uma confusão entre á vitima e o acusado na calçada da residência do acusado que foi identificado como sendo Juciê Pereira de Oliveira, 50 anos, residente no Sitio Barros, A CP-10141 se deslocou ate o Sitio Barros, onde o fato aconteceu e conseguiu prender o acusado e a arma utilizada na sua própria residência, onde o mesmo confessou á autoria do fato. O acusado foi conduzido ao PPM, aonde posteriormente será encaminhado a Delegacia de Policia Civil para serem realizados os procedimentos cabíveis. 

Fonte: 10º BPM de Iguatu

Lula volta a negar ser dono de triplex

O ex-presidente disse que não ocultou patrimônio e nunca escondeu relação com o tríplex no condomínio Solaris, que é alvo da Lava-Jato ( FOTO: INSTITUTO LULA )
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou novamente, ontem, ser dono do apartamento tríplex no Guarujá, que é um dos alvos da 22ª fase da Operação Lava-Jato deflagrada na quarta-feira, e denominada Triplo X.
"Adquirir cotas de uma cooperativa habitacional a prestações não significa tornar-se proprietário de um imóvel. A família de Lula poderia ter exercido o direito de compra do apartamento por seu preço final, completando o valor necessário, mas decidiu não fazê-lo", afirma o ex-presidente no Facebook.
A publicação diz ainda que "parte da imprensa insiste em ignorar essas informações em nome de uma manchete mais 'saborosa'". "O jornal A Gazeta, do Espírito Santo, por exemplo, diz que Lula 'foi dono' do apartamento. Não foi, nem é".
O foco desta etapa da operação é o condomínio Solaris, no Guarujá, no litoral paulista, onde a mulher de Lula, Marisa Letícia, chegou a ter a opção de compra da unidade 164-A. O tríplex, que moradores e funcionários do condomínio apontam como sendo de Lula, tem 297 metros quadrados e vista para o mar, com preço oscilando entre R$ 1,5 milhão e R$ 1,8 milhão.
Relatório divulgado na quarta-feira incluiu um diagrama com imóveis sob investigação do condomínio, entre eles o imóvel ligado ao ex-presidente. O documento indica que a OAS, empreiteira acusada de cartel no esquema de propinas e desvios de recursos na Petrobras, aparece hoje como proprietária do apartamento, após Marisa ter desistido do negócio, segundo o Instituto Lula. Para a PF, todos os imóveis sob investigação possuem "alto grau de suspeita quanto à sua real titularidade".
Lula já havia se manifestado na quarta-feira sobre as investigações. Segundo nota, o ex-presidente não ocultou patrimônio e nunca escondeu relação com o tríplex. O texto argumenta ainda que o petista não foi nem sequer citado na decisão do juiz federal Sergio Moro que levou à nova fase da operação da PF.
Incongruência
O conselheiro da Associação de Vítimas do Bancoop, Marcos Sergio Migliaccio, disse que Lula "mentiu" ao afirmar que comprou cotas do apartamento. Segundo ele, não existia venda de cotas no condomínio Solaris, mas sim de apartamentos. "Não existe esse papo de cota. Isso é mentira. A Bancoop vendia apartamentos, com o andar e a unidade especificados", disse.
O promotor José Carlos Blat, autor de uma acusação contra a Bancoop que tramita na Justiça, reafirma que não viu nenhum caso de compra de cotas.
Cotas é um sistema usado em consórcios, por exemplo, no qual o comprador adquire um certo bem em parcelas, e um sorteio define o bem que caberá a ele. Migliaccio diz que a Bancoop só usou o sistema de cotas até 1998, 1999.
Fonte: Diário do Nordeste

Explosão em fábrica de cerveja deixa dois mortos em Jacareí (SP)

Duas pessoas morreram e três ficaram feridas após a explosão de uma caldeira na unidade da cervejaria Heineken (Foto: Reprodução)
Dois homens morreram e outros três ficaram feridos após a explosão, na manhã desta quinta-feira (28), de uma das caldeiras da cervejaria Heineken, em Jacareí (a 84 km de São Paulo).

As vítimas eram prestadores de serviços e não tiveram os nomes revelados. Em nota, a Heineken lamentou o ocorrido e informou que está em contato com as empresas terceirizadas para auxiliar os envolvidos.

Com a força da explosão, segundo o Corpo de Bombeiros, os corpos das vítimas fatais foram arremessados para uma área da empresa vizinha.

Vídeos disponíveis na internet mostram o momento da explosão. Uma coluna de fumaça é formada na horizontal. O impacto derrubou parte de um muro da fábrica e árvores próximas, mas não houve incêndio.

Dos três feridos, o caso mais grave é de uma vítima que teve 80% do corpo queimado, segundo os bombeiros. Ela foi encontrada próxima à caldeira e encaminhada a um hospital da região no helicóptero da Polícia Militar.

Os outros dois feridos tiveram queimaduras leves, foram atendidos na própria empresa e depois encaminhado para um hospital.

O tenente do Corpo de Bombeiros João Bosco dos Santos Júnior afirmou que a empresa tinha o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e realizava manutenção constante nas três caldeiras existentes na fábrica.

Ainda não se sabe o que causou a explosão. A perícia da Polícia Civil compareceu ao local e a Heineken informou que apura as possíveis causas do acidente. As atividades na fábrica foram suspensas e os funcionários, liberados.

Fonte: Folha.com

Policial baleado em ônibus em Fortaleza tem morte cerebral

José Eudes da Silva Monte tinha tinha 46 anos e era lotado no 17º BPM (Foto: Arquivo Pessoal/Família do Sargento Monte)
O sargento da Polícia Militar (PM) José Eudes da Silva Monte teve morte cerebral confirmada na manhã desta quinta-feira, 28. Ele estava internado desde terça-feira 26, no Instituto Dr. José Frota (IJF), quando foi atingido por dois tiros em um ônibus, no cruzamento das avenidas A e B, no bairro Conjunto Ceará.

O policial tinha 46 anos e era lotado no 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), no bairro Conjunto Ceará. Conforme o cunhado do sargento, Flávio Holanda, José Eudes estava na corporação há 25 anos e nunca havia passado por processo administrativo. O sargento Monte deixa dois filhos, de 19 e 16 anos, e uma esposa com quem estava casado há 20 anos.

Esta foi a terceira morte de um policial militar em 2016. Antes de José Eudes, foram mortos o subtenente Benedito Gomes Assunção, em Juazeiro do Norte; e o soldado Hudson Danilo Lima de Oliveira, em Jaguaretama.

Prisão de suspeitos

Ainda desta quinta-feira, 27, três pessoas foram presas suspeitas de participar da ação que resultou na morte do sargento Monte. Além delas, foi preso um quarto integrante do grupo, que teria dado apoio ao crime em um carro modelo Chevrolet Celta, de cor preta.

As prisões se deram em uma força-tarefa coordenada pelo delegado Pedro Viana, titular do 12º Distrito Policial (12º DP). Raquel Rodrigues Lima, 19, — que já responde por adulteração de sinal identificador de veículo automotor — e Rogério dos Santos Rocha, 19 — sem antecedentes criminais — foram presos em um condomínio na rua Guararema, no bairro Granja Lisboa.

Raimundo Nonato de Sousa Barroso, 27, foi preso em seguida. Segundo as investigações, ele dirigia o carro Celta que serviu de fuga ao trio. Ele já responde por roubo, crime de trânsito e contravenção penal, além de estar com um mandado de prisão em aberto.

À noite, foi preso Cristian Nilton Nascimento da Silva, de 20 anos, no bairro Jurema, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). Ele é apontado como o autor dos tiros que vitimaram o sargento Monte. A mãe de Cristian teria denunciado o filho à polícia, após reconhecer o filho nas imagens de câmeras de vigilância do ônibus em que ocorreu a ação.

O crime

O sargento Monte foi atingido em um ônibus da linha Conjunto Ceará/Antônio Bezerra II. no momento em que o veículo estava nas proximidades do cruzamento das avenidas A e D, no bairro Conjunto Ceará. Conforme o coronel Nascimento, responsável pela Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2), o trio subiu no ônibus no terminal de Antônio Bezerra, enquanto o policial, na avenida Mister Hull.

O sargento Monte, conforme o relato, notou que Raquel estava passando uma arma a Rogério e tentou impedir. Ao fazer isso, foi atingido por dois tiros, no queixo e no olho, por Cristian, apurou a polícia. 

Fonte: O Povo