Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

COPA DO BRASIL: Edição de 2017 terá mudanças

Dos 16 clubes que estarão nas oitavas de final da Copa do Brasil 11 serão definidos previamente e chegarão até lá sem precisar jogar. Enquanto isso, 80 times vão disputar as cinco vagas restantes. O formato da competição foi divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quinta-feira, beneficiando os campeões da Copa Verde, da Copa do Nordeste e da Série B.
Esses três times terão vaga assegurada nas oitavas de final. Foi a forma que a CBF encontrou de dar uma espécie de prêmio de consolação a Paysandu e Santa Cruz, que, campeões da Copa Verde e da Copa do Nordeste este ano, haviam recebido a garantia de que jogariam a Copa Sul-Americana do ano que vem e a perderam após mudanças da Conmebol.
Jogo único
Para que os 80 times restantes disputem as cinco vagas abertas nas oitavas de final, eles terão que passar por quatro fases. As duas primeiras mudaram de formato e serão em jogo único.
Na primeira, os times mais bem ranqueados visitam os que aparecem mais abaixo no ranking da CBF. Os mandantes têm a obrigação de vencer, uma vez que os visitantes jogam com a vantagem do empate.
Na segunda fase, o mando de campo será decidido por sorteio, avançando quem vencer. Não está dito como será decidido o vencedor em caso de empate no tempo normal. A terceira fase já acontece em ida e volta, como de costume. Até aqui, os confrontos seguem o diagrama definido por sorteio antes do início.
Já na quarta fase, a última antes das oitavas, os cinco confrontos serão definidos por sorteio posterior. A competição segue neste formato até a final.

Fonte: Diário do Nordeste