sábado, 31 de outubro de 2015

UM GRITO NA ESCURIDÃO

CONSIDERAÇÕES SOBRE A BAJULAÇÃO, PUXA SAQUISMO E A BABAÇÃO!

Os biógrafos de grandes homens afirmam com muita veracidade que “por trás de um grande homem, está sempre uma grande mulher”.

Na maioria dos casos, esta afirmação se confirma com muita nitidez, em outros não.

Mas retornando ao assunto, tema deste artigo, nós podemos afirmar, sem medo de errar que “em torno de pessoas importantes ou que  se destacaram por quaisquer motivo em uma comunidade, circulam em seu redor um batalhão de bajuladores e puxa-sacos”. Qual é a diferença entre os dois? O bajulador e o puxa-saco.

Muitas vezes, eles se confundem. Existe uma pequena diferença. Muito tênue. Tão pequena, que muitas vezes se torna invisível a olho nu. Senão  vejamos!

O bajulador é aquele que só tem palavras de elogios para com o seu chefe.Esquece até em casos que o seu chefe não merece o elogio. Geralmente o bajulador não tem vínculos de trabalho empregatício. Com o chefe. Ele é muito sutil. Um dia, não muito distante eu serei recompensado pelo o meu trabalho. É assim que pensa e planeja o bajulador.

Já o puxa-saco geralmente tem um vínculo de trabalho. Na maioria dos casos ele é funcionário do chefe que ele ama e puxa o saco com tanto afinco. Ele tem um grande respeito pelo o seu chefe. Ele o defende em todas as situações, mesmo quando o chefe está errado. Pra ele o chefe sempre ta certo. O chefe é o dono da verdade, em todas as situações.

Contudo existe o puxa-saco sem vínculo de emprego. É aquele puxa-saco na esperança de dentro em breve arranjar um emprego e só assim, com mais razão, fazer jus ao seu papel de puxa-saco.

Como vocês podem observar, é quase imperceptível a diferença entre um e outro. Todavia os dois se completam na tarefa de prejudicar o chefe.

O parecer, a opinião do bajulador e do puxa-saco é uma só. O chefe sempre está certo, o chefe não erra. O pensamento do chefe é o correto e ninguém pode dizer o contrário sob pena de contrariar o chefe.

E aqui vai o conselho de alguém que viveu muito e aprendeu, que na hora de tomar decisões, senhores chefes, se afastem dos falsos amigos, bajuladores e puxa-sacos, por uma distância mínima de mil metros.

Ao tomar decisões se acerque de amigos verdadeiros para aconselhamento. Amigos verdadeiros são aqueles que lhes contraria, são aqueles que tem a coragem de lhes dizer a verdade quando você está errado e lhes apóiam quando você está certo.

Amigos verdadeiros não dizem amém a tudo que o chefe pensa. Amigos verdadeiros discordam, porque sabem que o ser humano, todos são passíveis de erros e falhas e portanto não permite um amigo cair no buraco, simplesmente pelo fato de não querer discordar ou contrariar o mesmo.

Existe uma outra figura pitoresca que também rodeia os chefes. É a figura do babão. O babão é o mesmo puxa-saco, só que um puxa-saco mais sofisticado e com maestria, ele consegue desempenhar o seu trabalho e o seu papel com perfeição na sociedade. Ele é tão cuidadoso que” baba um ovo sem melar o outro”. Se por um acaso derem um tiro nas partes baixas do chefe, com certeza a bala acertará os dentes do babão que estiver de plantão, porque são muitos babões para cada chefe, daí porque tem que haver um escalonamento para os babões exercerem sua profissão satisfatoriamente. Um ou dois babões ao mesmo tempo, o chefe suporta sem reclamar e até com alegria.

Todavia o acúmulo de vários babões ao mesmo tempo não tem chefe que aguente e passa a perder a paciência que Deus lhe deu.

Portanto senhores chefes, se vocês tem dificuldades, tem problemas e quer se livrar de alguns destes personagens indigestos ou intragáveis me procurem que tenho algumas receitas milagrosas, verdadeiros repelentes contra babões, bajuladores e puxa-sacos. Se por acaso, alguém se chatear com o que escrevo, por favor desconsidere e não demonstre, pois se assim o fizer, você assume e confessa fazer parte desta estranha confraria.

Até o próximo “GRITO NA ESCURIDÃO”, Se Deus quiser.

Por Róbson Diniz
  


ACOPIARA: APREENSÂO DE VEÌCULO

Informo a Vossa Senhoria que dia 30/10/2015, por volta das 23h40min, a composição da CP-10141, durante um patrulhamento pela Vila Esperança, visualizou próximo ao posto de gasolina duas motocicletas abandonadas em um matagal. A primeira motocicleta se tratava de uma HONDA / NXR 125 BROZ, de cor vermelha, ano 2004 e placa HYA-4350. A segunda motocicleta tratava-se de uma HONDA/CG-125 FAN, de cor vermelha, com placa adulterada. As motocicletas foram conduzidas ao PPM de Acopiara-CE, onde posteriormente serão apresentadas a autoridade competente.

Fonte: 10º BPM de Iguatu

SENADOR POMPEU: HOMICÍDIO (INTERNO DA CADEIA PUBLICA LOCAL)

Informo a Vossa Senhoria que no dia 30/10/2015 por volta das 11h30, este Copom recebeu um chamado via radio da cadeia publica local informando que os detentos daquela unidade estariam se rebelando, a CP 1161 deslocou-se de imediato para o local, e este COPOM solicitou de imediato o a apoio da cidade de Milhã, que fica mais próximo desta sede PM. O PM  que se encontrava de serviço naquela unidade prisional observou que a movimentação naquela cadeia teria se acalmado, então os agentes penitenciários juntamente com os PM’s que já se encontravam no local adentraram nas dependências da cadeia e os presos foram orientados a entrarem em suas devidas celas, então foi constatado que um detento foi morto pelos os outros detentos, a pancadas e ponta pés, a vitima estava em uma celas isolado dos demais aguardando transferência, os detentos arrombaram a cela e trouxeram a vitima até o pátio principal onde a executaram. Nenhum dos detentos assumiu até o presente a autoria do homicídio.

Fonte: 9º BPM de Quixadá

Funcionário da Prefeitura de Baturité acusado de ameaça e agressão

O repórter e comentarista político John Wesley Monteiro, da rádio Plus FM de Baturité, registrou na última quinta-feira (29) Boletim de Ocorrência (BO), onde denunciou ter sido ameaçado pelo motorista do prefeito Bosco Cigano.
Segundo a denúncia, John estava na Praça da Matriz acompanhando evento realizado pela Prefeitura Municipal, quando foi abordado pelo motorista próximo ao palco do evento.
"Se eu soubesse que você estava tirando fotos do prefeito, teria quebrado sua cara, você respeite o sr. Bosco Cigano se não lhe dou uma pisa", ameaçou o motorista.

Fonte: Ceará News 7

ACOPIARA: MISSAS DE FINADOS


Mulher é baleada e amante morto após serem flagrados no quintal de casa

Reprodução/TV Jornal
Um homem baleou a mulher e matou o amante dela depois de flagrar os dois no quintal de casa, na Vila Sotave, em Jaboatão dos Guararapes, na madrugada desta quinta-feira (29). De acordo com informações repassadas para a polícia, o casal estava dormindo com os filhos quando o metalúrgico Anderson Miranda, 35 anos, mandou uma mensagem para se encontrar com a dona de casa, identificada como Isabel. Os dois estavam na parte de trás do imóvel quando o mestre de obras, conhecido como Lafaiete, levantou e flagrou a cena.

Os vizinhos contaram que foram acordados com os disparos e o choro das crianças. O metalúrgico morreu no local e a mulher socorrida por familiares para o Hospital Dom Helder. A força-tarefa do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) chegou ao imóvel, localizado na Rua Maranata, por volta das 10 horas.

O homem morto morava três casas depois de onde o crime aconteceu. Anderson Miranda era casado e tinha um filho. Ninguém da família quis falar sobre o caso, mas vizinhos contaram que não desconfiavam dessa relação extraconjugal. A mulher baleada na perna continua internada. As crianças do casal estão com os familiares e o suspeito do crime ainda não foi encontrado pela polícia.


Fonte: UOL Notícias

Sete vereadores de Mombaça e Redenção estão na mira do TRE

TRE-CE-pleno-2015
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará recebeu, nesta quinta-feira, 29/10, sete Representações ajuizadas pelo Ministério Público Eleitoral, que requerem a perda de mandato de vereadores dos municípios de Mombaça e Redenção, por infidelidade partidária. O presidente do TRE-CE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, já autorizou a distribuição automática dos processos, que ficarão sob a relatoria do juiz Antônio Sales de Oliveira, membro do Pleno do Tribunal.

Seis vereadores de Mombaça trocaram o PSD pelo PMDB, e, em Redenção, uma vereadora desfiliou-se do PSD e foi para o PR. Os vereadores representados foram Wanderley Cavalcante, Fernando Antônio Alves de Alencar, José Ronaldo Marques, Francisco Iranildo Marques Araújo, Rocky Almeida Siqueira e Antônio José do Ó Marques, de Mombaça, e Francisca Domingos do Nascimento Souza, de Redenção.
Fonte: Ceará Agora

Coelce corta energia de prefeituras por falta de pagamento

Em nota encaminhada aos veículos de comunicação no início da noite desta sexta-feira, 30, a Companhia Energética do Ceará (Coelce), informa o corte de energia em 10 unidades administrativas das prefeituras de Baturité, Pacajus, Capistrano e Mulungu.
De acordo com a Companhia o corte ocorreu por falta de pagamento de faturas por parte dos municípios. A empresa afirma ter tomado a decisão após tentar “negociar o débito em várias ocasiões”.

Prefeitura de Quixeramobim resolve fechar o Hospital Pontes Neto

Hospital Pontes Neto
A Prefeitura Municipal de Quixeramobim decidiu fechar o Hospital Regional Pontes Neto. Aquela unidade hospitalar tem um custeio mensal de R$ 2 milhões. Segundo o prefeito Cirilo Pimenta (PDT), a prefeitura não tem mais condições de manter o funcionamento do Hospital, que é regional e atende pacientes de todos os municípios do Sertão Central.

O prefeito quixeramobiense observa que o Governo do Estado contribui mensalmente com R$ 230 mil, ou seja, 10,3% do total de investimento mensal naquela unidade. “O hospital atende mensalmente, em média, 9 mil pessoas, sendo que apenas 50% são de Quixeramobim. Portanto, a prefeitura não tem mais condições financeiras de arcar com todo o custo mensal, praticamente sozinha. Nem sequer recursos temos para a compra de medicamentos”, destacou.
Devido à crise financeira atual, o Hospital também está em atraso com fornecedores, com isso já faltam materiais de consumo. O governo do Estado, apesar de ter prometido aumentar o percentual repassado para o Hospital, até o presente momento não cumpriu o acertado. Foi construído em Quixeramobim o Hospital Regional do Sertão Central pelo Governo do Estado, mas até agora o equipamento não entrou em funcionamento.
Fonte: Ceará Agora

Disputa pela água do Açude Trussu

A exemplo de outros reservatórios, as águas do Açude Trussu viraram motivo de disputa entre produtores e a população em geral ( FOTO: HONÓRIO BARBOSA )
Iguatu. A disputa por água traduz-se numa verdadeira guerra e esse conflito chegou a esta cidade, na região Centro-Sul do Ceará. Um dia depois da reunião da Comissão Gestora do Açude Trussu decidir por votação reduzir a vazão de água de 800 litros por segundo para 200 l/s, produtores rurais convocaram uma reunião extraordinária para tentar rever a decisão anterior.
Na última reunião sobre a locação de água do Açude Trussu ficou decidido que a vazão poderia ser de até 800 litros por segundo, mas a partir de 1º de janeiro de 2016 seria reduzida para 200 l/s. Agora os produtores querem os meses de novembro e dezembro para se adaptar.
"Vamos reduzir área de cultivo irrigado de culturas perenes e o número de bovinos", disse o produtor, José Mauro Linhares.
Segundo dados da Cogerh, o reservatório chegará com 20,7% de sua capacidade em 1º de janeiro de 2016, caso seja mantida uma vazão de 200 litros por segundo; e ao nível de 20% com liberação de 500 litros por segundo. "Esses dados estão corretos, somos uma empresa transparente, séria", disse Raimundo Lauro Nogueira Filho, gerente regional da Cogerh.
O agrônomo e presidente da ONG Rio Jaguaribe, Paulo Maciel, foi um dos que defenderam a proposta de vazão mínima, 200 l/s, que venceu por 11 votos a 9, na reunião da Comissão Gestora da barragem, na última quinta-feira.
Fonte: Diário do Nordeste

MP ajuíza ação contra o prefeito de Iguatu


Aderilo Antunes Alcântara Filho (Foto: Reprodução/ Ceará News 7)
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em Iguatu, ajuizou nessa quarta-feira (28), uma ação de execução contra o prefeito de Iguatu, Aderilo Antunes Alcântara Filho. Na ação o MPCE pede condenação com multa pessoal de R$ 238 mil ao prefeito, por descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com a Promotoria de Justiça.

O prefeito Aderilo é acusado de repassar pagamento de contrapartida do Município ao passar a administração do Hospital Regional Dr. Manoel Batista de Oliveira para a Sociedade Beneficente São Camilo. Segundo os promotores Fernando Antônio Martins de Miranda, Fábio Vinícius Ottoni Ferreira e Flávio Côrte Pinheiro de Sousa, em 2013, na transferência o Município, além de não executar o pagamento da contrapartida, depois deixou de pagar as parcelas, acertadas através do TAC.

O prefeito é acusado, ainda, de descumprir outras cláusulas do convênio com a Sociedade Beneficente São Camilo, entre elas, o repasse mensal e regular da contrapartida do Município no valor mensal de R$ 575.000,00. Pelo atraso nos repasses, a pena de multa pessoal diária no valor de R$ 2 mil.

Segundo o MPCE, foram realizadas várias audiências com o gestor municipal, porém, todas sem resultados práticos. O prefeito Aderilo não apresentou, sequer, uma proposta para solução e pagamento do débito referente aos serviços prestados no Hospital Regional de Iguatu pela referida Sociedade Beneficente São Camilo.

Segundo a denúncia, desde junho de 2015, o Município de Iguatu passou a descumprir o TAC firmado com o Ministério Público. Do mês de junho restam do valor, a contrapartida de R$ 325.000,00. Ainda, segundo documentos apresentados de até este mês de outubro, nenhum valor foi repassado a entidade camiliana. Para o MP, a falta de pagamento pelo Município, comprometeu a gestão financeira do Hospital Regional.

Seca no Brasil é pior do que se pensava, segundo Nasa

Vista parcial do sistema Cantareira em Nazaré Paulista, interior de SP, em janeiro. O Sudeste perde 56 trilhões de água por ano ( FOTO: REUTERS/ROOSEVELT CASSIO )
Toronto. Novos dados de satélite mostram que a seca no Brasil é pior do que se pensava, com o Sudeste perdendo 56 trilhões de litros de água em cada um dos últimos três anos, disse ontem um cientista da agência espacial dos Estados Unidos (Nasa).
A pior seca do País nos últimos 35 anos também tem levado o Nordeste brasileiro, região maior, mas menos povoada, a perder 49 trilhões de litros de água a cada ano nos últimos três anos, comparando com os níveis normais, afirmou o hidrólogo da Nasa, Augusto Getirana.
Segundo ele, por outro lado, os brasileiros estão conscientes da seca, dado o racionamento de água, blecautes e reservatórios vazios em partes do País. Este é o primeiro estudo que documenta exatamente a quantidade de água que tem desaparecido dos lençóis de água e reservatórios.
"É muito maior do que eu imaginava", disse. "Com as mudanças climáticas, isso vai acontecer com mais e mais frequência", acrescentou.
A pesquisa, publicada no Journal of Hydrometeorology, tem como base 13 anos de informações dos satélites Recuperação da Gravidade e Experimento Climático (Grace, na sigla em inglês) da Nasa, que circulam a Terra detectando mudanças no campo de gravidade causadas pelos movimentos da água no planeta.
O País não tem uma falta de água absoluta, afirmou o pesquisador. O problema é que as regiões muito povoadas, particularmente o Sudeste, dependem de aquíferos e reservatórios locais, que não estão sendo reabastecidos devido à seca.
Os dados não permitem previsões de quanto tempo a seca vai durar, mas, segundo o pesquisador, os níveis de água continuaram a cair nos últimos meses.
Temperatura
Um relatório divulgado pelas Nações Unidas ontem mostra que, com as 119 metas de redução de gases estufa apresentadas por 146 países e pela União Europeia, que participarão da Conferência de Paris no fim do ano, a temperatura do planeta subirá 2,7°C até 2100.
O número é apresentado com certo otimismo pela Convenção do Clima da ONU, já que está abaixo do aumento de 4ºC ou 5ºC projetado antes da apresentação das chamadas INDCs (contribuição pretendida nacionalmente determinada, em inglês).
No entanto, está acima do compromisso de um aumento de 2ºC que se esperava obter na 21ª conferência global da ONU sobre o clima, que tem início em 30 de novembro. Os 2°C são considerados o limite aceitável para evitar um cenário catastrófico de elevação do nível dos oceanos, inundações e estiagens.
Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Estagiária da Caixa é apreendida com 62 cartões do Bolsa Família

Cartões do Bolsa Família foram encontrados com a estagiária / Foto: Reprodução/TV Jornal.
Cartões do Bolsa Família foram encontrados com a estagiária Foto: Reprodução/TV Jornal.


Uma estagiária da Caixa Econômica Federal (CEF) foi apreendida por suspeita de desviar dinheiro do Bolsa Família e de funcionários do banco, em Bezerros, no Agreste de Pernambuco. Segundo investigações da Polícia Federal, a jovem transferia o dinheiro dos cartões para a conta de um primo.

Com a adolescente, foram encontrados comprovantes de saques, 62 cartões do Bolsa Família e 12 cartões de contas de clientes. A estagiária e o primo de 18 anos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Caruaru, que investiga o caso.


De acordo com o delegado Humberto Pimentel, a fraude foi descoberta após funcionários desconfiarem de saques nas contas da estagiária e do primo dela. "Os funcionários os viram tirando dinheiro. Um dos valores transferido foi de R$ 25 mil. A quantia total do esquema ainda não foi confirmada pela Caixa, que deve realizar um levantamento do dinheiro roubado”, explicou.

A adolescente foi ouvida e liberada. Ela deverá prestar novo depoimento ainda esta semana. O primo continua preso e ficará à disposição da Justiça.

Fonte: UOL Notícias

Motorista 'enterra' policial com pedras para escapar de multa


Um motorista de caminhão chinês literalmente 'enterrou' um policial por se recusar a parar para que o agente pudesse verificar o veículo. Segundo testemunhas, o homem jogou uma boa quantidade de cascalho em cima do policial e depois tentou fugir. As informações são do Mail Online.

A cena foi filmada pelo colega do agente em uma construção em Haikou, capital do estado de Hainan. No momento em que o policial pede para saber quanto cascalho o caminhão transportava, o motorista abre o trinco e despeja uma quantidade enorme de pedras no agente. Em pouco segundos, mais da metade de seu corpo já estava coberto com o material.

Apesar de tentar fugir, o homem foi preso pouco tempo depois e indiciado por agressão a um policial e dirigir com um caminhão sobrecarregado.

ACOPIARA: TEM QUE PROVAR QUE ESTÁ DEPOSITADO

A população de Acopiara espera que o Prefeito divulgue em blogs, redes sociais e rádios, todos os extratos mensais de seus salários que estão sendo depositados para, segundo ele, fazer a reforma no prédio do Hospital Geral de Acopiara, que há cerca de três anos, em campanha eleitoral, o mesmo prometeu reabrir.

A população pede urgente que o mesmo prove que este dinheiro está em caixa.

O Vereador Blogueiro Lindomar Rodrigues, divulgou que o Prefeito recebia o salário como Gestor Municipal, só que o Prefeito em emissora de rádio, disse receber o salário de médico da Prefeitura de Fortaleza, pois é funcionário de lá.

Já começa a haver uma contradição, uma controvérsia de informações, pois um diz que é salário de Prefeito e o outro diz que é de médico!!!

Senhor Prefeito, queremos ver todos os extratos desde o mês de janeiro de 2013 até hoje.  

Flamengo multa e afasta quinteto presente em festa com mulheres e bebidas


Imagem 1/7: Everton, Alan Patrick, Paulinho, Pará e Marcelo Cirino foram afastados e multados pela diretoria do Flamengo após festa com mulheres e bebidas. (Foto: Divulgação/ Flamengo)
O Flamengo tomou rápida decisão e anunciou na noite desta quarta-feira (28) os afastamentos dos cinco jogadores que participaram de uma festa na última terça-feira (27). Alan Patrick, Everton, Marcelo Cirino, Pará e Paulinho também foram multados pela diretoria.

"Estamos diante de um fato público envolvendo cinco atletas do Flamengo e que foi divulgado pela imprensa. Após tomar conhecimento dos fatos, convocamos os jogadores. Eles serão multados e afastados por tempo indeterminado para avaliação da diretoria e da comissão técnica", afirmou o diretor geral Fred Luz.

O quinteto treinará em horário diferente do elenco principal. Eles estiveram no "evento" realizado em uma casa no bairro de Vargem Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Além da presença de mulheres, os jogadores abusaram do consumo de bebidas alcoólicas de acordo com relatos nas redes sociais e mensagens compartilhadas através do aplicativo WhatsApp.

Os dirigentes não esconderam a irritação assim que tomaram conhecimento do caso. O treino desta manhã foi fechado aos jornalistas e o diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano comandou a reunião com os jogadores.

O fato de os atletas ignorarem a má fase do Rubro-negro com a chance praticamente nula de obter uma vaga no G-4 do Campeonato Brasileiro deixou os cartolas inconformados e resultou na punição anunciada.

Fonte: UOL Esporte

Polícia Civil do Ceará declara estado de greve


Categoria votou a favor do estado de greve em assembleia geral, após reunião com o Governo do Estado (Foto: Divulgação)
A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) decretou estado de greve na noite desta quinta-feira (29). A decisão foi tomada após reunião com o Governo do Estado e assembleia geral da categoria.

Os policiais reivindicam reestruturação salarial com adequação para profissionais de ensino superior.

“A reunião foi difícil e o Governo não apresentou contraproposta, apenas o calendário”, disse o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpol-CE), Gustavo Simplício em entrevista para a repórter Sara Oliveira do Jornal O Povo . O decreto segue até o dia 5 de dezembro, quando as negociações devem ser finalizadas, conforme ata assinada na reunião.

Durante este período, a categoria deve realizar manifestações, carreatas, visitas em delegacias e panfletagem. De acordo com o presidente do sindicato, o objetivo é “mostrar à sociedade a importância da Polícia Civil”.

Não haverá paralisação até que o prazo de negociação seja atingido. Após o dia 5, caso o Estado não tenha apresentado valor específico, a greve será decretada.
Fonte: Site Miséria

Polícia investiga golpes contra o seguro DPVAT no Ceará


Segundo o titular da DADT, César Wagner, todos os casos investigados serão encaminhados à CPI do seguro obrigatório, na Assembleia (Foto: Mauri Melo/O Povo)
A Polícia Civil está investigando uma série de fraudes ao seguro sobre Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o DPVAT, no Ceará. São casos diversos de pessoas que tentam usurpar o benefício, com o auxílio de falsos corretores que oferecem vantagens em troca de parte do benefício. Resultado das investigações será enviado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que foi aberta na Assembleia Legislativa para apurar as irregularidades no Estado.

Entre os golpes descobertos pela Delegacia de Acidentes e Delitos de Trânsito (DADT), chamou a atenção o caso de um homem de 53 anos, que morreu em junho de 2014. Na ocasião, duas filhas dele informaram à Polícia Civil que o homem havia sido vítima de um atropelamento, na BR-116, próximo a Aerolândia. Entretanto, após as investigações, os policiais descobriram que, na verdade, o homem falecera após cair de uma rede.

“Nesse tipo de caso, solicitamos diversos documentos, inclusive o laudo cadavérico. E nele não constavam lesões compatíveis com ato de violência que pudesse ser apontada como agente causador da morte”, disse o titular da DADT, César Wagner. Segundo ele, Vanessa Gomes de Oliveira, 33, e Ivoneide Gomes de Oliveira, 34, teriam sido aliciadas por uma mulher identificada como Juliana Késsia da Silva, 28, que seria corretora autônoma.

César Wagner contou que Juliana teria procurado as irmãs por conta de um acidente que o homem havia sofrido, de fato, noutro local, dias antes de sua morte. Juliana teria tido acesso aos dados da vítima, como nome e endereço, no Frotinha da Parangaba. Ela pretendia intermediar um pedido de seguro por lesão corporal. Contudo, neste intervalo, houve o acidente doméstico.

“Foi aí que ela sugeriu o pedido do seguro de morte por acidente de trânsito. E as irmãs aceitaram. Elas realmente foram aliciadas por essa mulher, mas sabiam o que faziam. Ambas confessaram e inclusive colaboraram com a investigação”, afirmou, ao destacar que um sobrinho da vítima contou que ele era alcoólatra e estava sozinho em casa quando sofreu a queda. As três mulheres foram autuadas por estelionato.

CPI

O delegado não informou quantos casos do tipo estão sendo investigados. Entretanto, ele enfatizou que são várias ocorrências e que elas são descobertas por amostragem, já que a delegacia não tem efetivo suficiente para avaliar caso a caso. Segundo ele, todas elas serão comunicadas à CPI do seguro obrigatório na AL. Na tarde da última quarta-feira, 28, O POVO tentou ouvir o relator da comissão, deputado Fernando Hugo (SD), para saber do andamento da CPI. O celular do parlamentar, porém, estava desligado.

Fonte: O Povo

Camilo autoriza construção de adutora e 180 poços no Interior do Estado

Cedro receberá uma adutora
Cedro receberá uma adutora
Municípios que estão com situação de emergência decretada serão beneficiados com mais 180 novos poços e a cidade do Cedro, na Região Centro-Sul, vai ganhar também uma adutora de montagem rápida (AMR), todos os equipamentos a serem construídos pelo Governo do Estado do Ceará.
A autorização para a execução da adutora foi dada nesta quinta-feira (29) pelo governador Camilo Santana, que também enviou para publicação no Diário Oficial do Estado a dispensa de licitação para a implantação dos poços, anunciada na semana passada. Os assuntos foram tema da reunião semanal do Comitê de Monitoramento da Situação do Semiárido Cearense, que aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, comandada pelo secretário-chefe de gabinete do governador, Élcio Batista. Os encontros também são monitorados pelo governador Camilo, que participa do evento uma vez por mês.
Esse acompanhamento semanal que nós fazemos junto aos gestores e técnicos dos órgãos do sistema hídrico do Estado nos garante, em tempo real, um diagnóstico das comunidades que mais necessitam de atenção para a questão do abastecimento de água. Foi dessa forma que chegamos à lista das sedes urbanas e distritos que precisam da construção de novos poços com mais urgência. Já no município do Cedro, nós detectamos que a situação realmente é mais delicada e precisa de um investimento maior para aproveitar o recurso hídrico que já existe no açude”, explicou Élcio.
O processo de contratação das empresas para a construção dos poços se dará por dispensa de licitação, devido à urgência na necessidade de atendimento à população. “Hoje o Governo do Estado está investindo para garantir que não falte água para abastecimento humano. É essencial que as prefeituras, os moradores de cada município e das zonas rurais também assumam a responsabilidade na manutenção dessa rede de abastecimento que estamos implantando. Tanto agora no período em que a escassez de água está castigando as comunidades, como também quando as chuvas caírem. É preciso que os municípios não esqueçam esses poços e os mantenham, como uma grande estrutura construída pelo Governo que faz parte do nosso sistema hídrico”, alertou o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.
Entre as cidades mais afetadas pela escassez hídrica, foram discutidas as situações de Milhã, no Sertão Central, e Parambu, no Sertão dos Inhamuns. Ficou definido que uma máquina deve iniciar a perfuração em busca de água em Milhã em uma semana e a Operação Carro-Pipa deve iniciar o atendimento em Parambu no dia 20 de novembro.
Atas de registro de preço
O Governo do Estado também anunciou que irá realizar pregões eletrônicos para cinco novas atas de registro de preço, por meio da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), que facilitarão o trabalho de implantação de sistemas de abastecimento no próximo ano. Serão contratados serviços de construção e instalação de poços em diversos terrenos; de instalação de chafarizes e dessalinizadores; e de comboios de caminhões e máquinas perfuratrizes para a construção dos poços.
Os pregões serão realizados nos dias 4 e 11 de novembro. Essa modalidade de compra de produtos e serviços acontece na forma de um leilão pela internet, em que a empresa que oferecer o melhor preço ganha o direito de se tornar fornecedora de quem realizou o pregão. Outros órgãos públicos, das mais diversas esferas, podem aderir a ao certame e contratar esses serviços ou produtos pelos próximos dois anos, mediante o pagamento dos valores registrados nas atas.
Plano Estadual de Convivência com a Seca
Todas as ações do Governo do Estado estão no Plano Estadual de Convivência com a Seca, apresentado pelo governador Camilo Santana em fevereiro deste ano. Em março, o governador deu pontapé inicial a novas ações, garantindo uma economia de R$ 4,4 milhões, ao realizar um leilão reverso na Assembleia Legislativa para a contratação de seis empresas que estão construindo sistemas simplificados de abastecimento de água no Ceará. Em julho, foi a vez das adutoras de montagem rápida.
Camilo Santana novamente comandou pessoalmente um leilão reverso, desta vez em Quixeramobim, em que foi contratada a construção dos equipamentos para garantir o abastecimento das sedes municipais de Quixeramobim, Ibicuitinga, Independência e Arneiroz, beneficiando cerca de 104 mil pessoas.
Os recursos para essas obras vieram do pacote de R$ 164 milhões anunciados pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em junho, em visita ao Estado. Ainda dentro das ações, foram liberados cerca de R$ 21 milhões no reforço à Operação Carro-Pipa e outros R$ 94 milhões para a implantação de sistemas de abastecimento de água para 30.500 habitantes de 64 comunidades rurais cearenses situadas ao longo Eixo Norte do Canal de Integração do Rio São Francisco, captando água do próprio Canal.
Fonte: Governo do Estado

Pesquisa: Datafolha aponta que 45% dos deputados querem renúncia de Eduardo Cunha

Levantamento divulgado nesta sexta-feira (30) mostra que, entre 325 deputados, 45% defendem a renúncia do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Segundo a pesquisa Datafolha, para 25% dos parlamentares, Cunha deve ficar no cargo e 30% não se posicionaram.
O levantamento ouviu 63% dos deputados, entre os dias 19 e 28 de outubro, e revela ainda que o cuidado em relação ao tema fica evidente quando eles são confrontados com a hipóteses de ter de votar pela cassação de Cunha. Mais da metade (52%) não se posicionou nessa questão. Pouco mais de um terço (35%) disse que votaria a favor da cassação do pemedebista. 
IMPEACHMENT DE DILMA
O Datafolha também investigou as opiniões de deputados e senadores a respeito da possibilidade de um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.
Os resultados sugerem que nem a oposição nem o governo teriam garantidos os votos necessários para decidir a abertura de um processo de afastamento da petista se a questão fosse levada ao plenário da Câmara.
Entre os deputados que aceitaram participar da consulta, 39% disseram que votarão a favor da abertura do processo se a questão for levada ao plenário da Câmara.
Outros 32% afirmaram que votarão contra. E 29% dos consultados não se posicionaram nessa questão. Preferiram não responder ou disseram que não tinham posição formada sobre o tema.

Polícia prende suspeito de estuprar idosa de 78 anos em Senador Pompeu

A Polícia Civil prendeu um homem suspeito de estuprar uma idosa de 78 anos, no município deSenador Pompeu. O crime ocorreu no último dia 18 na casa da vítima, que fica no bairro Alto da Esperança.
De acordo a Secretaria da Segurança e Defesa Social (SSPDS), o criminoso invadiu a casa da mulher durante a madrugada e a obrigou a praticar relações sexuais. Após a agressão, ele ainda furtou alguns objetos da casa e fugiu do local.
Após a ocorrência, uma composição policial saiu em diligência e conseguiu localizar o homem no Centro da cidade. O agressor, identificado como Francisco Angerlândio Soares, de 27 anos, confessou o crime.
Ele já respondia por dois procedimentos por furto, sendo um deles qualificado. O homem foi conduzido à Cadeia Pública de Senador Pompeu, onde está detido.

CEARÁ: Pornografia infantil: mais de um preso por mês

Polícia Federal destaca que o Ceará é o quarto Estado do País em número de casos de pornografia infantil; denúncias podem ser feitas pelo disque 100 e site da PF
Mais de uma pessoa foi presa por mês por produzir, armazenar ou compartilhar conteúdo pornográfico envolvendo crianças ou adolescentes neste ano, no Ceará. Os dados, ainda em conclusão, são da Delegacia de Defesa Institucional (DDI) da Polícia Federal (PF). As operações realizadas pela Especializada já resultaram em mais de dez pessoas capturadas por esses crimes de janeiro a outubro de 2015.
A última ofensiva da PF, denominada 'Operação Infância Digna', foi deflagrada ontem, em quatro bairros de Fortaleza. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, que resultaram na prisão de um homem e na apreensão de vasto material pornográfico.
Os mandados foram cumpridos nos bairros Messejana, Farias Brito, Damas e Maraponga. Foram apreendidos notebooks, celulares, smartphones, pen drives, HDs externos e cartões de memória contendo cenas pornográficas e de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes.
De acordo com a Polícia Federal, o preso, que não teve o nome revelado e não possuía antecedentes criminais, é um designer gráfico de 34 anos. Ele foi detido em flagrante em uma residência no bairro Farias Brito. Com o suspeito, os agentes federais encontraram diversos arquivos de vídeos com pornografia infantil.
O homem foi conduzido à Superintendência da Policia Federal, onde prestou depoimento ainda ontem acerca do crime. O designer gráfico foi autuado por "adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente". O crime está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente com pena prevista de um ano a quatro anos de reclusão, além do pagamento de multa.
O homem confessou que armazenava vídeos com conteúdo pornográfico. No entanto, apesar do flagrante, ele pagou fiança e foi liberado em seguida.
A delegada Juliana Pacheco, titular da Delegacia de Defesa Institucional da Polícia Federal no Ceará, informou que todo o material apreendido vai passar por perícia técnica. A investigação seguirá para tentar identificar se o suspeito foi o responsável também pela produção e compartilhamento das mídias.
Caso seja comprovado, ele poderá responder também por compartilhar ou produzir vídeo pornográfico envolvendo crianças ou adolescentes. A pena pode variar de três a oito anos de reclusão, além de multa. Juliana Pacheco ressaltou que as investigações devem continuar para tentar identificar outros criminosos. A análise das imagens apreendidas será feita dentro dos próximos dias pelos peritos da Polícia Federal. O resultado da perícia pode auxiliar na identificação de outros envolvidos nessa prática criminal.
"Vamos continuar investigando para chegar a outras pessoas que possam estar envolvidas com pornografias infantil. Através do IP (Internet Protocol, sigla em inglês) dos computadores e de nossos aparatos técnicos conseguimos rastrear esse compartilhamento e chegar até aos suspeitos", comentou.
Denúncias
A titular da Delegacia de Defesa Institucional lembrou que o Ceará é o quarto Estado brasileiro com maior índice de casos de pornografia infantil, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Para a delegada, uma das formas mais eficazes para combater essa prática é a denúncia.
"É importante que os pais ou até mesmo as crianças e adolescentes que se sintam ameaçados façam as denúncias. Essas queixas podem ser realizadas pelo disque 100 ou pelo site da Polícia Federal. As operações de combate a esse tipo de crime vão continuar acontecendo no Ceará, mas as vítimas também devem denunciar para auxiliar nesse trabalho", destacou.
No ultimo dia 2 de setembro, durante a 'Operação Gênesis', a Polícia Federal prendeu um homem no bairro Aldeota com pornografia infantil. A investigação identificou que os usuários utilizavam redes sociais e e-mail para distribuir o conteúdo.
Em julho, um suspeito foi preso pelo mesmo crime na primeira fase da 'Operação Infância Digna'. No mês de maio, duas pessoas foram detidas em Fortaleza e Juazeiro do Norte durante a 'Operação Araceli', com vasto material de pornografia infantil. (Colaborou Valdir Almeida)
Fonte: Diário do Nordeste

ACOPIARA: APRESENTAÇÃO ESPONTÂNEA DE ACUSADO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Informo a Vossa Senhoria que dia 29/10/15, por volta das 11h20min, apresentou-se espontaneamente, através de advogado, na Delegacia de Policia Civil de Acopiara, o acusado da tentativa de homicídio, FRANCISCO FELIX DOS SANTOS, VULGO MUCURANA, 27 anos, natural de Acopiara, residente no Sitio Fechado, ex companheiro da vítima, FRANCISCA FERREIRA, que sofreu uma tentativa de homicídio no dia 18/10/15 as 21h, no sitio Fechado, conforme relatório de ocorrência policial nº 1676/2015. Informo que o acusado já responde a outro Procedimento de Inquérito de Nº 215/2011 também por uma Tentativa de Homicídio, procedimento realizado pela Delegacia de Policia Civil de Iguatu no dia 30/04/2011.

Fonte: 10º BPM de Iguatu

JUCÁS: HOMICÍDIO A BALA

Informo-vos a V.S.ª que no dia 29/10/2015, por volta das 18h00min, a Polícia Militar tomou conhecimento de um homicídio à bala no Sítio Brito, Jucás/CE. De imediato a viatura CP 10011 composta pelo CB PM IVANILDO, CB PM INÁCIO e SD PM RAMOS, compareceram ao local e constataram a veracidade do fato, o qual a vítima trata-se da pessoa de FRANCISCO CAVALCANTE ISIDORIO, vulgo ‘’CHICO DE TONHEIRO’’, nascido em 30/09/1983, brasileiro, casado, agricultor, natural de Jucás-CE, residente no Sitio Canal, Saboeiro-CE, o mesmo pegou carona em um ônibus escolar para dirigir-se à sua residência, sendo o ônibus interceptado por dois indivíduos armados em uma moto preta, que adentraram e efetuaram vários disparos na vítima, a qual veio a óbito no local. Informo-vos também que a pessoa de FRANCISCO JOSÉ DE ARAÚJO, 59 anos, casado, natural de Arco Verde/PE, residente no Sítio Jurema, Jucás/CE, motorista do referido ônibus, sofreu uma lesão no braço esquerdo pelos estilhaço de uma das balas. O policiamento encontra-se até o momento em diligências no intuito de prender os infratores.

Fonte: 10º BPM de Iguatu

CATARINA: Quadrilha realiza assaltos simultâneos em Catarina: Casa Lotérica, Moveletro e Supermercado Cléber.


Pelo menos quatro homens armados com  revólveres em duas motos e sem nenhuma proteção sobre o rosto, e sem se preocuparem com as câmeras de vigilância instaladas na Casa Lotérica, realizaram simultaneamente três assaltos por volta das 14h, desta quinta-feira (29),  a três estabelecimentos no centro comercial de Catarina.

Testemunhas que pediram pra não serem identificadas relataram o momento da ação do bando. O primeiro assalto aconteceu na Casa Lotérica, horário de grande movimentação quando um dos assaltantes entrou e anunciou o assalto. No mesmo instante a outra dupla se dirigiu até o Supermercado Cléber que fica ao lado da Lotérica e com  ameaças contra o proprietário do estabelecimento comercial os ladrões queriam dinheiro. Relatos dão conta de que o comerciante teria sido agredido por um dos ladrões que agia com violência.


O terceiro alvo da quadrilha foi a loja Moveletro que fica em frente à Casa Lotérica e do supermercado Cléber que já tinham sido assaltados. Após o arrastão, o bando fugiu  em duas motos, pela Rua José Rodrigues Pereira Neto sentido Bairro Vila Nova que dá acesso a  rodovia Silvestre Martins Chaves, trecho da CE-277 saída para Arneiroz. Populares disseram que antes da fuga os ladrões teriam efetuado vários tiros para o alto para dispersar a multidão. A Policia Militar de Catarina realizou diligencias até o início da noite de ontem, mas ninguém foi preso. O valor roubado da Casa Lotérica, supermercado Cléber e Moveletro não foi divulgado. A Policia vai solicitar as imagens do circuito de câmeras que ficam instaladas na Lotérica. 
 

URGENTE: MOTOS QUE FORAM USADAS NOS ASSALTOS FORAM ENCONTRADAS PRÓXIMO À TORRE DE CATARINA. 


Fonte: Blog do Diomar Araújo



Pais deixam filha doente decidir seu destino

A história de uma criança de apenas cinco anos está emocionando norte-americanos que acompanham os relatos da mãe de Julianna Snow, portadora de uma doença neurodegenerativa incurável chamada Charcot-Marie-Tooth (CMT). 

A criança não consegue mais se locomover e precisa ficar em um aparelho de respiração 24 horas por dia. 

Os médicos disseram que a doença da menina chegou a um ponto tão crítico que um simples resfriado pode levá-la a morte. “Infelizmente não há uma luz no fim do túnel para ela”, disse o pneumologista Danny Hsia. 

Michelle Moon, mãe de Julianna, escreveu no site The Might que deixou sua filha decidir sobre o seu próprio destino. Em seu texto, ela descreveu a conversa que teve com Julianna quando a questionou sobre voltar para o hospital de novo caso seu quadro piore:  

“Michelle: se você ficar doente de novo e ficar em casa, você sabe que isso provavelmente significa que você vai pro céu, certo?

Julianna acena com a cabeça dizendo que sim

Michelle: E isso significa que você vai pro céu sozinha; a mamãe vai encontrar você depois.

Julianna: Mas eu não quero ficar sozinha.

Michelle: Está certo. Você não vai ficar sozinha”

Para Michelle, sua filha deixou claro que gostaria de ficar mais tempo com sua família. “Em algumas situações, é um ato de amor não fazer ‘nada’ para estender a vida. Ao invés disso, estou pensando em uma vida melhor para ela pelo tempo que resta”, declarou a mãe. 

Muitos leitores criticaram a postura da família, incluindo um médico. “Uma criança nessa idade consegue decidir que música gostaria de ouvir, mas não há chances de que ela entenda o conceito da morte”, afirmou Art Caplan, chefe de divisão de ética médica da Universidade de Nova York à CNN. 

Outras pessoas, no entanto, aplaudiram a decisão dos pais. “Uma coisa é quando você sabe que todo esse sofrimento trará resultados no final. Para Julianna, não existe essa opção”, disse a enfermeira Diana Scolaro, que atende a menina, para a reportagem. 

Em seu mais recente texto, Michelle disse que a filha demonstra medo sobre o que pode acontecer com ela, mas que possui conhecimento do que é a morte. “Ela não mudou de ideia sobre voltar para o hospital e sabe que isso significa que pode ir para o céu sozinha. Se ela adoecer, vamos perguntar de novo e respeitar seu desejo”, completou.