Páginas

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Teste rápido que detecta infecção de HIV será vendido em farmácias no Brasil

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Os brasileiros poderão detectar em casa, por meio de teste rápido, se foram infectados pelo vírus HIV. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a venda de auto testes de HIV em farmácias, drogarias e postos de medicamentos. A comercialização depende agora da solicitação de empresas interessadas.
O teste para descobrir o vírus HIV, é parecido com o modelo do teste de gravidez. É possível fazer pela mucosa da bochecha, por fluidos da gengiva ou através do sangue com um pequeno furo no dedo. O resultado é considerado seguro, conforme o SUS, e sai em 30 minutos. Como nos testes de gravidez vendidos em farmácia, um risco vermelho indica negativo, enquanto dois riscos sinalizam o resultado positivo.
De acordo com a Anvisa, o teste rápido faz uma espécie de “triagem” para diagnosticar possíveis casos de infecção do vírus HIV. O Ministério da Saúde estima que mais de 140 mil brasileiros são portadores do HIV e não sabem. No Ceará, mais de 14 mil casos de Aids foram registrados nos último 20 anos.