terça-feira, 29 de setembro de 2015

ACOPIARA: 12 candidatos concorrerão a conselheiro tutelar

12 candidatos concorrerão a conselheiro tutelar em Acopiara
Próximo domingo dia 4 de outubro acontecerá eleição para conselheiro tutelar no município de Acopiara. 12 candidatos realizaram suas inscrições na sede do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – COMDICA, participando dos processos legais exigidos em edital, e estão aptos a concorrer ao cargo (números e nomes dos concorrentes na imagem).


O que é Conselho Tutelar e para que serve?
O Conselho Tutelar é um órgão permanente, (uma vez criado não pode ser extinto.) É autônomo (autônomo em suas decisões, não recebe interferência de fora), não jurisdicional (não julga, não faz parte do judiciário, não aplica medidas judiciais), é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Ou seja, o Conselho Tutelar é um órgão de garantia de direitos da criança e do adolescente.

Quem são os Conselheiros Tutelares?

12 candidatos concorrerão a conselheiro tutelar em Acopiara
São pessoas que têm o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. São eleitos 5 membros através do voto direto da comunidade, para mandato de 4 anos.

Fonte: Acopiara Alerta