segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Violência no fim de semana já deixou 37 pessoas assassinadas no Ceará

homicídio4
Pelo menos, 37 pessoas foram assassinadas no Ceará neste fim de semana, conforme levantamento parcial do período realizado pelo blogdofernandoribeiro.com.br e concluído agora há pouco. No intervalo compreendido entre a última sexta-feira (28) e o começo da noite do domingo (30) foram registrados 22 homicídios na Capital, mais 9 no Interior e seis na Região Metropolitana de Fortaleza. Entre eles, um caso de triplo homicídios e dois duplos.

Entre os casos, o de três pessoas fuziladas na manhã deste domingo na Favela Cinquentinha, localizada no Conjunto Tasso Jereissati, no bairro Jardim das Oliveiras. Uma das vítimas era um garoto de apenas 13 anos de idade que estava merendando na porta de casa. Além dos três mortos, outras duas pessoas foram baleadas.

A Polícia está investigando o crime e atribui o tiroteio a uma rivalidade entre bandidos residentes em duas favelas vizinhas, a Cinquentinha (onde ocorreu o tiroteio) e da Mauriçoca. O Serviço de Inteligência do 16º BPM (Messejana) já tem dois suspeitos, que estão sendo procurados naquela região da cidade.

Bala perdida

Também na manhã deste domingo, uma mulher morreu e uma criança ficou ferida gravemente durante um tiroteio entre duas gangues do bairro Bela Vista, em Fortaleza. A idosa, identificada como Maria Dutra, 62 anos, seguia para a missa com a criança, quando teve início uma troca de tiros na Rua Uruguai. Baleada na cabeça, Maria Dutra, natural de Porto Alegre (RS), mas que morava em Fortaleza há anos, morreu no local e a criança está internada no Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro).

Na noite de sábado, o adolescente Malcon Jonas do Nascimento Lima, 17, que havia fugido do Centro Educacional São Miguel, no bairro Passaré, na noite de sexta-feira, juntamente com outros 61 menores infratores, foi assassinado a tiros, pauladas e pedradas. Ele era filho do líder comunitário “Preto Zezé”, presidente da Central Única das Favelas (Cufa) e pessoa bastante atuante na recuperação de jovens envolvidos com drogas.

O crime ocorreu na Rua Fonseca Lobo, próximo à Comunidade das Quadras de Santa Cecília, no bairro Aldeota. Os assassinos não foram identificados.

Região Metropolitana

Na RMF, foram registrados seis assassinatos neste fim de semana até o momento. Entre os casos, um duplo homicídio ocorrido na noite de sábado na localidade de Olho d’Água, no Município de Maracanaú, onde foram mortos, a tiros, Lucas Pereira de Sousa e Jorge Wilton de Sousa Lopes Dary. Além desse caso, ocorreram outros quatro homicídios nos seguintes Municípios: Maracanaú, Pacatuba, Chorozinho e Itaitinga.

Sertão

No Interior do Estado, foram praticados nove homicídios nos seguintes Municípios: Independência, Aracati, Jaguaretama, Sobral, Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Beberibe e um duplo assassinato na cidade do Crato.

Fonte: Blog do Fernando Ribeiro