Páginas

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Quarenta e três pedestres morrem por dia

Dados alarmantes divulgados pelo DPVAT revelaram que só no primeiro semestre do ano passado quase oito mil pedestres morreram em acidentes de trânsito – uma média de 43 mortes por dia no Brasil.

Baseado nas indenizações pagas pelo seguro, o levantamento identificou ainda que boa parte desses acidentes tem como causa o desrespeito às sinalizações básicas de trânsito.

Em Minas Gerais, o Departamento de Estrada e Rodagens fez uma ação chamando a atenção para uma infração no trânsito que causa muitas dessas mortes: atravessar fora da faixa de pedestres.

Os motoristas de carros e motocicletas também têm sua parcela de culpa nos dados. “Os motoristas [precisam se atentar] a velocidade, local que pode ou não pode parar, não fechar cruzamento. São itens básicos que eles estudam quando tiram a habilitação, mas que não respeitam quando viram motoristas”, ressaltou Rosely Fantoni, gerente de educação para o trânsito do DER-MG.

“O ser humano é falho e numa falha do ser humano pode levar outro à morte”, declarou uma vítima de atropelamento que, na ocasião do acidente, teve traumatismo craniano, fraturou uma vértebra e permaneceu por três dias em coma.