Páginas

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Indonésia começa preparativos para novas execuções; brasileiro está na fila

Indonésia deu início aos preparativos para a execução de outros presos condenados à morte no país. Todos os representantes das embaixadas que têm cidadão no corredor da morte foram notificados nesta quinta-feira (23).
Eles deverão comparecer no sábado (26) à prisão de Pasir Putih, no complexo de prisões de Nusakambangan, em Cilacap, que fica a 400 quilômetros de Jacarta, a capital.
Como o brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 42 anos, foi condenado à pena capital, a Embaixada do Brasil em Jacarta foi notificada. As da Nigéria e da Austrália também receberam o aviso. As informações indicam que a prima de Rodrigo, Angelita Muxfeldt, já está em Cilacap, junto com um diplomata brasileiro.
A data das execuções ainda não foi anunciada. No entanto, acredita-se que elas devem ocorrer já na próxima semana, já que a legislação indonésia prevê que os representantes devem ser informados sobre o fuzilamento 72 horas antes.
Outro brasileiro já foi executado
Marco Archer Cardoso Moreira teve sua pena cumprida na madrugada do dia 18 de janeiro (dia 17 aqui no Brasil). A execução deixou uma tensão diplomática entre o Brasil e a Indonésia. Marco Archer foi preso e condenado por tráfico de drogas.
No corredor
Rodrigo Gularte também foi preso pelo mesmo crime, em 2004. Ele tentou entrar no aeroporto de Jacarta com seis quilos de cocaína escondidas em pranchas de surfe. Sua condenação aconteceu em 2005.
Apesar de o brasileiro ter sido diagnosticado com esquizofrenia, a procuradoria Geral da indonésia afirmou que não existem impedimentos ilegais para executar um cidadão doente.
Nesta quarta (22) a defesa de Rodrigo pediu à Justiça de Cilacap para que a prima ficasse responsável por ele. Porém, tudo indica que a solicitação não foi acatada.