Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2015

Tubarão ‘alien’ raro é pescado na Austrália

Uma espécie rara de tubarão, o tubarão-duende, conhecido vulgarmente como ‘alien das profundezas‘, foi capturada por um pescador na Austrália. A criatura, que dificilmente é vista com vida, já que vive em águas bastante profundas, atinge até 5 metros de comprimento.
De acordo com o jornal britânico The Mirror, o tubarão-duende ficará em exposição no Museu da Austrália junto com outros três animais da mesma espécie já presentes no local.
O animal foi pescado na em alto-mar na Austrália. Foto: Reprodução The Mirror
O animal foi pescado na em alto-mar na Austrália. Foto: Reprodução The Mirror
O bicho se alimenta de lulas, camarões, polvos e outros moluscos. Característico por possuir um longo nariz em forma de faca incorporado por minúsculas células sensoriais e uma grande boca com dentes em forma de agulha, os tubarões-duendes são um dos mais antigos tubarões existentes no mundo.
Um dos últimos registros de aparição do animal foi feito na costa do Rio Grande do Sul, no Brasil, em 2011. O exemplar foi encontrado, morto, por um barco de pesca a 400 metros de profundidade e doado ao Museu Oceanográfico da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG.