Páginas

quinta-feira, 5 de março de 2015

5 milhões de famílias devem perder desconto na conta de energia

Foto: Daniel Roman/ Diário do Nordeste.

Após reajuste nas tarifas de energia, o Governo Federal já aponta uma nova medida para controlar gastos no setor elétrico. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o corte dessa vez deve atingir 5 milhões de famílias beneficiadas pelo programa Tarifa Social de Energia.
O número representa 38% das famílias atendidas pelo programa. O corte significa uma economia de até R$ 600 milhões que são distribuídos nas faturas de todos os consumidores.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os excluídos do programa serão pessoas que não se enquadram mais no perfil de beneficiados por razões como erro de cadastro ou mudança no perfil econômico familiar. Conforme a Aneel, as distribuidoras de energia já entraram em contato com as pessoas que precisam atualizar os dados cadastrais.
Entenda o Programa Tarifa Social: 
Criada em 2010, a Tarifa Social é um desconto aplicado às contas de energia de pessoas com baixa renda. O programa favorece família com renda inferior a meio salário mínimo por pessoa, com registro no Cadastro Único ou no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. O desconto é repassado conforme o valor de quilowatts gasto. Por exemplo, consumidores que utilizam até 30 KWh têm o abatimento de até 65%. Para os que consumem até 100 KWh o desconto é de 40%.O total abatido dessas contas é repassado aos outros consumidores nas faturas de energia elétrica.