sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Van cai de ponte na BR-222 e deixa feridos no Ceará

Uma van de transporte alternativo caiu da ponte da BR-222, na manhã desta sexta-feira (31), em Fortaleza. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal no Ceará (PRF-CE), duas pessoas foram socorridas com ferimentos graves na cabeça, nos braços e nas pernas. Outros passageiros apresentaram lesões leves. Não houve mortes.

 Segundo o relato do motorista aos policiais da PRF-CE, ele precisou desviar o veículo após ser trancado por um carro na subida da ponte. A pista molhada dificultou a frenagem e a van acabou desepencando. Ainda de acordo com a PRF-CE, o acidente ocorreu por volta de 8h15 desta sexta, no quilômetro 5,5. A van de transporte alternativo, que realiza a linha Metrópole-Fortaleza, estava com 15 passageiros.

ACOPIARA: E O FARDAMENTO?

Muitos pais estão na expectativa da volta ás aulas municipais, principalmente com relação ao fardamento dos estudantes.

No ano passado os alunos tiveram que usar fardas antigas da administração do ex-prefeito Antônio Almeida Neto.

Não se sabe se esse ano a atual administração municipal disponibilizará novo fardamento.

E por falar em fardamento os órgãos STTRANS (Superintendência de Trânsito), Guarda Municipal e Vigilância sanitária estão usando fardas antigas e sem previsão de usarem novas.

ACOPIARA: SAÚDE SEM PAGAMENTO

Informações extraoficiais que circulam pelos quatro cantos da cidade, dão conta de que o pagamento dos servidores da pasta da saúde que seria nesta sexta-feira (31), foi adiado e sem previsão de data.

Um servidor procurou a Secretaria de Finanças do município, mas foi informado de que não há data certa para o pagamento.

Vale lembrar, foi amplamente divulgado que os pagamentos da prefeitura seriam dentro do próprio mês.

Os servidores municipais tem suas obrigações financeiras e estão bastante preocupados.

ACOPIARA: ENTREVISTA COM GERENTE DA CAGECE

Na tarde desta quarta-feira (29) o gerente do escritório local da Cagece, Sérgio Almeida concedeu importante entrevista para a imprensa acopiarense.

Vejam a entrevista:
Sérgio Almeida, Gerente da Cagece de Acopiara

Wilson Filho (Rádio Carinhosa AM): Como é que a cagece fará para religar a adutora Raimundo Morais?

Sérgio Almeida (Gerente Cagece): O açude Raimundo Morais vai ser utilizado agora como complemento ao abastecimento de Acopiara até que alguns ajustes sejam providenciados e concluídos no sistema do açude Trussu. Hoje nós temos uma vazão de aproximadamente 120 a 122 metros cúbicos de água por hora na adutora do açude Trussu. É uma vazão que ainda está aquém do que é necessário para o pleno abastecimento da cidade de Acopiara. Então o que antes a gente utilizava do açude Raimundo Morais que passou três meses abastecendo a cidade, nós vamos utilizar agora como um complemento em atendimento à demanda da cidade até que os ajustes no açude Trussu sejam feitos. Quando tivermos a vazão para o total abastecimento de Acopiara, aí sim passaremos a utilizar somente o sistema do Trussu.

Wilson Filho (Rádio Carinhosa AM): Como é que vai ser esse complemento do açude Raimundo Morais para Acopiara?

Sérgio Almeida (Gerente Cagece): Uma vazão para o pleno atendimento de Acopiara é algo em torno de 190 metros cúbicos de água por hora. Nós hoje temos 120 metros cúbicos. Então utilizaremos algo em torno de 70 metros cúbicos por hora do açude Raimundo Morais. Como eu disse, provisoriamente até numa questão de atender os anseios da família Morais que tem uma preocupação com os afazeres da propriedade e gostaria de externar nossos agradecimentos á família que tem nos ajudado muito nessa empreitada em levar água para as residências de Acopiara.

Roberto Nunes (Rádio Lajes FM): O que a Cagece pretende fazer para levar o abastecimento pleno de água à toda população de Acopiara?

Sérgio Almeida (Gerente Cagece): Todo o equipamento de uma adutora após sua conclusão passa por ajustes. Tudo após a entrega da conclusão se faz necessário ajustes para que depois o equipamento passe a funcionar da forma como for idealizado. Uma adutora como foi feita em caráter emergencial, uma obra de grande porte, uma obra importantíssima para salvar Acopiara de um colapso de abastecimento, ela deveria ter passado por uma operação assistida como se faz com uma adutora de caráter definitivo. Como nós temos um equipamento feito em caráter emergencial, essa etapa de operação assistida obrigatoriamente foi pulada, assim como foi em Tauá, Crateús e outras cidades que receberam adutoras emergenciais. Não é um fato que ocorreu somente em Acopiara. Então o que seria uma operação assistida justamente nestas fases de ajustes? Ajustes nas estações elevatórias, monitoramento para questão de vazamentos, alguma necessidade de melhoria que possa vir a existir. Esse mês de fevereiro, até final do mês ou até antes vamos trabalhar esses ajustes juntamente com a Cogerh, que atualmente é a responsável pela adutora, ainda não foi repassada para a Cagece, mas a Cagece está trabalhando lado a lado para garantir o abastecimento da cidade de Acopiara.

Roberto Nunes (Rádio Lajes FM): A espessura do cano da adutora emergencial do açude Trussu e os ajustes feitos na mesma são suficientes para garantir um amplo abastecimento de água para Acopiara nos próximos três meses?

Sérgio Almeida (Gerente Cagece): O diâmetro da adutora por ser um material resistente aguenta uma vazão e uma pressão necessária para o abastecimento de Acopiara.

Wilson Filho (Rádio Carinhosa AM): Quando irão trabalhar novamente as duas adutoras emergenciais do Raimundo Morais e do Trussu e qual volume de recarga d'àgua recebido pelo açude Morais nas últimas chuvas?

Sérgio Almeida (Gerente Cagece): Oficialmente não tenho essa informação, mas sabemos que o açude recebeu um grande volume de água. Esse monitoramento é feito pela Cogerh. Conforme a autorização de Dona Margarida Morais nesta quinta-feira (30) a Cagece já estará ligando a adutora dando esse complemento no abastecimento da cidade.

Roberto Nunes (Rádio Lajes FM): Foi retirado algum equipamento da adutora Morais?

Sérgio Almeida (Gerente Cagece): Continua tudo do mesmo jeito e está na condição de chegar lá e ligar para o total funcionamento.

Wilson Filho (Rádio Carinhosa AM): Sobre a barragem Dr. Tibúrcio Soares que abastecia Acopiara, o desassoreamento da barragem, ou seja, a retirada de bastante barro, detritos e terra acumulados fazendo com que a mesma fique com menor volume de água, o que a Cagece tem a dizer sobre isso?

Sérgio Almeida (Gerente Almeida): Esse não é mérito da Cagece de tratar sobre os recursos hídricos. Preferimos não entrar nesse assunto, porque isso é da esfera da Cogerh. O que a gente procura é sempre buscar contato com a Cogerh e informar quando há necessidade de alguma intervenção. Acredito que em relação ao desassoreamento do manancial a Cogerh já deva ter alguma coisa pensada, mas eu não devo afirmar até porque é algo que foge à esfera da Cagece. A Cagece é uma empresa de saneamento e abastecimento de água e esgotamento sanitário e a questão dos mananciais é algo mais relacionado à recursos hídricos.

Roberto Nunes (Rádio Lajes FM): Lá para a primeira quinzena de fevereiro deverá estar tudo normalizado, qual a orientação para a população principalmente os que moram na periferia, em lugares mais altos onde a água há dias não chega?

Sérgio Almeida (Gerente Cagece): Nós temos procurado trabalhar a questão das manobras de rede em Acopiara, de forma há possibilitar chegar água nos pontos mais distantes. Isso está sendo muito difícil acontecer, talvez agora com a retomada do funcionamento da adutora do Raimundo Morais para fazer com que a água chegue a contento nas residências e não custa nada reforçar que as pessoas economizem água, façam uso sa água de forma racionalizada preservando cada vez mais a garantia do abastecimento. Hoje estamos trabalhando na sistemática de cobrança pelo consumo real, as pessoas não pagam mais aquela tarifa mínima. Se a água não chegar nas residências a conta vem zerada e as pessoas tem consciência disso, mas independente disso é importante que as pessoas tenham consciência do uso racional, principalmente pelas pessoas que estão situadas em regiões da cidade onde o abastecimento se dá de forma regular. Na região mais central a água chega com mais frequência , então aquelas pessoas que recebem a água com mais frequência que façam uso da água de forma mais moderada para que a mesma possa chegar para todo o mundo.  

Wilson Filho (Rádio Carinhosa AM): Sua mensagem para o povo de Acopiara?

Sérgio Almeida (Gerente Cagece): Primeiramente eu gostaria de agradecer a todos que tem trabalhado junto com a Cagece, agradecer também a compreensão da população de Acopiara, é algo que gratifica bastante a educação, o trato que as pessoas tem conosco. É uma situação difícil mas as pessoas tem consciência das dificuldades, as pessoas veem o principal manancial de abastecimento da cidade completamente exaurido, então sabem da dificuldade que é abastecer uma cidade deste porte, onde o principal supridor está sem água. A gente tem buscado trazer água de outras fontes isso é realmente difícil, mas as pessoas tem devida compreensão. Quem acompanha jornais sabe de casos de locais onde houveram depredações de escritórios da Cagece e Acopiara a gente vê que as pessoas realmente tem um nível de educação bastante diferenciado. Então é isso que eu gostaria de agradecer a compreensão de todos e pedir para que nós continuemos trabalhando juntos para ir enfrente.

ACOPIARA: ACIDENTE NA VILA AROEIRA

Um acidente de trânsito ocorrido na Vila Aroeira Acopiara na noite de hoje (30) por volta das 18h40min, deixou uma vítima com fratura exposta na perna direita. Na ocasião Luiz Carlos da Silva, agricultor, 43 anos, natural de Piquet Carneiro-CE, guiava a motocicleta Honda Fan 125, cor prata, placa NUS 9783, inscrição de Irapuan Pinheiro-CE.

Ele seguia pela CE 060 sentido centro de Acopiara, quando veio a bater na lateral do caminhão Mercedes Benz 1214, cor vermelho, placas HVQ 1661, inscrição de Juazeiro do Norte-CE, conduzido por José Pereira da Silva Filho, 53 anos, residente na Rua José Cassiano da Silva, Bairro Frei Damião, Juazeiro do Norte-CE, que fazia uma conversão a esquerda da via acima citada.
 
O condutor da motocicleta foi socorrido ao Hospital Júlia Barreto, mas devido à gravidade da lesão teve que ser transferido para o Hospital Regional de Iguatu.


Capotamento com carro de funerária em Catarina

http://1.bp.blogspot.com/-OHTqaCzxKFo/UurS_X0Et1I/AAAAAAAAD7g/bDUOF2P16gA/s1600/GEDC2499.JPG
Um carro pertencente à funerária Caminho do Céu, capotou agora a pouco na estrada que liga o Município de Catarina ao de Acopiara, na altura do Sitio Quandús, próximo ao Planalto Clube. 

O carro trazia o corpo de um senhor identificado como Valdeci que faleceu ontem e seguia transladado para Distrito de São Gonçalo, onde seria velado. 

O corpo do falecido foi arremessado para fora do carro, o motorista e o funcionário da funerária passam bem.


FOTO: Marcos Baiano
FOTO: Marcos Baiano
FOTO: Marcos Baiano
FOTO: Marcos Baiano
FOTO: Marcos Baiano
FOTO: Marcos Baiano
FOTO: Marcos Baiano
FOTO: Marcos Baiano  Fonte: Blog do Ari Cosmo

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ACOPIARA: ENTREVISTA COM MARGARIDA MORAIS SOBRE O RELIGAMENTO DA ADUTORA MORAIS

Na tarde desta quarta-feira a senhora margarida Morais, esposa do saudoso Raimundo Morais concedeu entrevista para a imprensa local, juntamente com o gerente do escritório da Cagece de Acopiara, Sérgio Almeida.

Acompanhem a entrevista:
Margarida Morais ao lado do filho, Renato Morais

Wilson Filho (Radialista): Quem pediu e o porque do desligamento da adutora emergencial do açude da família Morais?

Margarida Morais: Quem pediu esse desligamento fui eu diretamente ao Sérgio Almeida (Gerente da Cagece), porque quando ele ligou pra mim e disse que na hora em que a Coelce ligasse a energia para puxar o motor da adutora emergencial do Trussu, ele desligaria a nossa. O povo me perguntava e eu respondia que estava ainda ligada a nossa adutora, até que pedi à Cagece para desligá-la por um tempo para ver como é que ficava, pois a Funceme estava dizendo que não ia ter inverno e eu preocupada com o gado e temos nossas necessidades de água também e fiquei muito preocupada com isso. Deram essas chuvas e depois disso eu achei que devia desligar.

Wilson Filho (Radialista): Então o que levou a pedir o religamento da adutora Morais?

Margarida Morais: Nós ficamos muito comovidos com a população pedindo água sem ter em vários bairros. Hoje mesmo um senhor chegou pra mim chorando e pediu dizendo que estava em uma situação difícil sem água pois estava perdendo todos os seus inquilinos porque não tinha água nos seus apartamentos e eu disse a ele que não se preocupasse que iria ligar para o Sérgio da Cagece para voltar a ligar a água.

Wilson Filho (Radialista): Então enquanto tiver água suficiente no açude dos Morais a adutora continuará funcionando?

Margarida Morais: Prometo à população que enquanto tiver água no açude Raimundo Morais a mesma vai ter água, se Deus quiser. Espero que encham os açudes. Eu só espero que a população entenda que a adutora de Raimundo Morais ajuda a abastecer a população.

Adolescente suspeito de assalto no Ceará é baleado em troca de tiro

Um adolescente suspeito de assalto de 16 anos foi baleado na perna após um assalto em Abaiara, no interior do Ceará, na tarde de terça-feira (28). De acordo com a Polícia Militar três adolescentes assaltaram um posto de combustível em Abaiara, levando celulares de clientes e R$ 600, e em seguida fugiram para a Zona Rural da cidade.

Os funcionário do posto de combustível ligaram para a polícia, que fez as buscas pelos suspeitos. Ainda de acordo com a Polícia Militar, os adolescentes foram localizados com os celulares roubados e atiraram contra o veículo da polícia após o início da perseguição.

Durante a troca de tiros, o adolescente foi baleado na perna e levado ao Hospital Municipal de Abaiara e em seguida foi transferido para o Hospital de Barbalha, na região Cariri. De acordo com o hospital, o adolescente se recupera bem e deve receber alta nesta quarta-feira (29).

Após a alta hospitalar, o adolescente deve ser levado à Delegacia da Criança e do Adolescente, onde vai responder por infração análoga ao crime de assalto a mão armada.

Outros dois adolescentes suspeitos de participação tentaram fugir a pé por um matagal na Zona Rural de Missão Velha. Eles foram detidos após perseguição de policiais militares.

Funcionários dos Correios no Ceará aderem a greve nacional

Os funcionários dos Correios no Ceará decidiram em assembleia nesta quarta-feira (29) aderir à greve nacional em defesa do plano de saúde. Segundo o  Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos e Similiares do Estado do Ceará (Sintect-CE), os trabalhadores paralisaram as atividades nesta quinta-feira (30). Com isso, ficam suspensos os serviços de distribuição e entrega de correspondências.

Os grevistas reivindicam a manutenção do plano Correios Saúde, conforme determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), emitida após o fim da última paralisação da categoria, em outubro do ano passado. Segundo o sindicato, a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) quer mudar para o plano Postal Saúde, que tem outra pessoa jurídica e é submetido às normas da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS).

Os trabalhadores pedem ainda plano de cargos, carreiras e salários (PCCS), pois o atual, segundo o sindicato, é de 1995. "Isso tudo tinha sido acordado no ano passado, após a greve de outubro. Mas não está sendo cumprido pela empresa", disse o diretor do Sintect-CE, Reinaldo Vieira. Além do Ceará, outros estados aderiram à paralisação, como Pernambuco, Amazonas, Rio Grande do Sul e Piauí.

ATRIZ PORNÔ QUER FAZER SEXO COM 23 HOMENS EM SEU 23º ANIVERSÁRIO

Heidi Van Horny está fazendo uma curiosa seleção, de acordo com o "Toronto Sun". A atriz pornô vai selecionar 23 homens para fazerem sexo com ela no seu 23º aniversário.

Os interessados deverão aceitar se submeter a testes de doenças sexualmente transmissíveis para participar do processo. Mais de 500 homens já se candidataram.

A sessão de sexo será transmitida para um clube de swing em Montreal (Canadá).

"É o meu corpo, serei a única que vai escolher (os homens)", disse ela.

 

Sobrevivente diz à polícia que amigos caíram de pedra dentro de lago

O adolescente que sobreviveu ao afogamento ocorrido nesta quarta-feira (29) em um lago em Santo André, no ABC, disse que os cinco amigos que morreram escorregaram e caíram de uma pedra direto na água. Em depoimento à Polícia Civil, o garoto de 15 anos afirmou que nenhum deles sabia nadar direito.

Morreram Anailton Aílton Severino da Silva, de 15 anos, Henrique Pereira Lima, de 15 anos, Matheus Santos Dias de Souza, de 12 anos, David Moura Martins, de 17 anos, e Douglas Roberto Santana da Silva, de 15 anos.

"Ele disse que tinha medo e ficou no rasinho. Quando viu os amigos caírem, em vez de tentar ajudar diretamente, o que poderia ser perigoso, foi esperto e resolveu pedir socorro para os bombeiros", disse o delegado Marcos Alexandre Cattani, titular do 6º Distrito Policial da cidade.
O jovem sobrevivente contou que foi com os cinco amigos de Mauá, também no ABC, até o lago a pé. O grupo entrou pelos fundos, em uma área de mata fechada. Segundo o delegado, o lago é perigoso e possui diversas placas ao seu redor indicando risco de afogamento. "Nos últimos três anos me lembro de terem ocorrido dois outros afogamentos lá, ambos fatais."

O delegado disse que agora pretende ouvir os pais das vítimas, verificar se não houve algum fato que possa ter ajudado a causar o acidente, como ingestão de bebidas ou uso de drogas, e localizar a entrada que eles utilizaram para ir ao lago.

 O adolescente que sobreviveu ligou para pedir socorro por volta das 14h desta quarta, quando percebeu que os amigos estavam se afogando. Ao chegar ao endereço, os bombeiros encontraram os cinco corpos dos jovens dentro da água.

O lago fica no Parque Municipal Guaraciaba. A área de mata foi fechada justamente porque o lago é muito fundo - chega a 70 metros de profundidade em alguns pontos - e já houve outros casos de afogamento. A Prefeitura administra a área desde 2005 e afirma que há cercas e guardas 24 horas para evitar a entrada.

O prefeito da cidade, Carlos Alberto Grana, disse que irá investigar por onde os adolescentes entraram. “Nós temos que averiguar por onde esses garotos passaram para a gente aumentar a segurança”, afirmou. A suspeita é que eles tenham pulado um muro e feito uma trilha. Em todo o parque, há placas de alerta sobre o perigo de entrar no lago.

O lago é conhecido pelos moradores da região como "tanque da morte". Desde a década de 90, 33 pessoas morreram no local. Por causa disso, o Ministério Público pediu em 2004 o fechamento do parque. Agora, a Prefeitura de Santo André disse que vai pedir autorização aos promotores e à Justiça para aterrar o lago e, depois, reabrir o parque.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

ACOPIARA: ENTREVISTA FALANDO SOBRE O ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM NOSSA CIDADE

NESTA QUINTA-FEIRA(30), IMPORTANTE ENTREVISTA COM A FAMÍLIA MORAIS E COM O GERENTE DA CAGECE DE ACOPIARA FALANDO TUDO SOBRE A VOLTA DO FUNCIONAMENTO DA ADUTORA EMERGENCIAL DO AÇUDE DE RAIMUNDO MORAIS E O PORQUE NÃO ESTAR FUNCIONANDO 100% A ADUTORA EMERGENCIAL DO AÇUDE TRUSSU. NÃO PERCAM COMEÇA ÀS 11:30 DENTRO DO PROGRAMA CIDADE ALERTA DA RÁDIO CARINHOSA AM (1.450 KHZ). NA INTERNET OUÇA PELO SITE:WWW.CARINHOSAAM.COM.BR

ACOPIARENSE COMENTA CASO DA JOVEM ELVIRA DE TRUSSU


Parabéns Dr. Vilmar, essa vitória é sua e só sua!

Uma pena para o povo de Acopiara, mas que agora sabe que em casos como esse não poderá contar com seus representantes!

Graças a Deus que a liminar obrigando a prefeitura a comprar os equipamentos para a cirurgia tinha sido deferida em primeira instância, obrigando-a à comprar. Segundo informações colhidas na internet, uma vez comprados, os equipamentos serão enviados para a cirurgia da jovem Elvira a qual já espera por isso há bastante tempo.

Agora fica um aviso pra você cidadão de Acopiara: Reze a Deus para que um acidente como esse nunca aconteça como você, mas se por uma fatalidade vier a ocorrer, e você tiver o sonho de voltar a andar novamente, se for uma pessoa de condições, aconselho você a vender o que for necessário para a realização da cirurgia. Mas se infelizmente não tiver condições, então reze para um milagre.
Agora a prefeitura já sabe os atalhos na justiça para quando casos como esse acontecer novamente. Com tanta má vontade assim, acredito que caso necessário for posteriormente, os equipamentos não mais serão comprados. Futuramente a pessoa que precisar de uma cirurgia como essa, ficará bolando entre uma disputa Prefeitura/Estado pra saber quem paga a conta. Mas e o Ser Humano onde fica?

Segundo o blog de um vereador da cidade enfatiza, seria R$40.000,00 (Quarenta Mil Reais) para apenas uma cirurgia. É muito decepcionante saber o quão banal se tornou o preço de uma vida e que segundo os que nos representam, esse é um valor demasiadamente alto para que uma única pessoa volte a ter o sonho de andar novamente.

Infelizmente, para a atual administração, festas, jarros, grama e fogos são mais importantes do que a vida de um cidadão.

Lamentável, principalmente para quem baseou toda uma campanha política em cima do tema saúde.

Eu sou Cássio Karel Rodrigues Albuquerque, amo a minha terra e tenho vergonha dos meus representantes!

ACOPIARA: DRA. ANA PATRÍCIA FALA SOBRE AIDS

Matéria veiculada pela revista EXPRESSÃO de Acopiara onde a Dra. Ana Patrícia de Lima Barbosa fala sobre Aids, vejam:


Tentativa de homicídio na Cadeia Pública de Iguatu

Um detento sofreu tentativa de homicídio no pátio interno da unidade, durante o banho de sol na Cadeia Pública de Iguatu, na manhã desta quarta-feira, 29.
Aproximadamente 15 presos estavam no local quando teve início uma grande confusão. Minutos após, os agentes prisionais perceberam que um detento foi vítima de uma tentativa de homicídio com dois golpes de ‘Cossoco’ – material perfurante de fabricação artesanal.
O diretor da cadeia Roberto Wilson, disse em entrevista ao Portal Iguatu.Net, que o preso Altamiro Martins da Silva, foi socorrido com duas perfurações na região das costas, no entanto, não corre risco de morte.
Após receber alta médica, a vítima será levada ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade para realizar uma perícia médica e em seguida conduzido para a Delegacia Regional de Iguatu para realizar um Boletim de Ocorrência.

Fonte: Iguatu.net

Alunos da Urca descobrem espécie de lagarto no interior do Ceará

Professores e alunos do curso de biologia da Universidade Regional do Cariri, no interior do Ceará, descobriram uma nova espécie de lagarto na cidade de Santana do Cariri. O animal tem cerca de 25 centímetros da cabeça à ponta da cauda e um tom amarelado, diferente das demais espécies de lagarto da região.
O professor da Urca e coordenador da pesquisa que levou à descoberta do lagarto, Robson Ávila, explica que o animal já havia sido visto por moradores em cidades do Nordeste, mas é estudado pela primeira vez em um centro e pesquisa.
“Nós tínhamos apenas um exemplar que veio de Santana do Cariri há muito tempo, que recebemos de doação. É uma surpresa para gente porque ele é muito raro aqui no Nordeste. Ele foi descrito inicialmente no Piauí e depois na Serra das Confusões, aqui no Ceará, isso prova que a gente ainda tem ainda muito a conhecer, a descobrir sobre os anfíbios e répteis aqui da região”, diz Robson Ávila.
A espécie recebeu o nome científico Stenocercus squarroses e um espécime viva é criado na Universidade Regional do Cariri para estudo. “A gente vem desde 2011 trabalhando com répteis e anfíbios da região, inclusive com moradores explicando a importância da preservação desses animais. A gente vai trabalhar com a genética, como esses animais se reproduzem e o que eles comem”, explica o coordenador.

Sobe para 5 número de mortos em queda de passarela no Rio

Subiu para cinco o número de mortos na queda de uma passarela na Linha Amarela na terça-feira (28), no Rio. Morreu às 6h desta quarta-feira (29) Luiz Carlos Guimarães, de 60 anos, que estava internado em coma no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, no Subúrbio, após ter sofrido um traumatismo craniano e um edema (inchaço) cerebral.

Luiz Carlos estava no banco de trás do Palio, que foi esmagado pela estrutura. Pelo menos outros dois veículos foram atingidos pela passarela, derrubada por uma carreta. Ainda não há informações sobre o local e horário de enterro da vítima.

As vítimas da queda de uma passarela na Linha Amarela na terça serão enterradas na tarde desta quarta-feira em cemitérios da Região Metropolitana do Rio. Ao todo, quatro pessoas ficaram feridas no acidente provocado pela batida de uma carreta em uma das passarelas da via expressa, na altura de Pilares, no Subúrbio.

Os corpos de Adriano Oliveira, de 26 anos, e de Alexandre Almeida serão enterrados às 13h30 no Cemitério de Inhaúma, no Subúrbio. No mesmo local, será feito o sepultamento de Célia Maria, às 13h. Familiares e amigos acompanham o velório desde o início da manhã.

Já no Cemitério do Maruí, no Barreto, em Niterói, na Região Metropolitana, será enterrado o corpo de Renato Soares. A cerimônia está marcada também para as 13h.

Vigilante mata a mulher na escola

Um vigilante, funcionário que trabalhava na Escola de Educação Profissional Maria José Medeiros, na Rua Desembargador Lauro Nogueira, no Papicu, assassinou sua ex-companheira, durante o expediente de trabalho, na tarde de ontem.

Segundo a Polícia, a arma usada no crime, que pertence à empresa em que Thiago Henrique Roseno Lima, 28, trabalhava, não foi encontrada.

Funcionários da escola disseram que o suspeito da execução estava no pátio, quando Kátia Silva Rabelo, 24, chegou e iniciou um diálogo. Pouco depois, o vigilante sacou o revólver calibre 38, e descarregou a arma. Seis tiros atingiram Kátia; cinco deles na cabeça e um no tórax, na altura do peito.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) esteve no local e os socorristas iniciaram os procedimentos de reanimação na vítima, mas ela não resistiu e acabou morrendo dentro da escola. O vigilante se dirigiu ao 2ºDP (Meireles) com o intuito de se apresentar espontaneamente.

"Ele chegou aqui muito assustado. Pensei que tivesse sido assaltado, mas foi logo confessando que tinha matado a mulher", contou o major PM Hideraldo Bellini, que conversava com a delegada titular do 2ºDP, Socorro Portela, no momento em que o vigilante apareceu.

O soldado Carlos Alcântara, da Força Tática de Apoio (FTA) da 1ªCia do 8ºBPM (Papicu), que atendeu à ocorrência, disse que, em momento algum Thiago Lima revelou o motivo de ter assassinado Kátia, e se recusou a dizer onde a arma estava.

 "Os funcionários da escola viram quando ele atirou e correu. Ninguém sabe o motivo da discussão. Sabemos que eles estavam separados há um mês e que ele tentava reatar o relacionamento, mas ela não queria. Vamos esperar ele se acalmar para tentar outro diálogo, porque ele está bastante agitado".

O vigilante foi autuado em flagrante por homicídio e encaminhado à Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) para exame de corpo de delito. Ele foi ouvido e permanece preso.

Três pessoas morrem nas estradas cearenses nas últimas 24h

Três pessoas morreram e outras três ficaram feridas nos 11 acidentes que foram registrados nas estradas cearenses nas últimas 24h. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Na CE-263, em Jaguaruana, a 180 km de Fortaleza, uma colisão entre um carro e uma carroça vitimou duas pessoas. Roberto Vagner da Silva, 28, e João Inácio Souza, 26, andavam na carroça quando um veículo não identificado colidiu com eles no km 15 da rodovia. Os homens não resistiram e morreram na hora.

Já na BR-222, em Caucaia, uma moto Honda atropelou um homem de 58 anos não identificado. De acordo com a PRF, o homem atravessou a pista sem tomar as medidas de segurança e foi colhido pelo motociclista, que trafegava em alta velocidade.

A Polícia registrou, ainda, a apreensão mais de mil comprimidos de anfetamina em Irauçuba e de 51g de crack em Maracanaú.

ACOPIARA: PREFEITURA CONSEGUE SUSPENSÃO DE LIMINAR QUE OBRIGAVA PAGAMENTO DE CIRURGIA DA JOVEM ELVIRA

Informação que circula em um blog dá conta de que o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Desembargador Luiz Gerardo de Ponte Brígido concedeu medida favorável desobrigando a Secretaria Municipal de Saúde de Acopiara, custear os aparelhos para a realização de cirurgia da jovem Elvira de Trussu que está prestes a ficar tetraplégica definitivamente e está internada em um hospital de Barbalha.

A justiça obrigava a Prefeitura a arcar com os custos da compra de aparelhos no valor de aproximadamente 40 mil reais.

As alegativas para a suspensão da liminar é de que a cirurgia será realizada fora do município e em um hospital custeado pelo SUS, além de interferir na política de saúde que é de inteira responsabilidade do município.

A Procuradoria Municipal de Acopiara havia entrado com um pedido de suspensão de liminar ou antecipação de tutela, onde alegava que a responsabilidade pelo custeio da referida cirurgia era exclusiva do Estado do Ceará, por se tratar de procedimento de alta complexidade.

Segundo o blog que noticiou este fato, o Procurador Municipal informou que a Prefeitura já havia comprado os materiais e irá exigir da Secretaria Estadual de Saúde o ressarcimento do valor pago.

Cá pra nós... o problema que toda a população vê nisso é em se tratar de uma cidadã acopiarense que precisa urgentemente de fazer essa cirurgia para não ficar tetraplégica.

Você amigo acopiarense julgue de sua forma tudo isso que está acontecendo com a jovem Elvira de Trusssu.

Homem e Cavalo morrem eletrocutado, após queda de fios elétricos

Homem e Cavalo morrem eletrocutado, após queda de fios elétricos
Por volta das 11hs do dia (27), foi encontrado o corpo do Sr. José Maia de Almeida, Conhecido popularmente como: Dedé Belinha, agricultor, residente no Sitio Bom Jesus, zona rural de Alto Santo-CE.O mesmo já estava sem vida quando foi avistado por populares próximo ao  rio Jaguaribe, a ocasião foi encontrado também o corpo do cavalo, o qual pertencia a vítima.Os dois estavam em cima de um fio elétrico, os quais provavelmente foram mortos eletrocutados. O corpo do sr. José foi conduzido para o Hospital Municipal de Auto Santo-Ce.Especula-se que devido a chuva de ontem e as fortes ventanias, teria derrubado a rede elétrica e que nesta manha o sr. "DEDÉ"  ao passar  no local,  não teria visto o fio caído ao chão, e que o cavalo no qual a vitima estava montado teria tocado os fios, vindo a causar a morte dos dois. A Polícia de Alto Santo foi acionada via 190 e compareceu ao local, adotando todas as medidas cabíveis.

Fonte: Alto Santo Noticias

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

ACOPIARA: E OS BLOCOS DO CARNAVAL?

Nota-se que os blocos de carnaval este ano de 2014 estão meio que parados ou desanimados.

Alguns até não irão participar do carnaval tão tradicional de Acopiara que foi resgatado pela ex-prefeita Sheila e teve um grande crescimento com o ex-prefeito Antônio Almeida.

Em anos passados já estavam sendo mobilizados os blocos com feijoadas, domingueiras e a venda de abadás.

O que será que está acontecendo este ano? Falta de apoio? O que será?

Em anos passados o carnaval de Acopiara era lindo de ver com a saída todas as noites de diferentes blocos carnavalescos do Pólo de Lazer para o local da folia.

A cidade era uma alegria só na disputa sadia entre os blocos.

O que está acontecendo? Será que vamos ter os blocos desfilando e com total apoio do poder público como acontecia anteriormente?

Viva o carnaval de Acopiara e que ele sobreviva com sua maior tradição que são os blocos carnavalescos!!!

Filho de ex-governador de SP atropela e mata policial

Um acidente de trânsito envolvendo o músico Claudio Goldman, filho do ex-governador de São Paulo Alberto Goldman (PSDB), matou um policial civil na Vila Sônia, zona oeste de São Paulo, no final da tarde desta segunda-feira, 27. A Polícia Civil informou que o policial, atingido pelo carro de Goldman na Avenida Francisco Morato, morreu no local.

O caso foi registrado no 34º Distrito Policial (Vila Sônia).

Cigarro mata ator de comercial da Marlboro

Eric Lawson, ator do comercial da marca de cigarros Marlboro durante a década de 1970, morreu de uma doença pulmonar aos 72 anos. 

Fumante desde os 14, Lawson morreu no dia 10 de janeiro em sua casa, em San Luis Obispo, na Califórnia, de insuficiência respiratória decorrente de uma doença pulmonar obstrutiva crônica. Sua morte só foi divulgada nesta segunda-feira. 

Segundo sua mulher Susan Lawson, "ele sabia que o cigarro tinha poder sobre ele, mas ele conseguia parar."

Lawson era ator de pequenos papéis em programas de TV, como Baretta e A Streets of San Francisco, quando foi contratado para aparecer em anúncios da marca Marlboro, de 1978 a 1981. O ator também participou de 'As Panteras' e Baywatch, mas um acidente no set de filmagem de um filme de faroeste encerrou sua carreira em 1997.

Eric Lawson deixa 6 filhos e 18 netos. Fonte: Associated Press.

Lula defende aliança com Pros e PMDB no CE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu ontem com o deputado federal José Guimarães (PT), em São Paulo. O parlamentar disse ter apresentado um relato detalhado da situação política do Nordeste e, em especial, do Ceará rumo às eleições de outubro. Lula teria reiterado o desejo de palanque único na base aliada do Estado, com PT, Pros e PMDB na mesma chapa. Porém, as entrelinhas dão a entender que, em caso de racha local, a influência do governador Cid Gomes (Pros) junto ao Planalto vai falar mais alto, atraindo o apoio petista.

Segundo Guimarães, “Lula recomendou um esforço pela manutenção da aliança do PT cearense com o governador Cid Gomes e o PMDB”, sem citar o nome do senador Eunício Oliveira (PMDB), que pretende concorrer ao Governo do Estado. Além disso, de acordo com o relato, Lula teria dito que foi “muito forte” o gesto que Cid teve ao romper com o PSB e migrar para o Pros em nome do apoio à presidente Dilma Rousseff (PT). A proximidade entre Dilma e Cid – vide as trocas de afagos durante as visitas da presidente ao Estado – é ponto a favor do governador.

O próprio Guimarães admite que o “mote principal” no Ceará é garantir a manutenção da aliança com Cid e eleger mais um senador do PT (ele próprio), que se juntaria a José Pimentel como representante cearense do partido no Senado. O deputado afirmou que Lula não se referiu a Eunício durante a conversa. No entanto, conforme O POVO informou ontem, conversa entre o senador e o ex-presidente deve ocorrer ainda nesta semana.

Considere-se também que Lula, apesar de expressar seus desejos quanto ao processo eleitoral no Estado, teria garantido que vai apenas cumprir o que for decidido pelo diretório local do PT, em março. Diretório este que é hoje amplamente dominado por Guimarães e seu grupo, enfrentando resistência do reduzido grupo da ex-prefeita Luizianne Lins. Após a definição do diretório, Lula prometeu vir ao Ceará, na segunda quinzena de março.

Se é difícil conciliar os interesses na disputa pelo Governo do Estado, em relação ao Senado a situação parece mais ou menos resolvida. Guimarães deve mesmo ser o candidato do PT, com apoio do Pros. Na avaliação dele, essa tendência foi fortalecida com a reunião de ontem. Lula teria dado aval à estratégia de priorizar a eleição de deputados federais e senadores no Nordeste, até mesmo para aumentar a bancada do partido no Congresso e reduzir um pouco a dependência das siglas aliadas.

A candidatura petista ao Senado não agrada nem um pouco ao PCdoB, que já declarou que Inácio Arruda é candidato à reeleição. Os petistas, porém, não têm dado muita atenção a tais anseios. Um dos argumentos usados será a eleição municipal de 2012, quando o PT teve Elmano de Freitas como candidato no segundo turno e o PCdoB preferiu apoiar o atual prefeito Roberto Cláudio (então no PSB e hoje no Pros).

Guimarães deve ser também um dos coordenadores da estratégia e da campanha do PT no Nordeste.

Traficantes matam 3ª vítima da mesma família

A ausência do poder público no bairro do São Miguel, área da Regional VI, próximo à Casa José de Alencar, fez mais uma vítima na guerra pelo controle do tráfico de drogas entre as gangues do Coqueirinho e da Mangueira. Na noite do último domingo, a comerciante Maria Edileuza, 57, foi executada com cinco tiros na cabeça quando estava sentada na calçada de sua residência, na rua Neném Arruda.

Maria Edileuza era a mãe do ex-presidiário Francileudo Ferreira Lima, 25. Ele foi emboscado e morto, com mais de dez tiros, em abril de 2013, quando saía do Fórum Clóvis Beviláqua. Além de Francileudo, Edileuza havia perdido, também para o tráfico, o filho mais velho: Edineuldo Ferreira Facundes, fuzilado por rivais do Coqueirinho em 2006.

Grupo faz reféns e assalta banco em Novo Oriente, no interior do Ceará

Cinco homens armados assaltaram a agência do Banco do Brasil de Novo Oriente, no interior do Ceará, na tarde desta segunda-feira (27). De acordo com a Polícia Militar, o grupo invadiu a agência bancária, rendeu clientes e funcionários e levaram uma quantia em dinheiro, ainda não contabilizada pelo banco.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, o grupo levou seis reféns em dois carros, que foram liberados em seguida. Não há notificação de pessoas feridas, segundo policiais militares. A polícia de Novo Oriente pediu reforço das cidades vizinhas Crateús e Tauá.

Até a tarde desta segunda-feira ninguém havia sido preso. A polícia diz que mantém as buscas na região onde ocorreu o assalto e vai analisar as imagens das câmeras de segurança do banco para tentar identificar os assaltantes.

Adolescente se mata para que irmão recebesse seu rim e conseguisse sobreviver

Um adolescente chinês, que vivia no condado de Funan, na província de Anhui, centro da China, se matou para que seus pais pudessem conseguir salvar a vida de seu irmão mais velho. Honghui, de 20 anos e Hongtao, de 18, sofriam com Uremia, um sintoma de insuficiência renal. Sem dinheiro para pagar os médicos, os pais, venderam quase tudo o que possuíam em busca de dois rins que salvariam a vida dos filhos.

Como o tempo estava passando e eles não encontraram solução, Hongtao se trancou no quarto e tomou pesticida, falecendo propositadamente. Junto com o corpo foi encontrado um bilhete que dizia: “Irmão, quando você estiver curado, por favor me diga, porque isso será o suficiente para mim."

Honghui, agora com 23 anos, foi submetido a um transplante de rim com sucesso e está se recuperando bem. 

Rapaz mata a noiva porque ela gritou o nome de outro homem durante o sexo

Um radialista assassinou sua noiva depois de ficar convencido de que ela estava tendo um caso com outro homem. O rapaz “descobriu” a suposta traição quando a companheira gritou o nome de outro homem durante a relação íntima.

Geoff Hemming, de 52 anos, esfaqueou Denise Williamson, de 44, cortando-a com 10 facadas e tentando fazer com que parecesse que alguém tinha atacado o casal. Eles foram encontrados pelo filho, Williamson Ryan, de 16 anos, em sua casa em Hucknall, Notts. Ambos estavam cobertos de sangue.

Segundo o assassino, o relacionamento estava sob pressão pois eles tinham uma dívida de cerca de R$ 150 mil. Antes do crime, o homem já estava desconfiado. Pesquisas na internet com a frase “eu peguei minha esposa tendo relações íntimas” foram feitas por ele.
 
 
Os paramédicos que participaram do resgate disseram que Hemming teve cortes superficiais no braço, e fingia estar inconsciente. Enquanto foi levado para a ambulância, ele perguntou como a mulher estava e questionou: “quem fez isso?”
Fonte: Mirror

PASSARELA CAI E MATA 4 PESSOAS NO RIO DE JANEIRO

Uma passarela caiu na linha Amarela, altura da saída 6, em Del Castilho, zona norte do Rio de Janeiro, por volta das 9h desta terça-feira (28). Às 10h20, a Lamsa, concessionária que administra a via, confirmou a morte de quatro pessoas. Outras quatro ficaram feridas e foram socorridas.

Segundo testemunhas, uma carreta que presta serviços à Prefeitura do Rio bateu na passarela.
Carros foram atingidos e um táxi ficou esmagado pelas toneladas de ferro. Uma pessoa caiu em um riacho que beira a via. Ela foi socorrida pelos bombeiros. 

Até as 10h20, não havia informações sobre o estado de saúde das vítimas. No horário, bombeiros trabalhavam para retirada de vítimas de dentro de um carro de passeio.

Os dois sentidos da via foram interditados.

ACOPIARA: PM prende individuo furto

Por volta de 12h30min desta segunda feira (27)a Policia Militar na Viatura 1268 composta pelos policiais Soldado Thiago Florentino e C. Rodrigues, prenderam a pessoa de Francisco de Oliveira, 27 anos, natural de Acopiara, Vulgo “Cruzerinho” o mesmo foi detido na Avenida Paulino Félix, quando tentava fuga após furtar R$ 480,00, quantia essa que estava em um veiculo de propriedade do professor Sérgio Robson da Silva, 32 anos, tal veiculo se encontrava estacionado dentro do pátio do Colégio Liceu de Acopiara.

Conduzido a Delegacia de Policia Civil o indivÍduo confessou ter cometido o furto, devolveu a quantia de R$ 139,00, e negou ter furtado, mas que o valor devolvido.

Devido já ser reincidente em outros crimes de roubo e furto o acusado, após procedimento na Delegacia, foi conduzido a Cadeia Pública Municipal.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

ACOPIARA: RECLAMAÇÃO GERAL PELA FALTA DE ÁGUA E FECHAMENTO DE ESCOLAS

 
Nos últimos dias o que se fala pelos quatro cantos da cidade de Acopiara é quanto a continuação da falta de água em nossa cidade e do fechamento de muitas escolas na zona rural do município.

Mesmo com a informação de que a adutora emergencial do açude Trussu iria ser inaugurada nos próximos dias com direito a até churrasco patrocinado pela própria população, já que estavam pedindo doações de bois em plena emissora de rádio, a situação em toda a cidade de Acopiara não é boa com relação ao abastecimento de água.

Em quase todas as ruas e bairros as queixas são constantes quanto a falta de água nas torneiras.

Dias atrás a adutora emergencial do açude de Raimundo Morais deixou de funcionar e com isso ficou apenas a adutora emergencial do açude Trussu operando com sua carga máxima.

Muitos já sabiam que se isso ocorresse a adutora inaugurada no final do ano passado, até com a presença do Governador do Estado, não iria suportar o "tranco", o que ocasionaria desabastecimento na cidade.

É um verdadeiro "Deus nos acuda" e enquanto isso, pessoas que trabalham na imprensa para a atual administração se vangloriam de que foram devolvidos Um milhão e duzentos mil reais para os cofres do Governo Federal que estavam em conta da Prefeitura para dar continuidade à adutora oficial do açude Trussu que o ex-prefeito Antônio Almeida Neto deixou em caixa.

Porque não terminou essa importante obra, já que tinha dinheiro deixado em conta, pois se não tivesse, como diziam, não teria sido devolvido? A mentira tem pernas curtas e a verdade vem à tona.

Será que é só porque quem começou essa maravilhosa obra foi Antônio Almeida é por isso não querem terminá-la, para que o povo não lembre que o ex-prefeito teve parte nesta construção???

Vamos acabar com a politicagem e procurar uma solução para este grave problema, pois a população não aguenta mais tanto sofrimento!!!

O dinheiro foi devolvido, sinal de que o ex-prefeito não mexeu nele, pelo contrário deixou lá com toda a boa fé de que a atual administração iria usá-lo para terminar uma obra que salvaria Acopiara do colapso de água, mostrando sim a boa intenção de Antônio Almeida e pelo contrário, ficaram foi duvidando de sua honestidade.

Lembram que diziam que o ex-prefeito tinha passado a mão no seguro-safra e depois das eleições de 2012, esse dinheiro foi liberado pelo Governo??? Lembram disso??? Mas usaram de má fé para tentar colocar o nome de Antônio Almeida na lama, tudo isso porque as eleições se aproximavam e era um bom álibi para usar contra o mesmo na campanha.

Mas o tempo passou e provou que Antônio Almeida estava limpo e aqui recordo quantas vezes um certo blog marcou até os dias, dizendo que "os dias estavam contados" para que Antônio Almeida fosse preso por causa de irregularidades administrativas. Isso nunca que aconteceu!!!

Outro assunto que povoa os quatro cantos do município acopiarense é quanto às inúmeras escolas da zona rural que estão sendo fechadas pela atual administração.

Localidades como Bulandeira, Arara, Jurema, Lagoa dos Leal, Umburanal, Cacimba dos Noé, Lagoa, Muquém e muitas outras tiveram suas escolas ou creches fechadas.

Os pais dos alunos(que na maioria são crianças de pouca idade) não entendem o porque de tantas escolas fechadas!!!

Os pais temem deixar seus filhos pequenos serem transportados em carros que fazem o transporte escolar e na maioria sem nenhuma segurança, além de terem que se deslocar por muitos quilômetros em estradas esburacadas, pois não foram feitas pela atual administração e principalmente neste período de chuvas.

Além disso com o fechamento de escolas, isso significa muitos empregos que deixarão de existir.

Será que isso tudo é para economizar?!?!

Economizar o dinheiro público e não dar qualidade de ensino???

Muitos pais já se mobilizam para procurar o Ministério Público!!

Atenção associações de moradores destas localidades, se reúnam e cobrem da prefeitura o não fechamento destas escolas!!!!

Vale lembrar quando a gestão passada fechava alguma escola, logo reclamavam, principalmente quem está no poder hoje. E agora, porque fecham???

Reflitam sobre tudo isso!!!