Páginas

domingo, 21 de dezembro de 2014

"Não foi um governo péssimo", diz Tasso sobre Cid Gomes

Passado o acirramento das eleições e, agora, em clima de festa com o diploma de senador eleito nas mãos, Tasso Jereissati (PSDB) usou tom menos ríspido para se referir ao governador Cid Gomes (Pros), que se despede do cargo daqui a 11 dias. Tasso – que, em junho deste ano, chegou a dizer que a atual gestão estadual é um retrocesso ao modelo dos coronéis – sustentou as críticas ao ex-aliado, mas amenizou ao avaliar que Cid não fez um péssimo governo.
“Não foi um governo péssimo, não foi. Mas eu tenho uma visão diferente. O Cid tem uma visão muito construtivista, da obra, da construção. E eu acho que a gente tem que olhar mais para a consequência, de como fazer essa obra funcionar, como valorizar o homem, mais do que a obra em si”, avaliou o tucano na noite de ontem, em entrevista na solenidade de diplomação dos candidatos eleitos.
Embora tenha sido convidado, Cid não compareceu ao evento. Mas Tasso teve um reencontro com o irmão do governador, Ciro Gomes (Pros), outro ex-aliado com quem o senador tinha fortes laços pessoais e políticos, rompidos em 2010 por falta de acordo para a disputa eleitoral. Ao avistar Ciro no evento, Tasso deixou a área reservada para autoridades e foi cumprimentá-lo. Os dois trocaram sorrisos e um longo aperto de mão. “Tá velho, né? Cheio de cabelo branco”, brincou Tasso. “O tempo passa...”, respondeu Ciro.
O senador eleito disse que não existe “nenhuma inimizade” com o clã Ferreira Gomes, mas explicou que não há mais relação de proximidade com os irmãos. Tasso mudou o tom, no entanto, quando questionado sobre o cenário nacional. “Eu fico envergonhado, é uma desmoralização total. Só tem um jeito: fazer uma limpa nisso tudo”, afirmou, questionado sobre a lista dos 28 políticos citados pelo primeiro delator da Operação Lava-Jato, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. 
Em entrevista, Ciro também fez duros ataques ao governo Dilma Rousseff (PT): “Estou muito preocupado com esses primeiros passos, com o rumo que as coisas estão tendo.Conservadorismo, incompetência. Parece que ela está se comprometendo é com valores que derrotou com a força do povo”.
Tasso não quis comentar a eleição de Camilo Santana (PT) para o governo do Ceará porque disse conhecê-lo pouco. O tucano, que quatro anos atrás havia prometido não mais disputar cargos eletivos para se dedicar aos netos, passou parte do evento de diplomação com um deles no colo. (Hébely Rebouças e Carlos Mazza) 
Ao lado do governador eleito Camilo Santana (PT), do senador eleito Tasso Jereissati (PSDB), e dos deputados federais que iniciam ou renovam seus mandatos a partir de 2015, também foram diplomados ontem os 46 deputados eleitos nas eleições deste ano. Serão quatro anos de mandato para apresentar projetos de lei, debater temas importantes com a sociedade e fiscalizar as ações do Executivo estadual. Veja abaixo quem são os parlamentares que representam você na Assembleia Legislativa do Ceará.
Estiveram presentes na mesa da cerimônia da diplomação os senadores Inácio Arruda (PCdoB) e José Pimentel (PT). O terceiro senador da bancada cearense, Eunício Oliveira (PMDB), derrotado na disputa pelo governo do Estado em 2014, não compareceu.
A solenidade foi comandada pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) , Iracema do Vale. O discurso teve tom de alerta: “O Brasil de 2015 será mais exigente com seus governantes”.
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, os chefes do Ministério Público Federal e Estadual, Rômulo Conrado e Ricardo Machado, respectivamente, também estiveram na mesa.