sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Vacinação contra pólio e sarampo começa dia 8 de novembro

campanha-vacinacao
Com o objetivo de manter erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação, com início no dia 8 de novembro. A expectativa do Ministério da Saúde é de que mais de 11 milhões de crianças sejam vacinadas até o dia 28 de novembro. Neste ano, o Dia D de Mobilização Nacional será realizado em dois momentos: no primeiro dia da campanha, 8 de novembro, e no dia 22.  A meta é atingir a cobertura vacinal de 95% do público-alvo.
A vacinação contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – terá como população-alvo  crianças de seis meses até menores de cinco anos. A expectativa é vacinar mais de 12,7 milhões de crianças em todo o país. O Ministério da Saúde distribuirá cerca de 17,8 milhões de doses da vacina oral poliomielite (VOP) – vacina em gotas – que será utilizada prioritariamente. No entanto, é recomendada às Coordenações Estaduais de Imunizações a disponibilização da vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável, para as crianças acima de seis meses que estão com esquema vacinal atrasado.
Entre dezembro de 2013 e outubro de 2014, foram registrados 451 casos de sarampo apenas no Ceará. Embora a poliomielite esteja erradicada no Brasil, foram identificados 228 casos no mundo, apenas em 2014.