Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Orkut sairá do ar no dia 30 de setembro

O Google anunciou nesta segunda-feira, em seu blog oficial, que vai desativar o Orkut no dia 30 de setembro. Os usuários da rede social, esta que até 2011 era a rede social mais popular no Brasil, vão poder exportar dados do seu perfil, comunidades e fotos com o uso da ferramenta Google Takeout em um único arquivo ZIP com arquivos HTML e fotos JPEG até setembro de 2016. A partir desta segunda, 30, o Orkut deixa de aceitar o cadastro de novos usuários.

O crescimento de outros serviços, como YouTube, Blogger e Google+, é apontado pelo Google como o principal motivo para descontinuar o Orkut. “O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas e outras plataformas sociais ainda mais incríveis”, explica Paulo Golgher, diretor de engenharia da empresa no blog.

As  comunidades, um dos recursos mais populares da rede social, continuarão disponíveis após o fim do Orkut. As mensagens de todos os usuários poderão ser acessadas em uma espécie de “museu on-line”, segundo o Google. Para impedir que os comentários apareçam no arquivo, os usuários deverão remover o Orkut permanentemente de sua conta Google.

O Orkut foi criado em janeiro de 2004 pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten, que deixou a companhia há quatro meses.