sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Saiba como identificar dinheiro falso

 

A falsificação de cédulas do Real é um prática bastante comum entre bandidos profissionais ou pessoas de má fé que querem tirar vantagem de comerciantes ou pessoas comuns, principalmente as mais inexperientes, que facilmente caem no golpe.
Dados do BC indicam que só no ano passado foram apreendidas mais de 500 mil cédulas falsas no Brasil, gerando um prejuízo de quase 20 milhões de reais.
A tecnologia tem proporcionado cada vez mais precisão no reconhecimento de notas falsas, o que impede que um número maior de pessos sejam lesadas. Mas apensar desta grande ajuda, cada cidadão pode fazer a sua parte e prestar bastante atenção sempre que receber dinheiro.
Existem algumas marcas que permitem a distinção entre notas falsas e verdadeiras. Com a distribuição das novas notas do Real, o número de marcas aumentou para impedir a falsificação e assim também, a facilidade para os usuários reconheçam as notas falsas. Veja algumas dicas e fique de olho para não trocar gato por lebre e ficar a ver navios:
1. Marca D'água
As novas notas possuem também marca d'água a novidade é que agora a figura que aparece será a que representa a nota junto com o valor da nota, assim, nas notas de 100 veremos a marca com a Garoupa e o número 100 e nas notas de 50 veremos a Onça Pintada e o número 50.
2. Quebra-Cabeça
Essa é uma das novidades, ele fica localizado no lado superior esquerdo da frente da nota e no lado superior direito do verso da nota, ao colocarmos a nota contra a luz veremos que as partes se "juntam" e formam o valor da nota.
3. Número Escondido
Na parte da frente da nota do lado direito logo abaixo do numeral contendo o valor temos um retângulo, se colocarmos a nota horizontalmente na altura dos olhos iremos enxergar ali uma marca com o número correspondente ao valor da nota.
4. Faixa Holográfica
A faixa holográfica não é novidade, mas agora ela estará em todas as notas, ao movimentar-mos a nota perceberemos que dentro da faixa irão aparecer impressões com o valor da nota e a palavra "reais".
5. Microimpressões
As microimpressões agora estão localizadas em várias partes da nota, como perto da figura da república e perto da figura do animal, e elas não são mais os "bc" e sim o valor da nota em questão.
6. Alto Relevo
Várias regiões da nota possuem alto relevo, podemos localizá-lo nas laterais e frente das notas, nos numerais da nota e nas expressões "república federativa do Brasil" e "Banco do Brasil".
7. Fio de Segurança
Agora ao colocarmos a nota contra a luz iremos perceber que há inscrições nele como "100 reais" nas notas de 100 e "50 reais" nas notas de 50.
8. Elementos Fluorescentes
A nova nota também possui elementos fluorescentes, ao colocarmos a nota sobre a luz ultravioleta iremos ver fios na cor lilás, a numeração passa do vermelho para o amarelo e o número da nota aparece na frente.

IMPORTANTE
Ao reconhecer alguma cédula falsificada, o cidadão tem o direito de rejeitá-la. Caso já tenha absorvido a nota, você pode dirigir-se a qualquer agência bancária para solicitar um teste no exemplar, ou simplesmente descartá-la e assumir o prejuízo. E se você sabe de onde esta nota falsificada veio, fique à vontade para contar à polícia.
Caso tenha recebido a cédula suspeita em um terminal de auto-atendimento bancário, seguem algumas dicas:
Retire um extrato que comprove o saque, preferencialmente no mesmo terminal, e encaminhar-se ao gerente da agência para pedir providências.
Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco o cidadão deve procurar uma delegacia policial mais próxima (Civil ou Federal) para registrar uma possível ocorrência.
Com informações do site Serviços Bancários