terça-feira, 31 de dezembro de 2013

ACOPIARA: UMARI ESTÁ SEM ÁGUA

A Vereadora Marli Nascimento procurou o blog para dizer da sua preocupação com a falta de água que assola a Vila de Umari, sede do distrito de Santa Felícia e que até se reuniu com o Prefeito para pedir solução para o problema.

De acordo com Marli, há cerca de trinta dias Umari passa pela falta de água.

A água do açude de Umari está pouca e imprópria para o consumo humano.

Marli até deu sugestão para que poços ou cacimbões sejam perfurados e assim aliviar a falta de água que é preocupante para aquela população que se sente desprezada e esquecida.

Atenção Prefeitura e SISAR, que é o órgão responsável pelo abastecimento de água na zona rural, a população quer solução!!!

Iguatu tem polo fabril de cadeiras

Esta cidade é polo de fabricação de cadeiras de balanço com 10 unidades produtoras. A produção é comercializada para municípios cearenses e para outros Estados. A fábrica DK, instalada há quatro anos, é um exemplo de sucesso e de expansão dos negócios em curto tempo. São fabricadas por mês mais de dez mil peças e gerados 135 empregos diretos.

O empresário Cláudio Vitorino de Aquino tem uma história de vida marcada por esforço em vencer os obstáculos. Obteve êxito, mas enfrentou as dificuldades com trabalho e dedicação. Além da fábrica de cadeira, Aquino, como é conhecido, administra uma madeireira, equipes de crediaristas e implantou unidades de produção de almofadas e do plástico (macarrão) de revestimento das cadeiras.

O empreendedor começou a vida como mototaxista, em Iguatu. Trabalhou também em depósito de venda em atacado de cereais e cobrador em uma fábrica de cadeira de balanço. Depois passou a ser crediarista. Percorria ruas, sítios, cidades e vendia as cadeiras semelhantes aos modelos que hoje ele próprio fabrica. "Comecei vendendo quatro cadeiras, depois cheguei a 80 e em poucos meses, vendia mais de 200 unidades por mês", contou. Alugava camioneta, mas logo comprou um caminhão e ampliou as vendas para mais de três mil unidades por mês. Passou a fazer negócios com lojistas, vendendo no atacado.

Incentivo

Foram anos de trabalho intenso e de aprendizagem. Aquino recebeu o incentivo de outro vendedor, Francineudo Pereira, que hoje também é fabricante de cadeiras de balanço (Tubferro). "Ele sugeriu a venda no atacado, que deu certo, ampliando o faturamento", contou. "A gente representava uma fábrica local".

Há quatro anos, por causa da concorrência que colocava no mercado produtos com melhor qualidade, assistiu à estabilização nas vendas e tomou a decisão de abrir o próprio negócio. "Já tinha experiência no ramo e decidi começar uma fábrica de cadeira e manter a venda em crediário", contou. "Comecei com dez funcionários e dois anos depois cheguei a 135", disse. "Fabricava 800 cadeiras por mês, mas hoje são mais de dez mil". O investimento inicial foi de R$ 24 mil na compra de máquinas usadas de solda, corte e dobra das peças de metal. "Não houve muitas dificuldades porque eu dominava o processo, conhecia as etapas de fabricação", explicou. Ainda no primeiro ano, investiu mais de R$ 50 mil em compra de matéria-prima.

"Fui o primeiro crediarista de cadeira de balanço", lembra com orgulho. "Hoje sou fabricante". O período de 2011 e 2012 foi de crescimento na produção e nas vendas, mas neste ano houve uma manutenção da quantidade de peças fabricadas. "Estamos mantendo, mas em alguns meses produzimos até 15 mil peças", disse. "Hoje vejo que tive uma atitude de coragem. Investi e ganhei".

Na avaliação de Aquino, o mercado continua favorável à venda de cadeiras de balanço. "A margem de lucro diminuiu, os custos aumentaram por causa da concorrência de pequenas fábricas informais que têm menor despesa", explicou. A administração da empresa é dividida com a esposa, Macilene Viana. A denominação da fábrica DK vem das duas primeiras letras do nome da primeira firma aberta por Aquino, a Distribuidora Kariane.


Reportagem de Honório Barbosa/Diário do Nordeste

Recém-nascido morre sufocado após mãe dormir por cima

Um bebê recém-nascido morreu sufocado após dormir com a mãe na rede. A mulher teria dormido por cima do bebê. O caso ocorreu por volta das 7 horas desta terça-feira (31), na Rua Israel, Parque das Nações, no município de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza).

A criança de apenas 11 dias de vida foi identificada como Maria de Jesus. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi ao local e constatou o óbito. A mãe, Maria Thamires de Freitas Magalhães, 25,  foi encaminhada á Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC) por policiais do Ronda do Quarteirão da Área. Ela deve prestar depoimento. 

O pai da criança disse que a bebê acordou por volta das 5 horas e a mãe ficou na rede amamentado. Por volta das 7 horas, ele foi acordado pela companheira, que estava com a criança morta, nos braços. O pai também disse que dormia na cama com os outros quatro filhos do casal e a esposa seria usuária de drogas.

Ônibus de Dorgival Dantas tomba em Recife

O Ônibus que levava a equipe do músico Dorgival Dantas tombou na BR-101, por volta das 6 horas desta terça-feira (31), em Recife. O acidente ocorreu quando a equipe de roadies e o produtor de Dorgival viajavam para Recife.

Segundo informações da produtora Tome Xote, Dorgival viajava em seu jatinho particular. Ele não estava no ônibus quando o veículo tombou. O produtor do músico, Daniel Campelo, quebrou o braço e foi encaminhado ao hospital local. 

A produtora também informou que Daniel deve voltar à Fortaleza de avião. Os outros funcionários não sofreram ferimentos e a agenda do músico deverá ser cumprida normalmente. Nesta terça-feira (31) o cantor se apresenta em uma festa de Réveillon em Natal (RN). Depois o músico segue para Goiânia, para um novo show.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Médico diz que caso é grave e Michael Schumacher luta pela vida


Os médicos do Centro Hospitalar Universitário de Grenoble, na França, foram cautelosos ao comentar o estado de saúde do alemão Michael Schumacher, mas reiteraram que a sua situação é crítica, após ele sofrer um acidente no último domingo, quando esquiava nos Alpes franceses. 


Assim, declararam que o dono de sete títulos na Fórmula 1 luta pela sua vida.
Schumacher sofreu lesões na cabeça ao sofrer uma queda em uma pista de esqui em Meribel. Inicialmente, ele foi levado para um hospital nas proximidades, em Moutiers, mas, em razão da gravidade do seu caso, acabou sendo transferido para Grenoble ainda no último domingo (30).

Nesta segunda, os médicos disseram que não podem apresentar um prognóstico sobre o que acontecerá com Schumacher. O chefe anestesiológico Jean-Francois Payen afirmou que o dono de sete títulos mundiais na Fórmula 1 segue em estado de coma induzido. "Nós não podemos prever o futuro de Michael Schumacher", declarou, para depois destacar que a vida do alemão "corre riscos".
"Sua situação é crítica e trabalhamos hora à hora", afirmou, ressaltando que a equipe de médicos ainda não pode prever as consequências do acidente e agora estão preocupados apenas com o seu atual estado. "Sua vida corre risco e é uma condição muito séria. Estamos trabalhando noite e dia", completou.
Schumi entra em coma induzido
Emmanuel Gay, chefe do serviço de Neurologia do Hospital de Grenoble, confirmou que Schumacher segue em coma artificial e precisou passar por cirurgia cerebral assim que foi internado. E exames apontaram lesões internas, contusão cerebral e hemorragia. "Ele continua em situação critica", disse.
Na manhã de domingo, o ex-piloto alemão estava esquiando com o filho em Meribel quando caiu e bateu a cabeça em uma pedra. Payen revelou, inclusive, que Schumacher não teria sobrevivido ao acidente se não estivesse com um capacete, mesmo que ele não tenha sido suficiente para evitar lesões graves. "Alguém que tivesse sofrido o acidente sem capacete não teria vindo até aqui", disse Payen.
Schumacher estava consciente quando os socorristas chegaram ao local, embora agitado e em estado de choque. Sua esposa e outros membros da família estão no hospital, que também recebeu Jean Todt, seu ex-chefe na Ferrari e atual presidente da Federação Internacional de Automobilismo.
Alemão já se envolveu em acidentes
O alemão se feriu gravemente anteriormente. Ele quebrou a perna em um acidente no circuito de Silverstone, pela Fórmula 1, em 1999. Ele também sofreu ferimentos no pescoço após um acidente de moto em fevereiro de 2009, na Espanha.
Durante sua carreira, Schumacher faturou sete títulos mundiais e venceu 91 corridas na Fórmula 1. Após o sucesso inicial com a equipe Benetton, ele se transferiu para a Ferrari e ajudou a levar a equipe italiana a dominar o esporte. Após se aposentar em 2006, Schumacher retornou em 2010 e correu pela Mercedes por três anos.

5 homicídios são registrados em menos de 5 horas no Interior

Fim de semana violento no interior do Ceará. Somente entre 19h30 do último domingo (30) e 0h30 desta segunda-feira (30), 5 homicídios foram registrados no Interior. Conforme dados do Comando de Policiamento do Interior (CPI), foram efetuadas 25 prisões e 14 armas de fogo foram apreendidas.
Por volta das 19h30 do domingo, um homem de 30 anos foi assassinado com 10 disparos de arma de fogo em Pedra Branca, a 262 km de Fortaleza. Segundo testemunhas, dois homens abordaram João Mário Bezerra de Almeida em uma motocicleta e efetuaram os tiros.
Às 21h, outro homicídio a bala foi registrado, na localidade de Califórnia, zona rural de Quixadá, a 167 da Capital. O ex-presidiário João Paulo de Lima Sousa, de 25 anos, morreu após ser alvejado por 2 homens em uma motocicleta. João Paulo morreu na hora e os suspeitos não foram identificados.
Em Parambu, a 400 km da capital cearense, Adão Gomes Pinheiro, de 24 anos, foi assassinado em frente de casa por volta das 21h30. Segundo o CPI, 2 homens em uma motocicleta atiraram contra a vítima e fugiram. Ainda conforme a Polícia, não há indícios sobre o motivo do crime.
Em Caririaçu, um homem morreu após levar um tiro no tórax. Por volta das 23h40, Raimundo Dias da Silva foi abordado por dois homens conhecidos apenas como Daniel e Carlos em um veículo Fiat Fiorino, quando sofreu disparos dos acusados. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Juazeiro.
No início da madrugada desta segunda-feira (30), mais um assassinato à bala. Onofre dos Santos, de 35 anos, foi encontrado morto no Conjunto São Francisco, em Itapajé, a 125 km de Fortaleza, às 0h30. Conforme o CPI, não há informações sobre o homicídio.

SEM CINTO: Comerciante de Quixadá morre em acidente na CE-265

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou no início da manhã desta segunda-feira, 30, um acidente com morte na CE-265, a cerca de 7 Km do Centro de Quixadá. A vítima foi o comerciante e pecuarista José Airton dos Santos, 54 anos, mais conhecido como “Zé Airton”. Conforme informações dos patrulheiros rodoviários que atenderam a ocorrência, ele dirigia a camionete Fiat Strada de placas OIO 5676, no sentido Quixadá – Ibicuitinga, quando capotou à margem da CE, nas proximidades do restaurante “Irene da Galinha Caipira”.
DSCF6703 2
Ainda conforme os policiais rodoviários, o corpo do motorista ficou preso entre a porta, do lado do passageiro do veículo. Ele não usava cinto de segurança no momento do acidente. Os policiais ainda acrescentaram não saberem os reais motivos do acidente, mas como ocorreu numa curva, apontaram a hipótese da vítima ter perdido o controle da camionete ao tentar desviar de algum animal ou de outro veículo. Familiares de “Zé Airton” informaram que ele havia saído de casa para apanhar leite na sua propriedade, situada na localidade de São Francisco, a pouco mais de 10 Km do Centro da cidade.

Fonte: Diário do Nordeste

Trágico acidente de trânsito resulta em morte de jovem de 19 anos na cidade de Iguatu


No local do acidente ainda existia marcas de sangue (Foto: Paulo Ricardo/Iguatu.Net)
Um acidente de trânsito tirou a vida de um jovem de forma trágica na madrugada desta segunda-feira, 30. O fato aconteceu por volta das 01h40 na CE 060 rodovia que liga as cidades de Iguatu a Icó, nas proximidades de um posto de combustível.
Alex Alves de Lemos, de 21 anos, guiava uma motocicleta – sem identificação – juntamente com outras dua pessoas quando ele teria se chocado contra o retrovisor de um carro que trafegava na CE em sentido oposto. Após a colisão, os envolvidos no acidente iniciaram uma discussão enquanto Antônio Robson Bezerra do Nascimento, de 19 anos , estava caído ao solo com fortes dores.
Neste ínterim, um veículo Astra GLS de placa HXH – 5210, passou pelo local em alta velocidade não conseguindo desviar de Robson. O jovem foi atropelado e teve morte imediata. O carro era guiado por Adonay Brás de Carvalho, de 35 anos. Este perdeu o controle e desceu em um barranco, fugindo a pé logo em seguida. A polícia foi acionada e, no interior do “Astra”, fora encontrado um revólver calibre 38, além de celular, chaves e dinheiro.
O rabecão do Instituto Médico Legal (IML) de Iguatu fez a remoção do corpo, ao passo que a Polícia realizava buscas a fim de localizar e prender Adonay. Até o fechamento desta matéria ele ainda continuava foragido. 

O veículo envolvido foi retirado do local pelo reboque na manhã de hoje (segunda-feira, 30.)
Fonte: Iguatu.net

HOMEM-ELEFANTE FAZ CIRURGIA PARA REMOVER TUMOR DO ROSTO

O chinês Huang Chuncai, apelidado de “Homem-Tumor” e “Homem-Elefante”, foi submetido a uma cirurgia para a retirada de parte de um tumor que já pesou 15 quilos e que deforma o seu rosto. A operação, realizada dia 25 em Guangzhou (China), foi bem-sucedida, com a retirada de 1,5 quilo de tecido.
O caso é o mais grave registro de neurofibromatose já feito no mundo.
O tumor, que chegou a ter uma circunferência de 97 centímetros, ainda cobre grande parte da face do chinês de 37 anos.
Huang será submetido a outras duas cirurgias.
102_2736-alt-blog-china-01102_2737-alt-blog-china-02

Ceará regista 55 mortos por dengue este ano

É alarmante a letalidade da dengue no Ceará em 2013. Apesar de o Estado ter registrado menos da metade de casos do que no biênio anterior, considerado de epidemia, a quantidade de mortos, seja por complicações da doença ou pelo tipo hemorrágico dela, já supera a de 2012 em 25%. E está próxima da de 2011.
O último boletim epidemiológico semanal do ano elaborado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) aponta 24,6 mil doentes e 55 óbitos por dengue em 2013. Em 2012, o Ceará registrou 44 mortes. Em 2011, 62 (12% mais).
O documento foi publicado na sexta-feira, 27. Contudo, não representa a totalidade de infectados e mortos de 2013, já que as ocorrências dos demais quatro dias do ano ainda não foram incluídas no relatório. A estatística consolidada deve ser apresentada no boletim epidemiológico da próxima sexta, 3.
Das 55 mortes deste ano, 43 foram decorrentes de complicações da dengue no paciente. As 12 demais foram pela evolução da doença para o tipo mais grave, o hemorrágico. Em 2012 e 2011, o Estado teve 32 e 49 óbitos por complicação e 12 e 13 mortes por via hemorrágica, respectivamente.
Num estudo de proporcionalidade entre casos e mortes, então, o Ceará terminará 2013 em situação pior do que dos dois anos anteriores. Em 2011, ocorreu uma morte para cada 914 casos. Em 2012, um óbito para cada 1.175 doentes. Neste ano, é uma morte para cada 446 pessoas infectadas pelo Aedes aegipty. O mosquito reproduz-se em água parada.
Desde o ano passado, apenas dois dos quatro tipos de vírus da dengue circulam no Ceará: o 1 e o 4. Em 2011, eram três (1, 3 e 4).
Doentes foram diagnosticados em 163 municípios do Estado. Por ter maior contingente populacional, Fortaleza concentra mais infectados e mortos. 8.682 pessoas contraíram dengue na Capital. Dessas, 30 foram a óbito.
Conforme a Sesa, mortes também foram confirmadas nas cidades de Maracanaú (3), Maranguape (3), Aracoiaba (2), Caucaia (2), Itapiúna (2), Caridade (2), Cascavel (2), Iguatu (1), Beberibe, Chorozinho, Palmácia, Varjota, Itaitinga, Barreira, Acarape e Senador Pompeu.

Colisão mata três pessoas da mesma família em Russas, no Ceará

Russas viveu um dia triste neste Domingo, 29 de dezembro de 2013. Por volta das 10h50min, no início da CE 356, com a Avenida Coronel Antônio Cordeiro, em Russas-CE, ocorreu um trágico acidente de trânsito que tirou a vida de três pessoas de  uma mesma família. 

A colisão envolveu um Ônibus da marca Volvo B 10 M, ano 1990, de cor branca, placa KKE 0783, pertencente a Empresa Bom Jesus Viagens e Turismo, que era conduzido por Antônio Gomes da Silva, residente em Natal-RN, e o veículo Siena Fire Flex, ano 2011, de cor cinza, placa OCR 6231, em nome de Roberta Kelly de Sousa Félix, que era conduzido por Francisco Cesar Santiago Félix, 60 anos, natural de Russas, o qual trazia como passageiros sua esposa Fátima Sandra Lima de Sousa Félix, a qual veio a óbito no local do acidente, seus filhos: Roberta Kelly Sousa Félix, 33 anos e Tiago Sousa Félix, 30 anos, e ainda seu cunhado Francisco Jairo Lima de Sousa, 47 anos, conceituado cabeleireiro na cidade de Russas.

O ônibus trafegava pela referida rodovia no sentido Fortaleza-Natal, quando de acordo com informações de populares colidiu com o veículo Siena que avançou a preferencial. Em consequência do acidente alguns dos ocupantes do veículo Siena ficaram presos nas ferragens, sendo necessária a presença do Corpo de Bombeiros da cidade de Limoeiro do Norte, além das viaturas do SAMU para realizarem o socorro das vítimas. 

No hospital foi confirmado o óbito de Jairo Lima e de Cesar Santiago. Para auxiliar no socorro as vítimas, foi acionada uma aeronave do CIOPAER que conduziu Roberta Kelly Sousa Félix, para o IJF em Fortaleza. Policiais Militares, juntamente com o DEMUTRAN auxiliaram no atendimento a ocorrência e adotaram as devidas providências.


Francisco Cesar Santiago Félix e sua esposa  Fátima Sandra Lima de Sousa Félix faleceram no acidente


Francisco Jairo Lima de Sousa foi uma das vítimas fatais



Fonte: TV Russas

Tio e sobrinho de 2 anos morrem em acidente de moto aquática no Piauí

O empresário Antônio Marcos Pereira Sena, 34 anos, conhecido como Tony Marcos,  morreu num acidente ao pilotar uma moto aquática na Barragem de Boa Esperança, na cidade de Guadalupe, 300 km ao Sul de Teresina, no fim da tarde deste domingo (29). Ele perdeu o controle do veículo e morreu no local. Com ele estavam os sobrinhos Samuel Sena, de 2 anos, que também morreu, e outra criança de 6 anos, que está em observação no hospital. Tony era irmão do delegado de Elesbão Veloso, Odílio Sena, que também é pai das crianças envolvidas no acidente.
O acidente aconteceu quando o Tony perdeu o controle do veículo. “Acho que ele não viu uma árvore que tinha e acabou batendo, perdendo o controle”, conta Homero Sena, irmão e tio das vítimas.
Ainda de acordo com Homero, o corpo do sobrinho, Samuel, foi encontrado pouco após o acidente e foi velado na casa do avô, em Guadalupe. Já o corpo de Tony foi encontrado horas depois e foi encaminhado para a cidade. A outra criança envolvida está em observação no hospital e não corre mais risco de morte.
Tony Marcos era empresário do ramo de aparelhagem de som para eventos. Morador de Guadalupe, trabalhava com seus equipamentos por todo o Piauí e parte do Maranhão. Já a outra vítima, Samuel Sena, era filho do delegado Odílio Sena, de Elesbão Veloso.

Policia descobre instrumento usado para violar caixa eletrotônico em Acopiara

A Policia Militar foi acionada por volta das 19h30 de ontem (28) até a agencia da Caixa Econômica Federal, localizada na Avenida Marechal Deodoro, centro de Acopiara, lá identificaram uma ligação feita de fios com ledes, acoplados em um dos terminas de autoatendimento.

Policia descobre instrumento usado para violar caixa eletrotônico em Acopiara 

A ação se caracteriza com uma modalidade usada pelos bandidos conhecida como “Pescaria” onde essa instalação feita no caixa eletrônico bloqueia a entrada de depósitos na máquina,  assim quando o cliente realiza o deposito os envelopes ficam retidos e em seguida retirados pelos bandidos.

Durante a manhã de domingo (29) equipes da Policia Militar e da Coordenadoria de Inteligência (COIN), estiveram na agencia colhendo material e dando início as investigações para posteriormente chegar até os autores do crime. 

Policia descobriu instrumento usado para violar caixa eletrotônico em Acopiara 

Segundo a Policia possivelmente algum cliente deverá se manifestar durante a segunda feira, caso tenha sido lesado ao usar o caixa eletrônico violado, pois é na segunda que o Banco processa os depósitos feitos nos terminais de autoatendimento. 

domingo, 29 de dezembro de 2013

Bento 16 e papa Francisco almoçam


O papa emérito Bento 16 e o papa Francisco almoçaram juntos nesta sexta-feira na Casa de Santa Marta, residência do atual pontífice.

Francisco fez o convite a seu antecessor ao visitá-lo, na última segunda-feira (23), no mosteiro Mater Ecclesiae, onde vive Bento 16. Naquele dia, os dois religiosos trocaram saudações de Natal, rezaram juntos na capela do mosteiro e tiveram um encontro privado, que durou cerca de meia hora.

Além dos secretários de Bento e Francisco, também foram convidados para o almoço desta sexta-feira o secretário para as Relações com os Estados, dom Dominique Mamberti, e o assessor para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, monsenhor Bryan Wells.

Depois de cerca de oito anos no comando da Igreja Católica, Bento 16 anunciou que renunciaria ao papado no dia 11 de feverereiro deste ano e concretizou o gesto no dia 28. Ele alegou questões de saúde e a idade avançada, 85 anos, na época. Seu sucessor, Jorge Mario Bergoglio, então arcebispo de Buenos Aires, foi eleito no dia 11 de março e adotou o nome Francisco.

PRF e PRE registram 17 acidentes, 12 feridos e uma morte nas estradas cearenses

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registraram 17 acidentes, 12 feridos e uma morte durante o balanço das últimas 24h. 

Em Maracanaú, o condutor de uma motocicleta morreu após colidir a moto contra um poste. A vítima foi identificada como Francisco Nilson de Freitas, Rufino, 33 anos. O acidente ocorreu às 23h10 do último sábado, 28, de acordo com a PRE.

A PRF registrou 11 acidentes e nove pessoas ficaram feridas. Já nas rodovias estaduais o número de acidentes foi menor. A PRE anotou seis acidentes, três feridos e uma morte.


OS TEMAS MAIS ACESSADOS NO GOOGLE EM 2013

A lista dos temas mais acessados no Google em 2013 é como uma minirretrospectiva do ano. O que foi mais pesquisado no Brasil e no mundo em temas gerais, personalidade (ou celebridade), acontecimento e tecnologia:


TOP TRENDING MUNDIAL
1.Nelson Mandela – A morte, no início de dezembro, do líder sul-africano que desfez a segregação racial (Apartheid) em seu país e ganhou o Nobel da Paz em 1993, encabeçou as pesquisas do Google em todo o mundo.


2.Paul Walker – O ator norte-americano, astro da série de filmes Velozes e Furiosos, morreu num acidente automobilístico no início de dezembro



3.iPhone 5s – Sempre que a fabricante americana Apple lança uma novidade, vai para a lista dos mais procurados no Google.



4.Cory Monteith – Astro da série Glee, foi encontrado morto dia 13 de julho, num quarto de hotel no Canadá. Os indícios apontaram overdose.



5.Harlem Shake – A dança coletiva esquisita, de gente fantasiada alternando movimentos desengonçados e desencontrados, ganhou versões em vídeos por todo o mundo.



6. Maratona de Boston – O atentado ocorrido durante a corrida, em 13 de abril, em que duas bombas detonadas mataram três e feriram mais de 170 pessoas, assustou o mundo. O temor era de que pudesse haver algo semelhante ao 11 de setembro de 2001.



7. Bebê real – George Alexander Louis, o bebê real inglês e terceiro na sucessão ao trono, nasceu dia 22 de julho pesando 3,7 kg. O filho de Kate e William reacendeu o interesse sobre a família real da Inglaterra



8.Samsung Galaxy S4 – O aparelho da fabricante coreana, líder mundial em vendas, chegou em abril para assustar a concorrente Apple.



9.PlayStation 4 – Barato? No Brasil, começou sendo vendido por R$ 4 mil. O lançamento nacional foi em novembro. Nos EUA, saía por US$ 400 – menos de R$ 1 mil.



10.Coreia do Norte – A República Popular Democrática da Coreia chamou atenção em 2013 ao anunciar, em março, a intenção de um ataque nuclear preventivo aos EUA. O líder Kim Jong Un é considerado um jovem excêntrico e, por isso mesmo, perigoso à segurança mundial.


PERSONALIDADE
1.Nelson Mandela – O líder da África do Sul, mesmo com sua morte só acontecendo no final do ano, também foi a personalidade mais pesquisada em 2013.


2.Paul Walker – O novo Velozes e Furiosos 7, com filmagens que já haviam sido iniciadas com o astro americano, será lançado em 2015



3.Malala Yousafzai – A menina paquistanesa, de 16 anos, desafiou o radicalismo islâmico do Talibã por querer estudar. Foi baleada na cabeça para que silenciasse, mas sobreviveu e virou porta-voz da causa das mulheres de seu país.



4.James Gandolfini – Ator americano, protagonista da série Família Soprano. Morreu em julho deste ano, aos 51 anos, de um ataque cardíaco.



5.Miley Cyrus – A cantora americana, de 21 anos, ex-intérprete da personagem teen Hannah Montana, abusou de polêmicas no ano. A principal delas, na apresentação do Video Music Awards, em agosto, ao se apresentar seminua no palco e numa dança pra lá de provocante.



6.Oscar Pistorius – O corredor paralímpico sul-africano, o primeiro a competir entre atletas sem deficiência numa olimpíada, matou a namorada a tiros.



7.Jennifer Lawrence – Atriz americana, protagonista da série de filmes Jogos Vorazes. Em 2012, aos 20 anos, ganhou o Oscar



8.Aaron Hernandez – Astro do futebol americano, 24 anos, acusado em agosto de cometer um assassinato nos EUA



9.Charlie Hunnam – Ator e roteirista britânico, 33 anos, seria o protagonista do filme 50 Tons de Cinza. Em outubro, no entanto, surpreendeu ao desistir do papel.



10.Adrian Peterson – Astro do futebol americano, 33 anos. Perdeu o filho de dois anos, supostamente assassinato pelo padrasto da criança.


MOMENTO/ACONTECIMENTO
1. Maratona de Boston – O atentado assustou o mundo.



2.Tufão Haiyan – Matou 6 mil pessoas nas Filipinas.



3.Paralisação do Governo (nos EUA)



4.Copa do Mundo Fifa 2014 



5.Ano Novo Chinês – O ano 4712 começa em 31 de janeiro



6.Australian Open – Torneio do circuito mundial de tênis



7.Eurovision Song Contest – Festival de música na Europa



8.Wimbledon – Torneio do circuito mundial de tênis 



9.Guerra na Síria



10.Basquete europeu

PRODUTOS ELETRÔNICOS
1.iPhone 5s
2.Samsung Galaxy S4
3.PlayStation 4
4.Xbox One
5.Nexus 5
6.HTC One
7.iPad Air
8.Blackberry 10
9.Samsung Galaxy Note 3
10.Nokia Lumia 1020


BRASIL

TOP 10 NACIONAL
1.BBB 13 – O reality da Globo é imbatível em número de pesquisas ano após ano.


2.Telexfree – A empresa é acusada, pelo Ministério da Justiça e Ministério Público Federal, de uma das maiores fraudes financeiras do país. Teria montado uma espécie de “pirâmide financeira”, segundo as acusações, ludibriando investidores (cerca de 1 milhão) sob a fachada de uma provedora de telefonia via internet, não autorizada pela Anatel..



3.Salve Jorge – A novela global de Glória Perez ganhou fama na Internet pela história fantasiosa - de personagens que “fluíam” toda hora entre o Rio de Janeiro e a Turquia - e cheia de situações consideradas inverossímeis.
4.Enem 2013 – O Exame Nacional do Ensino Médio, para acesso às universidades brasileiras, vai sempre para as primeiras posições no ranking de pesquisa de temas no Google.



5.MC Daleste – Era esse o nome artístico do funkeiro paulista Daniel Pellegrini. Sua morte, a tiros e enquanto estava em cima do palco, foi filmada. Por isso foi para os top do Google no ano



6.A Fazenda – O reality da Record ganha audiência por polêmicas, baixarias e outras situações dos programas do gênero



7.Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado em 2011 para ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.



8.Amor à Vida – A novela, que acaba em janeiro, segue dando audiência à Globo e ao Google.



9.PEC 37 – Em novembro de 2012, Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda Constitucional que restringe apenas às Polícias Civil e Federal a competência para investigação criminal. Retirava a possibilidade do Ministério Público também apurar crimes. Foi uma das grandes polêmicas jurídicas do ano.



10.BBom – A Justiça também considerou “robustos indícios” de um esquema de “pirâmide financeira” nos negócios promovidos pela empresa, que vendia rastreadores veiculares. Os proprietários tiveram bens bloqueados.


CELEBRIDADE
1.MC Daleste – Funkeiro paulista, morto a tiros em julho enquanto cantava no palco.


2.Chorão – Roqueiro paulista, líder da banda Charlie Brown, cometeu suicídio em março.



3.Cory Monteith – Astro da série Glee. Morreu supostamente de overdose num hotel no Canadá.



4.Anitta – Funkeira carioca, intérprete da música Show das Poderosas.

5.Nanda Costa – Atriz que protagonizou a novela Salve Jorge. Ao posar nua, aumentou o interesse das pesquisas no Google



6.Antônia Fontenelle – Viúva do diretor de novelas Marcos Paulo, a atriz se envolveu em polêmicas sobre a herança do casamento e supostos namorados.



7.MC Gui – Aos 14 anos, faz sucesso cantando o chamado funk ostentação – as letras e os clipes exibem carros, mulheres e produtos bastante caros



8.Daniela Mercury – A cantora baiana reapareceu forte na mídia em 2013 ao se casar com a jornalista Malu Verçosa



9.Sasha Grey – Ex-estrela pornô norte-americana, agora autora de livros, passou alguns dias em São Paulo. Foi o bastante para ir à lista de pessoas mais pesquisadas.

10.Bruna Marquezine – A atriz aumentou a fama a partir do namoro com o jogador Neymar. Será protagonista da próxima novela das nove da Globo.

ACONTECIMENTO

1.Rock in Rio

2.Carnaval 2013
3.Tragédia de Santa Maria
4.Escolha do Novo Papa
5.Oscar 2013
6.Concursos Públicos 2013
7.Meteoro na Rússia
8.Jornada Mundial da Juventude
9.Manifestações
10.Páscoa

DISPOSITIVOS
1.iPhone 5s

2.Samsung Galaxy S4
3.PS4
4.Samsung Galaxy S3
5.Xbox One
6.Motorola RAZR D3
7.Moto X
8.Sony Xperia
9.iPhone 6
10.Nokia Lumia 520