quarta-feira, 31 de julho de 2013

ACOPIARA: TIME HOMENAGEIA COLEGA FALECIDO

O time do Real Catolé da localidade de Catolé da Pista em Piquet Carneiro que participa do 1º Copão de Futebol Society do Sítio Córrego/Acopiara, antes de entrar em campo sempre homenageia o jovem Itelvam, falecido em um acidente com moto e que era integrante da equipe.

Um bonito gesto! 

Clique na foto para ampliar

ACOPIARA: INVASÃO DE CACHORROS NAS RUAS


Foto tirada na manhã desta quarta-feira (31) 
É impressionante o número de animais soltos pelas ruas de Acopiara, principalmente cachorros.

É uma verdadeira canzoada ou como queiram matilha de cachorros vagando pelas ruas pondo em risco a saúde das pessoas.

Aqui no blog já denunciamos esse fato e destacamos até que já foram identificados cachorros com calazar, doença essa que pode ser transmitida para o ser humano, através de um animal infectado que ao ser picado por um mosquito, o mesmo pode vir a picar uma pessoa e contaminá-la.

Até agora nada foi feito e fora a doença tem a perturbação, pois nas madrugadas a algazarra que os cães fazem tiram o sono de muita gente e sem contar que os mesmos reviram o lixo atrás de comida.

ACOPIARA: SÁBADO TEM ENTREVISTA COM ANTÔNIO ALMEIDA


ACOPIARA: PROJOVEM


Aceji promove novo encontro


Jornalistas, radialistas, blogueiros e outros comunicadores estarão reunidos no próximo sábado na cidade de Maranguape, durante o Encontro de Comunicadores da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A promoção é da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji) e realização da Prefeitura de Maranguape.

O presidente da Aceji, jornalista João Ferreira, e o prefeito Átila Câmara, de Maranguape, estão empenhados para realizar um grande evento. A expectativa é reunir cerca de 400 comunicadores no Encontro.

A programação, ainda em fase de elaboração, trará o tema "O papel do comunicador na reversão de ações políticas impopulares nos municípios". Ocorrerão palestras, oficinas de jornalismo e outras atividades voltadas para a qualificação profissional da categoria e o debate da problemática local e regional.

Para tanto, autoridades políticas e lideranças da comunidade, além de grandes nomes da comunicação no Ceará são convidados para o evento.

A programação oficial será cumprida na sede da Câmara Municipal de Maranguape, com abertura às 9 horas do dia 3 de agosto. Após café-da-manhã (8h)e abertura oficial às 9h, haverá entrega da comenda Jornalista Dutra de Oliveira a personalidades da comunicação e da política. Na sequência, a primeira palestra trará o tema "legislação e oportunidades", com o jornalista Sérgio Pires. À tarde, haverá palestras sobre tecnologias da informação, sustentabilidade e, ao final, sobre a importância da comunicação da administração pública. As atividades direcionadas para os comunicadores presentes serão desenvolvidas no período da tarde.

A Aceji informa que irá disponibilizar ônibus especial, da sua sede (Av. Dom Manoel, 423, centro de Fortaleza), às 8 horas, para Maranguape. O retorno ocorrerá logo após o término do Encontro. Quem deseja participar deve inscrever-se nesta semana.

Em junho deste ano, a Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji) comemorou 50 anos de atividades. A entidade é responsável por congregar comunicadores do Interior que atuam nos mais diversos meios.

Todos os anos, são realizados eventos regionais e estaduais para debater o papel do jornalismo e os assuntos de interesse da sociedade civil.

A associação foi fundada em 30 de junho de 1963 na cidade de Canindé, por ocasião da realização do II Congresso da classe. Era um evento para reunir as demandas não só desses trabalhadores, mas da sociedade. E assim fazem até hoje. 

Operação executa 15 mandados de prisão contra gestores públicos e empresários no Ceará

Operação deflagrada pelo Ministério Público Estadual (MPE) e a Polícia Civil cumpre 15 mandados de prisão temporária em 5 municípios cearenses na manhã desta quarta-feira (31). A operação "Miragem II" executa prisões de gestores públicos e empresários em Fortaleza,MaracanaúRussasMorada Nova e Quixadá. Eles são acusados de envolvimento em fraudes em licitações e adulteração de documentos durante a investigação criminal que já vinha acontecendo na "Operação Miragem I", ocorrida em junho.
Foram expedidos 19 mandados de busca e apreensão. Todos os mandados de prisões foram contra pessoas já envolvidas na 'Miragem I', já os de busca e apreensão têm novas pessoas envolvidas.
Até o momento, muitos não foram localizados. O Ministério Público do Estado do Ceará e a Polícia Civil seguem fazendo diligências pelo Estado para prender os envolvidos.

Presas oito pessoas suspeitas de explodir banco em Baturité, no CE

A polícia prendeu oito pessoas com armas e munição na tarde desta terça-feira (30). O grupo é suspeito de explodir e roubar uma agência bancária da cidade de Baturité, a 93 km de Fortaleza na madrugada de segunda-feira (29). De acordo com a polícia, oito homens foram presos na localidade de Boa Fé, em Redenção, a 65 km da capital. Entre eles estava um ex-fuzileiro naval, apontado como responsável pelos explosivos.
Além das armas e drogas, a polícia apreendeu ainda maçaricos com o grupo. "Quando chegamos na residência de um dos acusados deparamos com vários suspeitos. Um conseguiu fugir. Mas conseguimos prender as armas, os materias que eles utilizaram para arrombrar o banco e as drogas", afirmou o sargento Jones, Comando Tático Motorizado (Cotam).
Ainda de acordo com a polícia, os homens faziam parte de uma quadrilha especializada em realizar assaltos em bancos do interior do estado. Os suspeitos já haviam agido em pelo menos seis municípios. "Desarticular uma quadrilha dessas traz segurança para todos nós. Principalmente para policiais que trabalham no interior. Era um grupo muito perigoso", disse o comandante geral da Polícia Militar, Werisleik Matias.
 Polícia Militar continua trabalhando para tentar prender outros integrantes da quadrilha. "Nós temos ainda que prender outras pessaos que fazem parte da quadrilha e que participaram da explosão do banco. Vamos tentar recuperar o dinheiro levado como também mais armammento", explicou o delegado de Roubos e Furtos, Romério Almeida.
O grupo explodiu, na madrugada desta segunda-feira (29), caixas eletrônicos de uma agência bancária de Baturité, a 93 km de Fortaleza. Segundo a Delegacia Municipal da cidade (9° Região), pelo menos 20 homens armados e usando coletes invadiram o local. A explosão danificou todo o prédio. Ainda segundo a delegacia da região, o grupo incendiou dois carros nas proximidades do destacamento da polícia e fugiu em outros três veículos.

Mergulhador encontra tubarão de dois metros amarrado e esfaqueado no fundo do mar

Um mergulhador se surpreendeu ao dar de cara com um tubarão com cerca de dois metros e 120 quilos, amarrado no fundo do mar da Austrália, e esfaqueado no peito. Em entrevista ao site Courier Mail, Robb Westerdyk disse que nunca havia se deparado com uma cena desse tipo, tão “bárbara”.

O australiano mergulha há 40 anos, e estava nadando com alguns amigos depois de explorar um naufrágio ali perto, no estado de New South Wales.

- No final do nosso mergulho, nos deparamos com essa cena de barbárie, um tubarão-mako de dois metros amarrado pela barbatana. Isso deve ter sido feito por algum pescador que não deveria estar por ali, já que a área é de preservação ambiental - disse o australiano.

Westerdyk trabalha em construção civil e faz fotos subaquáticas de maneira amadora. Ele registrou a cena e cortou a corda que amarrava o tubarão. O animal afundou em seguida.

O australiano acredita que o tubarão já estava morto há alguns dias. Isso porque poucas pessoas mergulham no local - uma reserva ambiental na cidade de Adelaide - durante a semana. O grupo em que ele estava foi o primeiro a ver o animal naquela situação, no sábado.

Robb Westerdyk não sabe quem fez aquilo, nem o porquê. Ele imagina que pode ter sido um pescador fazendo piada com outros pescadores, ou tentando assustar mergulhadores.

- Mas em 40 anos de mergulho, nunca vi nada assim - repetiu. - É um ato sem sentido, tirar a vida do animal assim, sem qualquer propósito.



Detran faz blitz e apreende várias motos em Acopiara

Na tarde de ontem 30 de julho, o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará), fez uma operação sobre o uso de capacete e a CNH no município de Acopiara.

O alvo principal foram motociclista. Pelas ruas da cidade ficaram circulando dois agentes de moto, quando abordavam alguém e era constatado alguma irregularidade, a moto era apreendida e já colocada em cima do caminhão reboque. 

Durante todo tempo uma equipe de apoio do DETRAN ficou também parando motos em vários pontos  na CE 060.

Informações e fotos: Acopiara Alerta




terça-feira, 30 de julho de 2013

Felipão convoca 20 jogadores para amistoso contra a Suíça

O técnico Luiz Felipe Scolari convocou 20 jogadores nesta terça-feira para o amistoso da  Seleção Brasileira com a Suíça, no dia 14 de agosto, na Basiléia.


Entre os chamados, a maior novidade é o lateral-esquerdo Maxwell, que atua no Paris Saint-Germain, da França. Todos os outros jogadores fizeram parte do grupo que venceu a Copa das Confederações, no mês passado.

Após ter Neymar e Paulinho negociados com Barcelona e Tottenham, respectivamente, o futebol brasileiro teve cinco representantes na lista. Campeão da Libertadores, o Atlético-MG emplacou os atacantes Jô e Bernard enquanto o Fluminense, vencedor do Brasileirão de 2012, teve Jean e Fred convocados. Jefferson, do Botafogo, completa a lista.



Os 20 convocados de Felipão:

Goleiros

Julio César - Queens Park Rangers (ING)
Jefferson - Botafogo

Laterais

Daniel Alves - Barcelona (ESP)
Jean - Fluminense
Marcelo - Real Madrid (ESP)
Maxwell - Paris Saint-Germain (FRA)

Zagueiros

Dante - Bayern de Munique (ALE)
Thiago Silva - Paris Saint-Germain (FRA)
David Luiz - Chelsea (ING)

Meias

Fernando - Shakhtar Donetsk (UCR)
Hernanes - Lazio (ITA)
Paulinho - Tottenham (ING)
Luiz Gustavo - Bayern de Munique (ALE)
Oscar - Chelsea (ING)
Lucas - Paris Saint-Germain (FRA)

Atacantes

Jô - Atlético-MG
Bernard - Atlético-MG
Fred - Fluminense
Hulk - Zenit (RUS)
Neymar - Barcelona (ESP)

ACOPIARA: ANIVERSÁRIO

Esteve comemorando seu natalício no último sábado (27) uma das pessoas mais queridas de Acopiara, a nossa amiga Dona Ellery Tavares.

A mesma foi rodeada pelos familiares e amigos que prestigiram o seu aniversário comemorado na residência de sua filha Dra. Luciane.











Sheila Diniz e Dona Ellery

Joãozinho (genro), Dona Ellery e Vereador Itamar Feitosa

Antônio Almeida, Dona Ellery e Robinho Almeida










Rompimento de adutora mata criança e destrói casas no Rio

Uma menina de 3 anos morreu após o rompimento de uma tubulação subterrânea da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) nesta terça-feira (30). Casas e carros foram destruídos após serem atingidos por milhões de litros de água que jorraram no bairro de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, nas imediações da Estrada do Mendanha.

Uma menina de 3 anos morreu após o rompimento de uma tubulação subterrânea da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) nesta terça-feira (30). Casas e carros foram destruídos após serem atingidos por milhões de litros de água que jorraram no bairro de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, nas imediações da Estrada do Mendanha.

Pelo menos uma pessoa ficou ferida. A região ficou toda alagada. Em alguns trechos, as pessoas andaram com a água na altura do peito.

Jogadores do Icasa são assaltados em Juazeiro do Norte, no Ceará

Três jogadores do Icasa, de Juazeiro do Norte, foram assaltados na tarde desta segunda-feira (29) antes de embarcar para São Paulo. De acordo com a polícia, Luís Gustavo, Gilmak e Japinha conversavam em uma rua movimentada da cidade quando foram abordados por dois homens em um moto.
Os jogadores foram obrigados a dar carteiras, celulares e relógios. O voo atrasou cerca de meia hora porque os jogadores tiveram de assinar um boletim de ocorrência denunciando o crime. Toda a equipe conseguiu embarcar.
O Icasa joga nesta terça-feira contra o Palmeiras, em São Paulo, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Polícia registra 25 acidentes com 4 mortes em 24 horas, no Ceará

A Polícia Rodoviária Estadual do Ceará (PRE-CE) e Federal (PRF-CE) registraram  25 acidentes nas estradas que cortam o estado, entre 7h de segunda-feira (29) e 7h de terça-feira (30). Nas ocorrências, 14 pessoas ficaram feridas e quatro morreram. Dos quatro mortos, três estavam em motociclistas.
O primeiro acidente fatal aconteceu em Iguatu, a 380 quilômetros de Fortaleza, no Km 380 da CE-060, por volta de 12h de segunda-feira. Um motociclista perdeu o controle do veículo e colidiu de frente contra um caminhão. O condutor morreu na hora. O caminhoneiro prestou os primeiros socorros e deu esclarecimentos para a polícia sobre o acidente.
Já no município de Massapê, na localidade de Riacho Fundo, Região Norte do estado, uma mulher de 44 anos morreu após a moto em que estava sair da pista e cair em um barranco. O acidente ocorreu na CE-240 e segundo a polícia, o condutor da moto estava em alta velocidade. O motociclista sofreu apenas ferimentos leves e passa bem.
Em Barreira, a 72 quilômetros da capital, uma mulher de apenas 20 anos faleceu após colidir contra um poste. Acidente aconteceu por volta das 23 horas de segunda-feira. A PRE-CE informou que a condutora não era habilitada e não estava com capacete no momento da colisão.
A outra vítima fatal registrada pela polícia morreu por atropelamento em Barbalha. A polícia não conseguiu informações sobre o acidente.

No Ceará, Fortaleza tem o maior IDH, diz estudo; Salitre tem o menor índice

Fortaleza e Salitre têm o maior e menor índice de desenvolvimento humano respetivamente entre as 184 cidades do Ceará, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgados nesta segunda-feira (29). Fortaleza tem IDH de 0,754, enquanto Salitre tem 0,540. O índice varia de 0 a 1 e, quanto mais próximo de 1, melhor a avaliação.

Para se calcular o IDHM, são considerados três indicadores: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). No caso da renda, é avaliado o rendimento per capita (por pessoa) do município. Ainda segundo a pesquisa, o IDH cresceu 47,5% entre 1991 e 2010, em todas as cidades do Brasil.
Das 27 unidades federais, o Ceará tem o 11 º pior IDH, com valor de 0,682. O Ceará tem IDH abaixo de estados como Rio Grande do Norte, Paraná e Espírito Santo. Distrito Federal é a unidade com maior IDH, de 0,824.
Em 20 anos, 85% dos municípios do Brasil saíram da faixa de “muito baixo desenvolvimento humano”, segundo classificação criada pelo Pnud. Atualmente, 0,57% dos municípios, ou 32 cidades das 5.565 do país, são consideradas de “muito baixo desenvolvimento humano”.

Casos de diarreia continuam subindo e Alagoas registra 50 mortes este ano


O número de óbitos registrados em Alagoas por causa do surto de diarreia continua subindo e o estado já registra 50 mortes, desde 19 de maio, quando a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) reconheceu pela primeira vez a situação de epidemia em um município, até esta terça-feira (30). Ao todo, de 1º de janeiro até agora, 80.320 casos de diarreia foram contabilizados e a epidemia atinge 25 municípios.

De acordo com o último boletim da Vigilância Epidemiológica, divulgado Sesau, o quantitativo de casos verificados nos seis primeiros meses de 2013 é quase o dobro do registado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 45.633 casos. O levantamento mostra ainda que outros 46 municípios estão em alerta e que apenas 26 estão dentro da normalidade.

ACOPIARA: MUDANÇA DE ENDEREÇO

O Dr. Douglas Passarinho, advogado militante neste município vem informar ao público em geral e a seus clientes a mudança da sede de seu escritório profissional, agora estando localizado na Rua Luiz Gonzaga de Mendonça, nº 229, próximo ao consultório da Dra. Helena e vizinho ao Hospital Geral Suzana Gurgel do Vale.

Informando que já está atendendo em sua nova sede de segunda a sexta-feira no horário de 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00, em defesa de seus direitos e garantias institucionais.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

ACOPIARA DE LUTO

Morreu na manhã desta segunda (27), Luiz Teixeira Lima Neto, mais conhecido como Lulu, filho do saudoso comerciante de Acopiara João Holanda Lima.

Lulu morreu de complicações cardíacas e com bastante pesar o Vereador Will Almeida e a liderança Antônio Almeida Neto enviam seus sentimentos e votos de pesar em nome de toda a família Almeida para a família em luto.

Lulu era tio da ex-prefeita Sheila Diniz.

Toda a família Holanda Lima está de luto pela partida de seu ente querido para o plano superior.

Descanse em paz primo Lulu! 

Principal nome da seleção do Equador morre aos 27 anos

Morreu nesta segunda-feira (29 de julho) o atacante equatoriano Christian Benítez, principal nome da seleção que busca uma vaga na Copa do Mundo de 2014. “Chuchu”, como era conhecido, sofreu uma parada cardiorrespiratória, segundo seus familiares. Ele havia sido encaminhado ao hospital por conta de fortes dores no estômago.
Por três anos consecutivos, Benítez foi artilheiro do Campeonato Mexicano com a camisa do América-MEX. Nesta temporada, “Chuchu” teve sua boa fase recompensada com a transferência para o El Jaish, do Qatar, por 11,7 milhões de euros (quase R$ 35 milhões).
Pela seleção do Equador, Benítez disputou a Copa do Mundo de 2006, onde aparecia como uma das promessas do futebol nacional. As expectativas se confirmaram e “Chuchu” balançou as redes quatro vezes nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, onde o Equador ocupa a terceira colocação e está próximo de conquistar a vaga.
Aos 27 anos, Benítez já havia marcado 24 gols pelo Equador e estava apenas sete de se tornar o maior artilheiro da história da seleção. Com a morte de “Chuchu”, Agustín Delgado continua como o equatoriano que mais balançou as redes pela equipe nacional.

ACOPIARA: AVENIDA ESTÁ BEM SINALIZADA

Impressionante o descaso da administração pública municipal com algumas vias de nossa cidade.

Praticamente sete meses se passaram e a principal avenida do bairro Nova Acopiara, no caso a Lima Diniz, continua esburacada e sabe qual foi a solução para o problema? A população colocou uma estaca dentro de um enorme buraco e amarrou panos velhos para que nenhum desavisado possa cair dentro.

Um absurdo e nada do Poder Municipal fazer alguma coisa. São sete meses e nada!

Vejam as fotos:





Suspeito de assalto é linchado no Montese

Um homem, ainda não identificado, foi morto por linchamento na tarde deste domingo (28), no bairro Montese, em Fortaleza. 


A vítima, que aparentava ter entre 18 e 20 anos, teria tentado assaltar uma pessoa e foi perseguida por populares. Atingido por pedradas, o homem caiu, entre as ruas Raul Uchoa e Eusébio de Queiroz e recebeu chutes, socos e golpes de pedras e paus. O susposto assaltante estava aparentemente desarmado, ou teve a arma roubada pelos linchadores.

O corpo do jovem foi conduzido à Perícia Forense. As investigações estão sendo feitas pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Mãe é presa suspeita de afogar a filha em um balde de água, em Fortaleza

Uma mulher é suspeita de ter matado a filha de seis anos na noite desta sexta-feira (26), na Rua Santa Maria Gorete, no Bairro Quintino Cunha, em Fortaleza. A mãe confessou à polícia que afogou a menina em um balde de água dentro de casa, segundo informações do major Márcio Oliveira, da equipe da Ronda de Ações Ostensivas e Intensivas (Raio), que atendeu a ocorrência.
Segundo o major, a equipe realizava uma ronda de rotina no bairro, considerada uma das áreas mais violentas da capital, quando por volta das 21 horas percebeu uma intensa movimentação de moradores na porta da casa em que ocorreu o crime. Ao entrar na residência, a equipe do Raio encontrou o corpo da menina ao lado de um balde de 20 litros. A mãe estava sozinha na casa com a criança no momento da ocorrência, segundo a PM. "A violência foi tanta que quebrou uma mesa'', disse o major.
A mãe admitiu problemas com o pai da menina, com quem teve um relacionamento, e afirmou ao major que teve um acesso de raiva depois de uma discussão com o ex-companheiro. A mulher morava na casa com a filha dela e avó da vítima, que havia saído. "Ela confessou. Ficou de cabeça baixa o tempo todo'', disse Oliveira. A suspeita foi encaminhada à Delegacia da Mulher.  Uma equipe inspetores registrou a ocorrência no local, mas não há definição se o caso será investigado pelo 7º ou 17º Distrito, duas delegacias da área.

Novas cédulas de R$ 2 e R$ 5 começam a circular nesta segunda

Começam a circular nesta segunda-feira (29) as novas cédulas de R$ 2 e R$ 5, da segunda família do real, informou o Banco Central (BC). Com isso, o BC antecipa o cronograma, que previa o lançamento dessas notas no segundo semestre.
De acordo com comunicado do Departamento do Meio Circulante, as notas de R$ 2 mantém o padrão de cor predominante azul, mas terá novas dimensões. A nota de cinco segue com o tom predominante lilás e passa a apresentar um tamanho diferente do atual.
As novas cédulas do real têm tamanhos diferenciados, marcas táteis em relevo e novos itens de segurança.
Os principais itens de segurança nas duas cédulas são a marca d'água, o "quebra cabeças", no qual o valor da cédula aparece quando examinada contra a luz, marcas em alto relevo e elementos fluorescentes, visíveis sob a luz ultravioleta.
Em julho de 2012, o BC colocou em circulação as novas cédulas de R$ 10 e R$ 20 – que deverão substituir as notas antigas, destes valores, até meados de 2014 – antes da Copa do Mundo. As cédulas de R$ 50 e R$ 100 da nova família do real já estão em circulação, e espera-se que as notas antigas, destes valores, sejam trocadas até o fim de 2013.
A previsão, anunciada em 2012, é que as novas notas de R$ 5 e R$ 2 sejam substituídas até meados de 2015, completando a troca para a segunda "família" do real. Desde 2010, a substituição das notas da primeira família do real ocorre gradualmente, à medida que elas são retiradas em decorrência de seu desgaste natural. As notas da primeira "família", no entanto, seguem válidas.

Papa Francisco chega à Itália após visita ao Brasil


O Papa Francisco chegou à Itália nesta segunda-feira (29), após sua participação na JMJ (Jornada Mundial da Juventude), no Rio de Janeiro.
O avião que transportava o pontífice, um Airbus A330 da companhia Alitalia, aterrissou no aeroporto de Ciampino, em Roma, às 11h25 (6h25 de Brasília), após percorrer os 9.201 quilômetros que separam o Rio de Janeiro da capital italiana.
O Papa desceu a escada do avião carregando a sua maleta preta de mão, que havia chamado a atenção já na viagem de ida.
Do aeroporto, o pontífice foi de helicóptero até o Vaticano, pondo fim a sua primeira viagem internacional como Papa.
O Papa mandou uma mensagem pelo Twitter avisando que chegou, dizendo que sua alegria era maior que seu cansaço.

ORÓS: Dupla invade hospital e promove quebradeira


Dois jovens foram presos por volta das 3 horas da madrugada de ontem, no Hospital Luzia Maria, situado no Centro da cidade de Orós (a 352 Km de Fortaleza).

Segundo a Polícia, José Edvando Bento da Silva, 22 e José Carlos da Silva Limeira, 20, ambos residentes no bairro São Geraldo, em Orós, foram presos depois de invadir a unidade hospitalar e promoverem um quebra -quebra no local.

De acordo com o delegado plantonista Alexandre Saunders, uma TV e uma cadeira foram quebrados, além da frente do hospital ter sido apedrejada. Saunders disse ainda que os rapazes estariam revoltados pelo fato de que um o irmão de um dos acusados teria passado mal e não teria sido atendido com rapidez na unidade médica.

Conforme ainda o delegado plantonista, a dupla apresentava sinais de embriagues. José Edvando e José Carlos foram autuada por danos ao patrimônio público na Delegacia al de Icó. 

DISTRITOS CEARENSES: Criação de municípios esbarra em dificuldades

Pauta adotada pelos deputados estaduais há alguns anos, a polêmica sobre a criação de novos municípios ainda parece longe de chegar ao fim. Enquanto economistas alertam para o arrocho nas contas das prefeituras e inviabilidade financeira para a emancipação de distritos, parlamentares cearenses insistem em defender que é possível, através de plebiscito, transformar em municípios aproximadamente 30 distritos do Ceará.


O deputado Dedé Teixeira (PT) afirma ser "extremamente favorável à descentralização política e administrativa", portanto, reforça o coro dos defensores da ampliação dos municípios no Estado. O petista rechaça a tese de que a ampliação dos municípios ampliará a dependência dessas cidades em relação ao Governo Federal. "Isso é uma falácia de quem é contra a descentralização. O bolo tributário de cada região vai receber dependendo do nacional. Quando mais hospitais, melhor, é a atenção ao serviço de saúde".

Na avaliação de Dedé Teixeira, a emancipação dos distritos vai aproximar a população da prefeitura e facilitar a cobrança de prestação de serviços públicos. "Hoje há centralização no Governo Federal. Quanto mais fortalecer os municípios, melhor. O Estado e o Governo Federal são abstratos demais para a população. Quanto mais o poder de decisão estiver próximo, mais será fácil questionar a aplicação dos recursos públicos", defende.

No início deste mês, a Procuradoria Geral da República encaminhou Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) ao Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a lei complementar 84/2009, aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará, que disciplina os estudos de viabilidade municipal.

O imbróglio não é recente. Desde 2009, deputados estaduais reivindicavam que, após a aprovação da lei complementar estadual, os distritos possam ser emancipados através de plebiscito nas localidades que seriam afetadas. Porém, acórdão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) rejeitou a realização de plebiscito para a criação de 30 municípios no Estado, alegando que ainda não havia sido aprovada uma lei complementar federal regulamentando o tema. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral, que negou o recurso da Assembleia.

Em junho deste ano, a Câmara Federal finalmente aprovou o projeto de lei 416/08, que regulamenta a criação de municípios. Apesar da decisão ter sido comemorada na Assembleia Legislativa, a votação obriga a Casa a apresentar um novo projeto de lei para se adequar às exigências da legislação federal. A pressão agora é para que o Senado aprove o projeto que passou na Câmara dos Deputados.

Uma das poucas vozes contrárias à criação de municípios na Assembleia Legislativa, o deputado Heitor Férrer (PDT) aponta a emancipação de distritos como uma "distribuição de pobreza", porque ocasionaria a redução do repasse de ICMS, tributo estadual, e Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que são transferências federais, às prefeituras desmembradas.

domingo, 28 de julho de 2013

Cinco pessoas morrem em acidente no município de Maracanaú


Cinco pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida em um acidente no km 11 da CE-060, em Maracanaú, na madrugada deste domingo. O sexto passageiro está internado no Instituto Doutor José Frota (IJF) em estado grave.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista, que estava dirigindo um Corsa Classic, perdeu o controle do carro e bateu contra um poste, causando a morte de três mulheres e dois homens no local.

Paquistão: álcool adulterado mata 18 pessoas

Pelo menos 18 pessoas morreram e mais de 20 sofreram uma intoxicação grave depois de consumirem álcool adulterado em duas festas particulares na semana passada no Paquistão, anunciaram as autoridades locais neste domingo.

As vítimas foram transferidas aos hospitais da cidade paquistanesa de Faisalabad depois de desmaiarem em duas festas, uma delas de aniversário.

A venda pública de álcool está proibida neste país islâmico e muitos paquistaneses elaboram eles mesmos as bebidas alcoólicas em casa.

Papa dá recado aos jovens: "não tenham medo"

“Vão sem medo para servir". A frase, repetida diversas vezes pelo papa Francisco durante a homilia da manhã deste domingo, no dia de encerramento da JMJ (Jornada Mundial da Juventude), resume grande parte do discurso do pontífice às mais de três milhões de pessoas presentes na Praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.

Em diversas oportunidades, Francisco pediu aos jovens que não tenham medo de propagar a palavra de Cristo. "Evangelizar significa testemunhar o amor de Deus", disse o papa. "Eu digo: vão sem medo para servir", completou o pontífice.

"A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade de vocês (jovens)", afirmou Francisco. "O Senhor quer que todos sintam o calor da sua misericórdia e do seu amor. De forma especial, queria que esse mandado de Cristo (Ide e fazei discípulos) se espalhasse por vocês. A América Latina, o mundo precisa disso", declarou o papa.

Durante a homilia, Francisco também disse que, “para onde Jesus nos manda não há fronteiras, não há limites. O Evangelho é para todos, e não só para alguns. Não é só para os mais próximos. Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes".

"Queridos jovens, Cristo, a Igreja e o papa contam com vocês. Que Maria, nossa mãe, os acompanhe com toda a sua ternura. Vão sem medo para servir. Amém", encerrou o papa.


Com um público estimado de 3 milhões de pessoas, a missa na Praia de Copacabana também teve o maior flash mob da história. Fiéis e até bispos participaram da mobilização de dança.

Na área reservada a autoridades, a presidente Dilma Rousseff acompanhou a missa ao lado da colega argentina Cristina Kirchner. O líder boliviano Evo Morales também esteve na celebração.

No final da missa, o papa Francisco divulgou o local e data da próxima JMJ, será em Cracóvia, na Polônia. Trata-se até de uma homenagem ao papa João Paulo 2º, que nasceu em uma cidade próxima e que também foi o grande idealizador da Jornada.

"A Polônia ama Francisco", diz polonesa

Os poloneses comemoraram o anúncio feito neste domingo, dia 28, pelo papa Francisco de que a próxima edição da JMJ (Jornada Mundial da Juventude) ocorrerá na Cracóvia, na Polônia. Em entrevista à Ansa, a polonesa Anna Blazejewska disse que "a Polônia ama Francisco, porque ele é humilde, inteligente e alegre. Acho que ele é mais carismático que João Paulo 2º (1978-2005)", afirmou.

O polonês João Paulo 2º foi o criador da JMJ, em 1984. O Pontífice, em 1991, chegou a presidir uma edição do evento na Polônia. De acordo com dados da organização da JMJ, este foi o primeiro encontro do religioso com milhares de jovens em um país do Leste Europeu.

Para Blazejewska, "é muito bom que a JMJ ocorra na Polônia, pois podemos conhecer novas pessoas, o novo Papa e rezar uns pelos outros, já que em todos os lugares do mundo a vida é difícil e perigosa". Por sua vez, a jovem polonesa Katarzyna Karolina disse que, apesar de não ser católica, um evento como este, ainda mais encabeçado pelo novo Papa, que vem de um continente [América Latina] que a maioria nem imagina como é, será muito bem visto na Polônia".

Ela também destacou que a JMJ ganha uma importância especial no país, pois grande parte da população é católica e "tem muito carinho pelo antigo papa polonês João Paulo 2º". O anúncio da JMJ na Polônia coincide com a canonização de João Paulo 2º. No início do mês, o papa Francisco assinou o decreto que autoriza a canonização de Karol Wojtyla. Com isso, deve ser convocado, em breve, um consistório para marcar a data em que Karol Wojtyla será proclamado santo. A cerimônia de beatificação do papa João Paulo 2º foi realizada no dia 1 de maio de 2011, na Praça São Pedro, no Vaticano, seis anos após sua morte, em 2 de abril de 2005.


A beatificação é o primeiro passo para a canonização, que institui o título de santo ao religioso. Para se tornar beato, foi preciso que João Paulo 2º tivesse um milagre reconhecido. Para a canonização, foi necessário o reconhecimento de mais um milagre.

Mandela continua em estado crítico, diz presidência

A presidência sul-africana informou neste domingo que o estado de saúde de Nelson Mandela continua sendo crítico, embora melhore lentamente, negando-se a comentar as informações segundo as quais o líder da luta contra o apartheid teria sido operado.
O ex-presidente da África do Sul foi submetido "a um procedimento cirúrgico para desbloquear um tubo de diálise" na sexta-feira pouco antes de completar sua sétima semana internado em um hospital de Pretória, segundo a rede de televisão americana CBS.
Foi uma operação de pequeno porte, informou o canal.
No entanto, Mac Maharaj, porta-voz da presidência sul-africana, não confirmou a operação.
O primeiro presidente negro da África do Sul, de 95 anos, "está crítico, estável, mas há alguma melhora", disse à AFP.
Segundo dados anteriores, o prêmio Nobel da Paz respira com ajuda de aparelhos e foi submetido à diálise poucas semanas depois de ser hospitalizado por uma infecção pulmonar no dia 8 de junho.

CRATO: PROFESSOR MORRE MISTERIOSAMENTE EM MOTEL

na manhã deste domingo em Crato, o corpo de um professor da rede estadual de ensino foi encontrado no quarto 9 de um motel que funciona no bairro Muriti naquele município.


Gilvan Coelho Felipe tinha aproximadamente 50 anos de idade e chegou ao estabelecimento com uma garota no início da madrugada. Por volta das 6 horas ela saiu a pé do motel e a gerência tentou um contato com o apartamento e não conseguiu.

Funcionários foram até lá e o silêncio prosseguiu quando adentraram o quarto e notaram que o professor estava sem vida. A polícia foi avisada e acionou o rabecão para conduzir o corpo até o IML de Juazeiro.


O perito criminal Henrique Grangeiro também esteve no estabelecimento e disse não ter encontrado marcas de violência no corpo. A tese inicial é a de que o funcionário público do estado teve um mal súbito e faleceu. Por via das dúvidas, o corpo foi conduzido para exames mais aprofundados no IML.

ICÓ: ACIDENTES DE TRÂNSITO COM VÍTIMAS FATAIS


Informo a V.Sª. Que hoje, 27/07/2013, por volta das 19h 30min, a Polícia Militar tomou conhecimento através do 190 que houve um acidente de trânsito na CE 282 próximo ao presidio, em seguida a RD 2781 composta pelos policias militares: SD CARDOSO, SD GILDERLAN E O SD FERREIRA, ao chegar no local já se encontrava a ambulância que os mesmos informaram para os policiais militares que a vitima já se encontrava em óbito, pois sua cabeça estava esmagada. Em seguida foi informado para o rabecão para que comparecer ate local. A vitima se tratava de PEDRO MENDES DE OLIVEIRA, casado, pedreiro, 45 anos, natural de ICÓ/CE, filho de, Manuel José de Oliveira e Antônia Alves da Silva, residente na rua C conjunto gama ICÓ/CE. A vitima conduzia sua motocicleta modelo CG125 TITAN DE COR PRATA ANO 2002 DE PLACA JOE-8791, quando colidiu com um veiculo não identificado e caiu vindo a ter morte imediata.


Informo a V.Sª. Que hoje, 27/07/2013, por volta das 20h 30min, a Polícia Militar tomou conhecimento através do 190 que houve um acidente de trânsito na estrada que liga Icó ao distrito de Icozinho aproximadamente 3 km da sede em seguida a RP 2462 composta pelos policias militares: SD PM 25.400 S. LIMA, SD PM 26.648 ALBUQUERQUE E O SD PM 26.685 BRAZ, ao chegar já se encontrava a ambulância que os mesmo informaram para os policiais militares que a vitima já se encontrava em óbito . Em seguida foi informado para o rabecão para que comparecer ate local. A vitima se tratava de DAMIÃO FERREIRA NICOLAU, servente, 50 anos, natural de Icó . A vitima conduzia sua motocicleta modelo FAN 150 DE COR PRETA ANO 2011 DE PLACA NVB-5564 Icó, quando o mesmo vinha sentido Icozinho quando perdeu o controle da moto caiu vindo a ter morte imediata.



Quartel em Iguatu-CE, 28 de JULHO de 2013.
Paulo HERMANN Fernandes Macedo – MAJ PM
MF. 099.461-1-X
Cmt do 10º BPM