sexta-feira, 31 de maio de 2013

ACOPIARA: DRA. ANA PATRÍCIA FALA SOBRE VERMINOSE NA RÁDIO CARINHOSA AM

Esteve participando na última segunda-feira(27) no programa Manhã Total da Rádio Carinhosa AM (1.450 khz) de Acopiara, apresentado pelo radialista Wilson Filho, a médica Dra. Ana Patrícia Barbosa.

Na oportunidade ela falou sobre um tema bastante presente nas comunidades mais carentes que é a verminose.

Vejam o rápido resumo sobre essa doença:

Verminose é uma infecção intestinal provocada por agentes específicos, conhecidos como parasitas, especialmente endoparasitas (parasitas que habitam o interior do organismo do hospedeiro). Esta é uma doença frequente e de difícil controle por parte dos órgãos públicos, que acomete humanos e também animais.
Afeta adultos e crianças, de todas as idades, ambos os sexos e todas as classes sociais. Suas consequências podem resultar em prejuízos à saúde do paciente, podendo levar a óbito.
A contaminação ocorre de diversas formas, mas a mais comum é por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada ou através da pele quando há pequenos ferimentos.
Os tipos de verminoses mais frequentes são:
  • Ascaridíase, vulgarmente conhecida como lombriga;
  • Teníase, chamada popularmente de solitária;
  • Oxiuríase;
  • Tricuríase;
  • Ancilostomíase, conhecida como amarelão;
  • Outras menos freqüentes:Estrongiloidíase, giardíase e esquistossomose.
Os sintomas mais comumente encontrados nos casos de verminose são: cólicas abdominais, enjôo, mudança do apetite, falta de disposição, fraqueza, diarréia, vômito, perda de peso, anemia, febre e problemas respiratórios.
A principal conseqüência da verminose é a desidratação, resultante da diarréia e do vômito, que ocorrem nas fases agudas da doença. Existem outros problemas decorrentes dessa doença, como obstrução intestinal, retardo do desenvolvimento físico, comprometimento do comportamento na infância, e anemia progressivamente mais grave.
O tratamento é feito com fármacos antiparasitários específicos para o parasita em questão. A prevenção ainda é a melhor forma de proteger a saúde contra as verminoses, e pode ser feita através da adoção de medidas simples, como:

  • Lavar bem as mãos sempre que usar o banheiro e também antes das refeições;
  • Beber apenas água filtrada ou fervida;
  • Levar bem os alimentos antes do preparo, especialmente quando foram consumidos crus;
  • Andar sempre calçado;
  • Comer apenas carne bem passada;
  • Comer apenas em locais limpos;
  • Realizar exames parasitológicos e tomar vermífugos regularmente;

NESTE SÁBADO TEM FUTEBOL NA RÁDIO CARINHOSA


A rádio Carinhosa AM (1.450 khz) de Acopiara estará transmitindo neste sábado (01) a abertura do Campeonato Brasileiro Série C, com o jogo Baraúnas/RN e Fortaleza, a partir das 16:00.

Compromisso difícil para o tricolor que jogará fora e a transmissão será em cadeia com a Rádio Verdes Mares de Fortaleza. 

ACOPIARA: GESTANTE PERDE SEU FILHO POR NÃO SER ATENDIDA NO HOSPITAL

Mais um fato absurdo na saúde de Acopiara e que não poderia mais ocorrer!

Simplesmente a senhora Leidiana Campos Dias, 27 anos, residente à rua Manoel Pedro, bairro Moreiras de Baixo, que estava gestante de oito meses passou mal e com forte sangramento procurou ser atendida no hospital municipal Júlia Barreto.

Só que ao chegar ao hospital não foi atendida pois o médico disse que estava saindo do plantão e que fosse transferida para o Hospital Regional de Iguatu.

De acordo com Claudiane Campos, irmã da gestante, enfermeiros constataram que a criança ainda estava viva dentro da barriga da mãe, pois ouviram os batimentos cardíacos da mesma e que quando chegou em Iguatu já estava morta.

Depois de ser enviada para Iguatu, no Hospital Regional, lá constatado pelo médico a morte da criança dentro da barriga da mãe, a senhora Leidiana foi enviada de volta para Acopiara, pois quem deveria retirar o bebê morto seria o médico em Acopiara que acompanhava a paciente.

Para voltar até Acopiara foi preciso arranjar um carro particular, pois a Prefeitura de Acopiara só enviou o carro para deixar.

Chegando aqui já era outro médico que atendeu Leidiana e disse não ter como fazer a retirada da criança morta e enviou mais uma vez a senhora para Iguatu.

Esse vai e volta durou de oito horas da manhã de segunda-feira até 20:30 de terça-feira.

Ao chegar no Hospital Regional de Iguatu foi feito o parto normal, só que com a criança morta. Imaginem o sofrimento desta mãe para poder expulsar o corpo de seu filhinho já morto.

A senhora Leidiana ainda convalesce em sua residência por tamanho sofrimento, além do sangramento ter sido feito um parto normal forçado.

Segundo a família outra queixa contra o hospital Júlia Barreto é que nenhum medicamento, nem soro foi aplicado na mulher durante as suas idas ao hospital.

A criança era do sexo masculino e o pai o senhor Francisco Aciony Pereira Moreira, 29 anos, está indignado com a falta de assistência à sua esposa e que levou o seu filhinho à morte.

A entrevista completa você vai ouvir nesta segunda-feira (03) dentro do Programa Cidade Alerta da Rádio Carinhosa AM (1.450 khz) de Acopiara. O programa começa ao meio-dia.

Casal Francisco Aciony e Leidiana Campos

Claudiane Campos, irmã que acompanhou tudo de perto




ANIVERSÁRIO DE ROBINHO ALMEIDA (FOTOS)

Foi realizada no início da tarde desta quinta-feira(30) uma comemoração em homenagem ao aniversário do advogado e liderança política Robinho Almeida, que completou 27 anos de vida.

Vários amigos se juntaram para comemorar com o Robinho esse grande momento de sua vida. O local foi a residência do mesmo e contou com várias presenças ilustres.

Vejam as fotos:


Família Morais e Robinho Almeida

















Pais de Robinho Almeida, Robson Diniz e Deiva Almeida






Vereador Vauires (Mosquito) de Piquet Carneiro e o ex-prefeito Antônio Almeida
























Dra. Rosa Almeida e sua filha Dra. Patrícia Almeida