quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Dracunculíase: Um dos vermes mais terríveis do mundo


Uma doença que faz com que “vermes vivos” saiam da pele humana. Parece assustador?
Pois ela existe, e tem um nome sugestivo: dracunculíase. A doença já é conhecida há muitos anos, e o tratamento não mudou muito desde então. 
Em 1550 a.C., ocorreu a primeira menção à doença em um texto egípcio, que a descreve juntamente com uma forma de tratamento. A doença também é chamada de “infecção pelo verme da Guiné”, devido à fama de infestação no país africano.
A doença é causada por larvas de Dracunculus medinensis, que escolhem os copépodes como “meio de transporte”. Eles são comuns em águas paradas, que são consumidas em áreas sem água potável, aumentando o risco de contaminação.
Quando são engolidos, os copépodes se rasgam no sistema digestivo e as larvas são liberadas. Do intestino, elas vão para os tecidos subcutâneos, onde chegam a crescer o suficiente para atingir um metro de comprimento e 2 milímetros de epessura em apenas um ano. Quando chegam a esse ponto, eles começam a sair dos corpos humanos, como pequenas “minhocas”, geralmente pela perna ou o pé. Já foram registrados casos em que eles saíram pelos tecidos em volta do olho ou pelos testículos.
Como as vítimas instintivamente colocam os pés na água para aliviar a dor causada pela saída das larvas, eles acabam inadvertidamente contaminando os rios e abrindo o caminho para novos casos da doença.
O ano em que a larva fica hospedada no ser humano não é particularmente doloroso. Por boa parte do tempo, nenhum sintoma fica aparente. Mas quando eles chegam, causam tantos problemas que a pessoa precisa ficar de repouso e longe da vida em família por um período de dois a três meses até que o verme saia – ou seja retirado. As crianças podem ser indiretamente afetadas pela doença, pois muitas precisam abandonar a escola para substituir os pais na obtenção de sustento para a família.
Quando o verme é retirado à força, o processo é bastante delicado. Uma pequena vareta captura uma das pontas do animal e o puxa para fora do corpo, centímetro a centímetro. Se for puxado de uma vez só, seu finíssimo corpo pode se partir, deixando “restos mortais” na pele, apodrecendo e danificando os tecidos à sua volta.
Nos anos 80, Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA, usou o seu Carter Center para promover a erradicação da doença por meio da educação de pessoas em áreas de risco.

de 3,5 milhões nos anos 80 para alguns milhares de casos por ano. Tudo isso por meio de funcionários de segurança colocados em volta de fontes d’água, que informavam as pessoas sobre como filtrar copépodes e como remover os vermes com equipamentos simples.
A água ainda pode ser usada para aliviar a dor dos infectados, mas um balde deve ser providenciado ao invés de colocar as áreas afetadas dentro dos rios, e seu conteúdo deve ser despejado em áreas secas longe de açudes, para que as larvas morram. Com isso, o Carter Center está prestes a acabar com a doença no mundo todo, com a ajuda financeira da Fundação Bill e Melinda Gates.

LANÇADO NOVO UNIFORME DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL


Em evento realizado na Praia de Copacabana, a CBF e a Nike, lançaram nesta quinta-feira (31) o uniforme que a seleção brasileira vestirá na Copa das Confederações de 2013.

O modelo apresentado remete ao utilizado pelo país durante a Copa do Mundo de 1990.Estrela da apresentação, Neymar apresentou a nova camisa, que ganhou uma gola polo em verde.

Bebeto, Felipão, Marín e Parreira também prestigiaram o lançamento da nova camisa.

A VERDADE: EXTRATOS DAS CONTAS DA PREFEITURA DE ACOPIARA EM 31 DE DEZEMBRO

O ex-prefeito de Acopiara, Antônio Almeida Neto, entregou à prefeitura de Acopiara, à Câmara Municipal de Acopiara e ao TCM o balanço de suas contas na gestão de 2012. 

Vejam os extratos das contas e, principalmente, os saldos do dia 31 de dezembro de 2012, comprovando que o mesmo deixou dinheiro em caixa para pagar o funcionalismo. 

A verdade veio à tona!

Para visualizar os extratos clique aqui.

Dica: Ao abrir o arquivo, basta ir clicando nas setas para passar ou voltar. E para visualizá-lo maior, basta clicar em qualquer parte do documento. Para voltar ao tamanho normal é só clicar novamente.

CRECHE DOS MOREIRAS TEM PORTAS ARROMBADAS

Segundo informações do vigilante José Sampaio da Silva, a Creche localizada na rua Joaquim Moreira, no bairro Moreiras de Cima teve na madrugada desta quinta-feira (31) a porta da frente arrombada e também a porta da dispensa. O vigia ao chegar hoje pela manhã constatou esse fato, mas informou que nada foi roubado de lá. O mesmo acredita que esse ato foi de puro vandalismo. 

INFORMES PARA OS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO DE ACOPIARA

De acordo com a Secretária de Educação do município de Acopiara Luiza Aurélia as aulas do município começarão no próximo dia 18 de fevereiro e que já na próxima semana será realizada a Semana Pedagógica. Quanto ao pagamento dos servidores da pasta da Educação, a mesma informou que se reuniu com o Secretário de Finanças, Édson Facó, e provavelmente o pagamento será feito também no início da primeira semana de fevereiro. Sobre o pagamento do atrasado de dezembro nada falou!

HOMICÍDIO EM CATARINA


Em Catarina por volta das 5:45h da manhã desta quinta-feira, 31, foi encontrado morto, Eduardo Dias dos Santos, 30 anos, residente na Rua Padre José Francisco, no Bairro Vila Nova.

O Hospital de Catarina informou que a vítima sofreu uma única perfuração à altura do peito e morreu no local. Ele era casado com a Sra. Mônica Moreira Soares e pai de um filho.

Eduardo é filho do Município de Arneiroz. 

A Polícia não tem pistas sobre a autoria do homicídio.

Repórter Lindon Jonhson

PLANTÃO POLICIAL REGIÃO CENTRO-SUL


RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS REGISTRADAS NA ÁREA DO 10º BPM / CPI –
IGUATU/CE                DO DIA 30/01/2013 PARA O DIA 31/01/2013

(1ª CIA / 10º BPM - IGUATU)

SEM ALTERAÇÃO

(2ª CIA / 10º BPM - ICÓ)


I – Ocorrência em IPAUMIRIM
FUGA DE DETENTOS DA CADEIA PÚBLICA
Informo a V.Sª. que hoje, 30/01/13, por volta das 06h30min, a Polícia Militar tomou conhecimento que houve uma fuga de 03 detentos da Unidade Prisional de Ipaumirim-CE, foram eles; 01 - WILSON DE SOUSA DA SILVA, 02 - GLEDISON FEREIRA DE SOUSA e o 03 - FRANCISCO EDUARDO SOUSA DA SILVA. O SGT PM C. PEREIRA na manhã de hoje ao entrar no pavilhão da cadeia, observou que uma das celas estava com um buraco na parede. Segundo informação dos outros detentos da unidade, informou que os fugitivos haviam empreendido fuga por volta da 01h30min, onde passaram pelo buraco feito pelos fugitivos e escalado o muro tendo acesso a parte externa da unidade prisional. Após o conhecimento do fato, a viatura 2382 composta pelo policial SGT PM Pereira, SD PM Clairton, SD PM Soares, iniciaram as diligências no intuito de localizar e recapturar os infratores.

II – Ocorrência em UMARI

ROUBO A AGÊNCIA DOS CORREIOS

Informo-vos que no dia 30-01-2013, por volta das 09h40min, a Polícia Militar tomou conhecimento de um roubo na agência dos Correios da cidade de Umari-CE, situado na rua 03 de agosto, centro, Umari-CE. Segundo relatos das vítimas dois indivíduos de capacete adentraram a agência e anunciaram o assalto, um dos elementos estava portando uma arma de fogo possivelmente um revólver, no momento havia alguns clientes no interior da agência a fim de receber os seus vencimentos mensais, um dos indivíduos mandou que o funcionário  RENATO VIEIRA LIMA, colocasse todo o dinheiro em uma mochila que o mesmo carregava consigo, o funcionário cumpriu a determinação do bandido, que logo em seguida os mesmos evadiram-se do local com o dinheiro, quantia ainda não revelada, e com uma senhora de identidade não revelada como refém, sendo libertada nas proximidades do posto São Gonçalo ainda no interior da cidade e após alguns quilômetros abandonaram a motocicleta Honda Titan preta, sem placa, usada no cometimento do delito, e segundo populares tomaram rumo ao Distrito de Pio X, que dar acesso a BR-116, em um veiculo preto. Encontram-se em diligencias a VTR do POG de Umari composta pelo CB Geraldo, SD Vasconcelos e SD França, a de Ipaumirim composta pelo SGT C. Perreira e o SD Clairton e a de Icó composta pelo CB Leânio, SD Nílson e o SD S. Lima, mas até o momento sem êxito.


(3ª CIA / 10º BPM – VÁRZEA ALEGRE)

I – Ocorrência em GRANJEIRO

PRISÃO DE FORAGIDO DA JUSTIÇA

Informo à V. Sª que por volta das 12h00min de hoje, o Destacamento Policial Militar da cidade de Granjeiro-CE, recebeu uma denúncia anônima dando conta que no Sítio Serra Nova, zona rural daquele município, estaria morando uma pessoa inicialmente identificada por “EDMILSON”, e que o mesmo seria um foragido da justiça. De imediato a
composição policial formada pelo ST. PM Yrtonny , Cb. PM Rocha,  e o Sd. PM Alberto; deslocou-se até a localidade indicada, localizando o acusado na sua residência. O mesmo foi identificado como sendo EDMILSON LIMA BEZERRA, solteiro, agricultor, nascido em 06/10/1973, natural de Caririaçu-CE, filho de José Félix Bezerra e Antônia Feitosa
Lima Bezerra, residente no Sítio Serra Nova, zona rural de Granjeiro-CE. O acusado foi conduzido para a sede do destacamento, onde seu nome foi checado no sistema de informações policiais, sendo constatado existir contra o mesmo um mandado de prisão em aberto expedido pela comarca de Cedro-CE, por infração ao Art. 121 do CPB.
Este relatório fora redigido através de informações repassadas via telefone pelo SD PM ALBERTO, em virtude do sinal INTERNET encontrar-se com defeito no referido destacamento policial.

II – Ocorrência em LAVRAS DA MANGABEIRA

COLISÃO DE TRANSITO
Informo a V.Sª que no dia 30.01.13, por volta das 08h40min, a Policia Militar foi acionada por populares, informando que ali próximo no cruzamento das ruas Dr. Paulino Augusto e Cel. Raimundo Augusto ocorrera um acidente (colisão) entre dois veículos: uma S10 branca de placas HUR 5655 e uma moto honda pop 100cc cor preta ano 2011, que o
carro era conduzido pelo Sr. Joaquim Amaro Dias, agricultor, natural de Lavras – CE, 71 anos e residente à rua João Ludugero Sobreira nº196 bairro Além rio nesta urbe e que a motocicleta era conduzida pela jovem Fernanda de Oliveira Silva, 22 anos, comerciária, solteira, natural de Lavras – CE e residente à rua José Lôbo s/n Além rio, Lavras – CE, que o condutor do carro prestou socorro à jovem levando-a para o hospital local com um corte profundo em sua perna com possível fratura e escoriações pelo corpo, sendo de lá transferida para Juazeiro do Norte sem perigo de morte, que a jovem não portava o equipamento de segurança, ou seja o capacete e nem possui habilitação. A  VTR  2492 do POG composta pelos Policiais Militares, 1º SGT PM Brandão,  CB PM Francivaldo,  compareceu ao local constatou o fato e
colheram as informações repassadas.


CONVITE DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS!

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Acopiara convida todos os seus filiados a comparecerem à sede do Sindicato nessa sexta-feira,1° de fevereiro às 10 horas da manhã para uma reunião onde tratará sobre o pagamento do mês de dezembro dos servidores municipais.

CADÊ A REABERTURA DO HOSPITAL GERAL?

Duas coisas que são comentadas no momento em nosso município acabaram por fazer cair no esquecimento a reabertura do Hospital Geral Suzana Gurgel do Vale. O atraso do pagamento do mês de dezembro e o carnaval, fizeram com que a grande promessa de palanque do atual Prefeito fosse esquecida que era a reabertura do Hospital Geral já no dia 1º de janeiro deste ano. São completados 31 dias da nova administração e nada de se falar no Hospital Geral. Interessante era que em campanha política a "choradeira" pelo fechamento do hospital era enorme.

Nesta quinta-feira (31) uma pessoa me ligou desesperada dizendo que está um verdadeiro caos o Hospital Júlia Barreto e que procurou ontem aquele estabelecimento hospitalar para ser atendida e que só viu gente doente de todo tipo e sendo atendida só com dipirona e soro.

CADÊ A REABERTURA DO HOSPITAL GERAL???? 

TRE rejeita recursos, derruba liminar e confirma cassação de Carlomano


O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) rejeitou, por unanimidade, os embargos de declaração apresentados pela defesa do deputado estadual Carlomano Marques (PMDB). Assim, foi revogada a liminar que mantinha o parlamentar no mandato. O relator foi o juiz Raimundo Nonato Silva Santos.

O TRE-CE irá oficiar a Assembleia Legislativa para que Carlomano perca o mandato imediatamente. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



O motivo da cassação foi reportagem do Jornal O POVO, publicada em 21 de setembro de 2010, que mostrava que o então candidato à reeleição na Assembléia era o principal beneficiário de atendimentos médicos feitos pela irmã dele, a médica e vereadora Magaly Marques (PMDB). 
 
As consultas, com direito a atestado médico e encaminhamento para especialistas, eram realizadas dentro do comitê do peemedebista, no bairro Varjota. No atendimento ao então repórter do O POVO André Teixeira, Magaly solicitou dados eleitorais, endereço e telefone ao suposto paciente. Ao final, pediu voto para o irmão.

SENADO: Romero Jucá desiste e Eunício será líder do PMDB


O senador cearense Eunício Oliveira levou a melhor na disputa interna e será o líder do PMDB no Senado. Ele disputava a indicação com o colega Romero Jucá. Mas o senador por Roraima cedeu às pressões e aceitou a indicação para 2º vice-presidente do Senado na chapa de Renan Calheiros (PMDB-AL) - que concorrerá a presidente da Casa. Jucá será, também, vice-líder do partido. Segundo parlamentares da legenda, ele espera que, com a possível candidatura de Eunício a governador do Ceará, no ano que vem, ele herde a liderança. As informações são do site do jornal Floha de S.Paulo.

Eunício vinha enfatizando que tem o apoio da maioria da bancada para ocupar a vaga. Inclusive com apoio de Renan Calheiros. Havia ainda informações de que o Palácio do Planalto não queria a escolha de Jucá.

Com isso, o Ceará passa a ter cinco líderes no Congresso Nacional. José Guimarães (PT) e André Figueiredo (PDT) são líderes das respectivas legendas na Câmara dos Deputados. Inácio Arruda comanda o PCdoB no Senado. E José Pimentel (PT) é líder do governo Dilma Rousseff (PT) no Congresso.

MEGA OPERAÇÃO POLICIAL EM ACOPIARA

As polícias Civil e Militar está realizando uma mega operação desde as primeiras horas desta manhã de quinta-feira (31) aqui na cidade de Acopiara. Segundo informações já várias pessoas foram presas. Maiores detalhes logo mais. 

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Discussão entre irmãos termina na morte dos dois em Tururu


Dois irmãos se desentenderam, discutiram e um tirou a vida do outro durante a briga, na cidade de Tururu (a 125 quilômetros de Fortaleza). Francisco Gonçalves Rodrigues e José Gonçalves Rodrigues, de 45 e 39 anos respectivamente, discutiram por volta das 16h20min. De acordo com testemunhas, os dois tinham uma rixa antiga.
Dois homens foram assassinados, na manhã da terça-feira (29), no distrito de Aruaru, em Morada Nova (163km de Fortaleza). homicídio duplo vitimou João Pereira e José Lindomar. Os disparos foram efetuados por outros dois homens, em uma motocicleta, que fugiram sem ser identificados.
Uma dupla armada surpreendeu Antônio Félix, de 45 anos, e o executou a bala, no fim da tarde desta terça-feira (29), no município de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri. O homicídio aconteceu por volta das 17h. Segundo a polícia, os criminosos estavam a pé, mas não foram identificados. A vítima tinha envolvimento com drogas.
Ainda na terça-feira, por volta das 20h, dois homens encapuzados, em uma moto, efetuaram disparos contra Francisco Valmir de Oliveira, de 40 anos. O homicídio sem motivação aparente se deu no distrito de São João do Aruaru, em Morada Nova.
O Comando de Policiamento do Interior (CPI) registrou seis homicídios nas últimas 24h – das 7h da terça-feira (29) às 7h desta quarta (30). 25 prisões foram efetuadas e 2 armas de fogo apreendidas.

VOCÊ ESTÁ CONVIDADO!

Atenção galera o pré-carnaval de despedida das férias será nesse domingo dia 03 na Churrascaria Ipiranga com animação dos Irmãos Melodia. A entrada é liberada. Junte a turma e faça a festa!

HOJE GRAVAÇÃO COM 0 GUGU NA CIDADE DO CEDRO!


SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ACOPIARA PODERÁ REALIZAR ASSEMBLÉIA GERAL

Informações nos chegam dando conta de que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Acopiara está planejando realizar uma Assembléia Geral com seus associados na manhã do próximo sábado (02 de Fevereiro). A pauta com certeza é o atraso do salário dos servidores. Juntos irão debater o que fazer para procurar sensibilizar o atual Prefeito a pagar os vencimentos dos funcionários. 

A Assembléia acontecerá justamente no sábado, dia de folga, para que todos possam estar presentes e não haja retaliação a nenhum funcionário que queira participar. Pode pintar por aí uma GREVE!!!

Quanto à decisão da Justiça sobre o caso do atraso nos pagamentos, até agora nada definido!   

ÚLTIMAS DE ACOPIARA

** Já se fala que a adutora do açude do Raimundo Morais poderá ser reativada a qualquer momento pois a Barragem de Acopiara do jeito que vai não aguentará por muito tempo no abastecimento de água da cidade.

** Comenta-se pela cidade que agora é pra valer... o vereador Cicinho de Otaviano se desligou do grupo do atual Prefeito e passou para a oposição. Será mesmo?

** Pelos quatro cantos da cidade se fala que o comércio de Acopiara está quebrado devido à seca, ao atraso no pagamento dos servidores municipais e a ação contra os motoqueiros que não são habilitados e suas motos documentadas. Grande parte dos moradores da zona rural de Acopiara que tem moto não se arrisca a vir aqui na cidade. Interessante que dias atrás o atual Prefeito disse em rádio que iria haver uma campanha educativa por noventa dias até que todos se organizassem no trânsito. Mais uma promessa não cumprida!

** Andam comentando que será enviado pela Prefeitura para ser votado na Câmara Municipal de Acopiara  um projeto de lei criando uma taxa para o lixo. Tomara que seja só comentários. Atenção senhores vereadores a população ficará de olho se caso isso aconteça!

** Já ouvi pessoalmente muitas pessoas falarem muito bem do profissionalismo de dois Secretários da atual administração, que são no caso Helinho Gomes na Cultura e Luiza Aurélia na Educação. Dizem que são muito competentes. Esperamos que realizem um bom trabalho por que a população necessita de gente capacitada.

** Não decolou a operação "Acopiara Limpa" e a pergunta fica... Por que? Somente o Centro da Cidade está sendo focado.

    

Dilma: vida no NE vai melhorar

A presidente Dilma Rousseff disse ontem, em Estância (SE), que tem certeza de que a vida dos municípios brasileiros melhorará com os novos investimentos que serão feitos com os recursos anunciados por ela, cerca de R$ 66,8 bilhões, no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.


"Estou falando de recursos para investimentos novos, que vão de obras de esgoto, água, contenção de encostas, mobilidade urbana, a acesso a retroescavadeiras e motoniveladoras, creches", disse Dilma durante cerimônia de inauguração da Ponte Gilberto Amado, ligando o litoral sul de Sergipe ao litoral norte da Bahia. "Por isso eu tenho certeza de que a vida dos municípios vai melhorar".

Em relação às cidades nordestinas afetadas pela seca, a presidente ressaltou a importância de se investir na recuperação da infraestrutura e economia após a chegada das chuvas. Dilma disse que o governo federal é parceiro para ajudar os municípios no apoio tanto à população mais atingida quanto aos produtores rurais que precisam recuperar suas criações. "Vamos continuar com um olho na seca, dando tudo que nós já demos, carro-pipa, cisterna, a Bolsa Estiagem, o Garantia-Safra, mas vamos estar com outro olho na recuperação". Dilma ressaltou a importância da Ponte Gilberto Amado, a maior do Nordeste, com 1.712 metros de extensão.

"Vai facilitar a integração produtiva do país, vai viabilizar o turismo e nos liga, como brasileiros, a uma das regiões que mais crescem".

Durante a maior parte do discurso, a presidente fez elogios ao governador Marcelo Déda, um "governador poeta" que, segundo ela, briga pelo estado, e ganhará a luta contra o câncer de estômago, diagnosticado em outubro de 2012. "Eu e o Déda tivemos a mesma doença e eu acho que nós estamos no mundo para lutar, para ser feliz, para criar filho, neto, para ter uma casa, para a nossa família. E eu tenho certeza, do fundo do meu coração, de que você ganhará a luta, como eu ganhei".

O PSDB entrou ontem com uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) cobrando apuração de possível irregularidade cometida pela presidente Dilma Rousseff, em pronunciamento em rede nacional na semana passada. De acordo com o PSDB, o caso merece apuração porque houve uso da máquina para promoção pessoal. 

Dançarinas do “Domingão do Faustão” são demitidas por excesso de peso, diz jornal

A tristeza tomou conta do ensaio do balé do programa "Domingão do Faustão". Oito bailarinas foram demitidas da atração. As informações são da coluna "Retratos da Vida", do jornal "Extra", desta terça-feira (29).

Ainda de acordo com a publicação, duas das oito bailarinas foram dispensadas por apresentarem quilinhos a mais. Elas são Lívia Bueno e a capa da "Sexy" de novembro, Kamilla Covas.

Os quilinhos a mais de Lívia são justificados porque a bailarina está grávida de algumas semanas. Já Kamilla garante que sua saída foi devido a uma renovação no quadro.
"Estou há três anos lá e sai num bom momento. Houve um boato sim, de que duas estariam acima do peso, mas não sei quem são", disse ao jornal.
Kamilla Covas e Rachel Gutvilen 

Helen Cris e Patricia Gonçalves 

Brunella Andrade e Livia Bueno

Marcela Teixeira e Roberta Appratti
Os nomes que completam a lista das garotas dispensadas são: Rachel Gutvilen, que dividiu a capa da "Sexy" com Kamilla; Roberta Appratti, que participou da "Dança dos Famosos", em 2011;Helen CrisPatrícia GonçalvesMarcela Teixeira e Brunella Andrade.

Internado após incêndio em boate em Santa Maria tem morte encefálica; mortos chegam a 235



Um paciente vítima do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, piorou o quadro de saúde e passou para protocolo de morte encefálica na noite desta terça-feira, 29. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, Gustavo Marques Gonçalves tem 70% do corpo queimado e terá a morte encefálica confirmada nas próximas horas se não responder aos exames que estão sendo feitos no Hospital de Pronto Socorro (HPS) em Porto Alegre. A família do rapaz já foi informada da notícia, segundo o ministro.

Além de Gonçalves, mais 74 pacientes estão em estado crítico, com risco de morte. Ao todo, 81 pacientes estão em unidades de terapia intensiva (UTIs) em Porto Alegre ou Santa Maria. Segundo o ministro, algumas vítimas tiveram melhora na condição geral e saíram das UTIs e outras, que apresentaram sintomas tardios de pneumonite química, tiveram piora e precisaram entrar em ventilação mecânica.

Nesta terça, de acordo com Padilha, três pessoas procuraram a unidade de pronto atendimento de Santa Maria com sintomas de falta de ar, cansaço e tosse e estão internadas em observação. O número total de pessoas internadas subiu de 118 para 123 desde ontem. Uma paciente que trabalhava no bar da boate e conseguiu se salvar do incêndio foi para casa se sentindo bem, mas passou mal no domingo e foi internada. Ela precisou ser removida para Porto Alegre e chegou a entrar na UTI. A paciente melhorou e saiu da unidade intensiva.

“Por isso que nós insistimos que as pessoas que estiveram no incêndio e se sentirem mal, ainda que um pouco cansadas, devem procurar uma unidade de atendimento para serem examinadas por um médico. A pneumonite química evolui rapidamente e o paciente pode precisar de uma UTI”, disse o ministro. Existem 30 leitos de terapia intensiva reservados em Santa Maria para casos que evoluam nos próximos dias.

O ministro também confirmou que o número correto de pessoas mortas no momento do incêndio foi 234, e não 231 como vinha sendo divulgado. O erro na contagem foi observado pelo Instituto Geral de Perícias Regional de Santa Maria e confirmado ao Ministério da Saúde pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Padilha, no entanto, ressaltou que não se tratam de pessoas que morreram nos hospitais nos últimos dias e sim de três nomes que não haviam sido incluídos desde o primeiro dia na lista oficial de mortos.

PLANTÃO POLICIAL REGIÃO CENTRO-SUL


RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS REGISTRADAS NA ÁREA DO 10º BPM / CPI –
IGUATU/CE DO DIA 29/01/2013 PARA O DIA 30/01/2013

(1ª CIA / 10º BPM - IGUATU)

I – Ocorrência em IGUATU

VEÍCULO ABANDONADO

que, no dia 30.01.2013, por volta de 00h00, a VTR CP 2452, comandada pelo CB PM LUIZ FILHO, e composta pelos policiais CB PM ANTUNES e o SD PM ALVES, realizavam o policiamento ostensivo pela área, quando, a altura da av. Agenor Araújo, próximo a uma loja de bijuterias, no centro desta cidade, constataram que havia um veículo, tipo automóvel, marca/modelo VW/FOX, cor grafite, sem placas, com o chassi identificado como sendo 9BWKA052364175640, o qual estava abandonado, com a porta traseira, lado do motorista, aberta e o alarme do veículo estava disparado. Ao constatar o fato, a PM anotou o número do chassi e consultou-o junto ao sistema de informações policiais SIP, sendo verificado que, conforme o sistema, não havia nenhum veículo cadastrado com aquela numeração de chassi. Que foi informado o fato para o Serviço de Inteligência do BPM, como também para o Delegado Regional, o DR. AGENOR, que compareceram ao local e a autoridade policial solicitou o guicho da PRE, que compareceu ao local e conduziu o carro em referência para a seda da Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu, para que seja realizada uma pesquisa mais detalhada para saber a real procedência do veículo supracitado.

II – Ocorrência em JUCÁS

HOMICÍDIO A BALA



No dia 29.01.13, por volta das 05h30m, a Policia Militar foi informada via 190, que nas CE 284, saída para a cidade de Saboeiro-CE, zona urbana de Jucás-CE, encontrava-se caído nas margens da rodovia  um corpo humano sem vida. A viatura do POG 10011, composta pelos policias CB PM CB PM FERNANDO  - SD PM  DOS ANJOS  e o SD PM  FERNANDES , os quais compareceram ao local e identificaram que a vítima trata-se de VICENTE DE PAULA LIMA, 45 anos, amasiado, agricultor, natural de Jucás-CE, residente a rua do Asfalto – Alto da boa Vista  - Jucás-CE.
Segundo informações prestadas pelo irmão da vítima (LUCIMAR) é que o mesmo responde a um homicídio e é suspeito de uma tentativa de homicídio e que o referido falava que estava sendo perseguido, não informando nomes de quem o perseguia  . Populares informaram que o referido tinha envolvimento com drogas. O mesmo trafegava em uma  moto Honda Titan de cor verde, placa HVS 8675-CE. A vítima sofreu dois disparos de revólver, sendo atingido nas costas e cabeça. O policiamento que compareceu ao local colheu informações necessárias e em seguida saiu em diligências no intuito de localizar, identificar e prender o infrator, até o momento sem êxito. Adianto-vos que o rabecão
do IML de Iguatu-CE foi acionado para conduzir o corpo ao IML local, onde o corpo será necropsiado.

(2ª CIA / 10º BPM - ICÓ)

III - Ocorrência em  ICÓ

ROUBO(VEÍCULO)



No dia 29.01.13, por volta das 21h30min, a Polícia Militar tomou conhecimento através do 190 que houve um roubo de moto na rua José Ribeiro, em frente à farmácia Feitosa, em Icó/CE. A vitima, identificada por DJALAN LOURENÇO DA CUNHA, 29 anos, solteiro,vendedor, natural de Icó, residente no rua Conceição Gonçalves, Icó/CE, teve sua
motocicleta, marca SHINERAY, modelo XY 150, ano/modelo 2010/11, de cor preta, e placa OCP - 7048 CE, por  elementos com capacete preto e armados com revolver, os quais abordaram a vitima, fazendo ameaças e
mandado que entregasse sua moto. Após o fato, os elementos fugiram em direção ao Distrito de Lima Campos.  A vitima compareceu na Delegacia Regional de Policia Civil e registrou o Boletim de Ocorrência. A RD 2781 composta pelo policiais SD PM DYORGENES, SD PM MAYCON  e o SD PM CARDOSO, continuam em diligencia no intuito de localizar e prender o infratores.



(3ª CIA / 10º BPM – VÁRZEA ALEGRE)

IV – Ocorrência em CEDRO

PRISÃO POR FURTO A PESSOA



No dia 29/01/2013, por volta das 23h15min, policiais militares do Destacamento PM da cidade do Cedro/CE receberam a informação do mototaxista ANTONIO AVELINO ALEXANDRE que, na Rodoviária local, um
elemento de blusa branca tinha acabado de furtar a carteira de bolso de um passageiro. De imediato, os policiais iniciaram diligencias, vindo, na Praça dos Ferroviários, localizar e abordar o infrator, identificado como ERIVALDO FERREIRA DOS SANTOS, brasileiro, casado, pedreiro, natural de Cedro/CE, nascido aos 10/02/1984, filho de
Francisco de Eliseu e Olidrina Ferreira dos Santos, residente na travessa Vicente Viana, 707, Bairro Alto do Padeiro/Cedro-CE. No momento da abordagem policial, foi realizada uma busca pessoal no suspeito e constatado que o mesmo estava armado com uma faca de mesa, como também encontrada a carteira furtada, sendo uma carteira de bolso, contendo os documentos RG, TITULO DE ELEITOR e CPF da pessoa JOSÉ OLIVEIRA DA SILVA, brasileiro, casado, agricultor, natural de Aurora/CE, nascido aos 07/09/1951, filho de Severino José de Oliveira
e de Maria Ribeiro da Silva, e dois cartões dos bancos BRADESCO e CAIXA ECONOMICA. A carteira foi devolvida ao seu legítimo dono, e o acusado foi encaminhado para a Delegacia local para a lavratura do devido flagrante. POLICIAMENTO QUE ATENDEU A OCORRÊNCIA: Vtr 2512 composta pelos PMs: Sub Ten Weliton, Cb Oscar e Sd Ferreira, Destacamento do Cedro/CE.



V – Ocorrência em GRANJEIRO

APREENSÃO DE ARMA DE FOGO
Que, no dia 29 de janeiro de 2013, por ocasião de diligências com intuito de investigar crime de estelionato ocorrido na cidade de Iguatu/CE, uma composição da Polícia Civil, composta pelos agentes da autoridade Inspetores MÁRCIO e FERNANDO, os quais representavam o Delegado Regional de Iguatu, Dr. Agenor, juntamente com um policial da
1ª Cia / 10º BPM, o CB PM NILTON, o qual foi requisitado pela respectiva autoridade policial por motivo de conhecer a região, os referidos compareceram, por volta das 17h00, na localidade do sítio Santa Vitória, em Granjeiro/CE, mais precisamente, na residencia do investigado, sendo encontrado no interior da casa um revólver, calibre 38, marca Taurus, com numeração 244240, capacidade para seis(06) disparos, com quatro(04) cartuchos intactos, o qual foi localizado pelo respectivo policial militar e entregue aos agentes da autoridade em referência, que apreenderam o revólver e o conduziram para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu, para ser juntado ao inquérito já instaurado para investigar o delito informado. Ressalto que, o investigado não se encontrava na residência no momento da apreensão e será notificado posteriormente para prestar esclarecimentos acerca da posse irregular da arma apreendida. Informo ainda que participou da diligência o comandante do Destacamento PM de Granjeiro, o SUB TEN PM YRTONNY.

PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA



Que no dia 29/01/2013, por volta das 17h40min, a pessoa de EDILSON DE LIMA BEZERRA, filho de José Félix Bezerra e Antônia Feitosa Lima Bezerra, solteiro, agricultor, natural de Várzea Alegre/CE, nascido aos 30/04/1979, residente no Sítio Canabrava dos Ferreiras, zona rural desta urbe, fora preso em flagrante delito, quando portava uma ESPINGARDA ARTESANAL DE CALIBRE INDEFINIDO, municiada com 04(quatro) estojos. A prisão se deu na localidade denominada Estrada da Serra Nova. Compareceu ao local da ocorrência a guarnição policial composta pelo SUBTEN PM IRTONNY, CB PM LEITE e SD PM ISAAC. Informo que o acusado foi conduzido para a 20ª DRPC, onde fora autuado em flagrante
no Art. 14 da lei 10826/03.

Gasolina e diesel mais caros nos postos


A partir de hoje os postos de combustíveis já podem aplicar o aumento de 6,6% sobre a gasolina e de 5,4% sobre o diesel. O reajuste é consequência do anúncio do aumento anunciado na noite de ontem pela Petrobras para as refinarias e que começa a valer a partir de hoje em todo o País. O presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará (Sindipostos), Vilanildo Fernandes, admitiu que os postos cearenses estão livres para aplicar o reajuste, mas que ainda não sabe se esses índices serão os mesmos a serem repassados pelas distribuidoras aos postos. Ou seja, o índice poderá ser até maior.
Fernandes acredita que alguns postos poderão manter os preços atuais até quando durarem os estoques, mas não são obrigados. “Quem receber o combustível agora já poderá vender com o aumento”, diz. 
O último aumento dos combustíveis nas refinarias, anunciado pela Petrobras, ocorreu no final de junho de 2012. Na época, a estatal divulgou um aumento nas refinarias de 7,83% para a gasolina e de 3,94% para o diesel, que passou a vigorar no dia 25 de junho.
O reajuste já era esperado e chegou a ser previsto na ata da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central. O Banco, porém, previa um reajuste de até 5% e o aumento anunciado nesta terça-feira foi superior.
Se o etanol amortece um pouco a alta no preço da gasolina, o aumento do combustível fóssil também abre caminho para que as usinas de cana elevem os valores do biocombustível.
Até ontem, o Governo não havia anunciado nenhuma medida compensatória ao setor sucroalcooleiro na tentativa de evitar uma alta do preço do etanol na esteira do aumento da gasolina. O preço da gasolina tem atuado, nos últimos anos, como um teto para o valor do etanol.
De acordo com a Petrobras, os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais Cide e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.
“Esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da Companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo”, afirmou a estatal em nota. 
A possibilidade de um novo reajuste no preço dos combustíveis vinha sendo cogitada desde outubro de 2012, quando a presidente da Petrobras, Graça Foster, afirmou que um aumento era algo que ocorreria certamente

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

É BRINCADEIRA... ATÉ QUANDO ANIMAIS SOLTOS!


Um internauta postou e eu não tive dúvida em mostrar para os seguidores de meu blog, pois fazem 29 dias de administração e nada de resolverem o problema dos animais soltos pela cidade. Vão bem dizer que a culpa é do outro!!! Brincadeira isso! Pode não! Foi tirada essa foto na Avenida Cazuzinha Marques. 

NOVO PRESIDENTE DO CEDE É EMPOSSADO

Alexandre Pereira e Will Almeida


Roberto Freire e Will Almeida

O novo presidente do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Cede), Alexandre Pereira, foi empossado oficialmente pelo governador Cid Gomes, na noite desta segunda-feira (28). A solenidade aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). De acordo com o governador Cid Gomes, a indicação de Alexandre Pereira dará um ritmo mais dinâmico para superar o desafio de combater a pobreza e a miséria no Ceará. 

Alexandre Pereira definiu o momento como a realização de um sonho, por estar diretamente ligado à redução da pobreza no Estado. " O meu objetivo é abrir caminho para oportunidades de negócios na busca por mais desenvolvimento para o no Ceará ", disse o novo presidente do Conselho.

Participaram da solenidade, os deputados federais Artur Bruno, Roberto Freire (SP), Antônio Bahlmann, e Mário Feitosa; o presidente da Federação das Indústrias e Comércio (FIEC), Roberto Macêdo; a presidente do Centro Industrial do Ceará, Vívian Nicolle De Alcântara; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto; o secretário-chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho; o chefe do Gabinete do Governador, Danilo Serpa; o secretário René Barreira, titular da pasta da Ciência e Tecnologia (Secitece), o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Walter Cavalcante, dentre outros vereadores, Will Almeida(PPS).

Na ocasião o vereador Will Almeida(PPS), conversou com o Deputado Roberto Freire(SP), presidente Nacional do PPS, e com Alexandre Pereira que preside o PPS em nível Estadual aqui no Ceará, sobre os rumos das próximas eleições, o que ficou definido uma reunião com novo Presidente do Conselho Alexandre para os próximos dias em torno do possível apoio do vereador Will Almeida para sua candidatura a Deputado Federal.  

VEM AÍ O PIQUET FOLIA 2013


Cantor Belo e Gracyanne recebem ordem de despejo de casa em que moram no Rio

O cantor Belo e a sua mulher, a dançarina Gracyanne Barbosa, receberam uma ordem de despejo do Condomínio Novo Leblon, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde moram. Segundo a coluna "Retratos da Vida", do jornal "Extra" desta terça-feira (29).

Ainda de acordo com a publicação, Belo tem 30 dias para deixar a casa. Esse, no entanto, não é o único problema enfrentado por ele. Além da ação de despejo, o cantor também enfrenta um processo trabalhista pela falta de pagamento a funcionários.

Como conta o jornal, pessoas que trabalharam para o astro participaram recentemente de uma audiência no Ministério Público. Entre elas, estão músicos e até mesmo seguranças de sua equipe pessoal.
O marido de Gracy ainda tem outros dois problemas: ele é acusado de não pagar o aluguel da mãe, cuja casa também fica na Barra, no Rio, além de ter sofrido um processo da empresa de transportes Colt Táxi Aéreo LTDA, mais uma vez por falta de pagamento.
O cantor nem a sua equipe se pronunciaram oficialmente sobre a notícia até o momento.

DEBATE NA CARINHOSA AM!

Está tudo certo para o Debate que acontecerá na Rádio Carinhosa AM de Acopiara (1.450 khz) neste sábado (02 de fevereiro) a partir do meio-dia. Já estão confirmados os vereadores Will Almeida e Itamar Feitosa, além da ex-Prefeita Sheila Diniz.

Será avaliado o primeiro mês da atual administração pública acopiarense, a problemática do atraso de pagamento dos funcionários e muitos outros assuntos de interesse da coletividade.

Outros nomes estão sendo sondados para participarem deste debate e em breve anunciaremos.

RECLAMAÇÕES E RECLAMAÇÕES

É mais do que incrível como a população tem reclamado do lixo na cidade, e é por que a Prefeitura Municipal de Acopiara criou uma operação chamada "Acopiara Limpa", mas que não tá resultando em nada. O que se vê apenas é que a administração está querendo deixar tudo limpinho em algumas ruas do Centro enquanto esquece a boa parte da periferia da cidade.

Os moradores da Rua Santa Isabel, a rua do rio, pedem a retirada de entulho e lixo próximo a Auto Escola Piancó. Informaram que já pediram ao órgão competente e até agora nada.

Na Vila São João a reclamação é que está acumulado o lixo à beira da linha do trem. Já na Vila Palmeira a reclamação é a mesma pelo acúmulo do lixo. Fato parecido está acontecendo próximo à Ladeira do Padre para quem desce para a Vila Palmeira, onde segundo uma moradora para limpar a CE-060, resolveram jogar o lixo naquela entrada para a Vila Palmeira.

Vejam fotos postadas na internet no dia de ontem e aí vocês imaginam como em alguns trechos da cidade está!






Policiais envolvidos em tiroteio no Bairro Ellery podem ser expulsos

Um processo disciplinar poderá causar a expulsão dos policiais do Ronda do Quarteirão envolvidos no tiroteio ocorrido no bairro Ellery, que vitimou dois jovens, se for comprovado algum tipo de imperícia no trabalho dos militares. Os acusados serão indiciados, e posteriormente, será realizado o processo, segundo informações do comandante da Polícia Militar, coronel Werisleik Ponte Matias.

Um dos jovens mortos durante o tiroteio foi velado na tarde da última segunda-feira (28). Igor Andrade, de 16 anos, foi atingido com um tiro na cabeça e encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), mas não resistiu ao ferimento. Igor será enterrado durante a manhã desta terça-feira (29), no cemitério Parque da Paz, localizado no Passaré. Durante o tiroteio, também morreu a jovem Ingrid Maiara Oliveira Lima, de 19 anos.

Durante entrevista ao programa Bom dia Ceará, o comandante da PM convidou os familiares das vítimas a acompanharem as investigações e ressaltou que não deve ocorrer qualquer tipo de parcialidade na apuração dos fatos.

No caso de uma ocorrência com grande número de pessoas ao redor, o coronel afirma que a orientação é para que o disparo seja de advertência. “Em direção aos populares não podem ser utilizados armamentos letais”, ressaltou.

Durante a manhã desta terça-feira (29), os armamentos dos policiais do Ronda do Quarteirão serão encaminhados à Perícia Forense, e se for comprovada imperícia, eles serão indiciados criminalmente e em seguida será instaurado o processo disciplinar que pode terminar na expulsão dos mesmos.


ATENÇÃO FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS DE ACOPIARA!

Informações chegadas dão conta de que o juiz Dr. Leonardo Afonso foi promovido de Comarca e com isso transferido. Então não se sabe como ficará a decisão de pagamento do mês de dezembro que está atrasado para o servidor público municipal. Informações que me chegam também dão conta de que o juiz substituto Dr. Wellington está cuidando de um problema de saúde em sua família e com isso não se encontra na cidade de Acopiara. A coisa então complicou para os funcionários. Maiores informações logo mais ao meio-dia no Programa Cidade Alerta da Rádio Carinhosa AM de Acopiara (1.450 khz) 

Estudo diz que gays que saem do armário são menos estressados


Gays e lésbicas que assumem sua orientação sexual são menos estressados em relação aos que não saem do armário, e frequente-mente mais relaxados que heterossexuais, de acordo com um estudo divulgado nesta terça-feira, 29.
Pesquisadores do Hospital Louis H. Lafontaine, afiliado à Universidade de Montreal, testaram os níveis de cortisol - um hormônio do estresse - e outros indicadores de tensão em homossexuais, bissexuais e heterossexuais.
"Contrariando nossas expectativas, homens gays e bissexuais têm menos sintomas depressivos e níveis menores de carga alostática (uma medida do estresse do corpo) do que homens heterossexuais", afirmou Robert-Paul Juster, o principal autor do estudo.
"Lésbicas, gays e bissexuais que se assumiram para suas famílias e amigos tinham níveis menores de sintomas psiquiátricos e menores níveis de cortisol pela manhã em relação aos que ainda estavam no armário", acrescentou.
Os pesquisadores testaram 87 homens e mulheres, todos por volta de 25 anos, administrando questionários psicológicos e realizando exames de sangue, saliva e urina para medir o estresse.

A descoberta, publicada nesta terça-feira na Psychosomatic Medicine, pode dar apoio aos defensores dos direitos dos homossexuais.
A província majoritariamente francófona de Quebec tem sido um refúgio para homossexuais franceses que afirmam sofrer intolerância em seu país natal, que está agora envolvido em um intenso debate sobre a legalização do casamento gay e a adoção por homossexuais.

"À medida que os participantes do estudo desfrutam de direitos progressistas no Canadá, eles podem se tornar inerentemente mais saudáveis e resistentes", disse Juster.
"Sair do armário não é mais um assunto de debate popular, mas uma questão de saúde pública. Internacionalmente, as sociedades devem se esforçar para facilitar essa autoaceitação, promovendo a tolerância, o avanço da política e a dissipação do estigma de todas as minorias".
Quando perguntado sobre o pequeno número de pessoas analisadas, Juster disse à AFP que devido ao custo do estudo - com cada participante recebendo 500 dólares - o número de pessoas pesquisadas foi "respeitável".
Ele acrescentou que estudos neurológicos frequentemente buscam mais informações detalhadas de um pequeno conjunto de temas em comparação com a pesquisa epidemiológica.