domingo, 29 de dezembro de 2013

Bento 16 e papa Francisco almoçam


O papa emérito Bento 16 e o papa Francisco almoçaram juntos nesta sexta-feira na Casa de Santa Marta, residência do atual pontífice.

Francisco fez o convite a seu antecessor ao visitá-lo, na última segunda-feira (23), no mosteiro Mater Ecclesiae, onde vive Bento 16. Naquele dia, os dois religiosos trocaram saudações de Natal, rezaram juntos na capela do mosteiro e tiveram um encontro privado, que durou cerca de meia hora.

Além dos secretários de Bento e Francisco, também foram convidados para o almoço desta sexta-feira o secretário para as Relações com os Estados, dom Dominique Mamberti, e o assessor para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, monsenhor Bryan Wells.

Depois de cerca de oito anos no comando da Igreja Católica, Bento 16 anunciou que renunciaria ao papado no dia 11 de feverereiro deste ano e concretizou o gesto no dia 28. Ele alegou questões de saúde e a idade avançada, 85 anos, na época. Seu sucessor, Jorge Mario Bergoglio, então arcebispo de Buenos Aires, foi eleito no dia 11 de março e adotou o nome Francisco.