Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Lula vem ao Ceará celebrar dez anos de gestão petista


O Partido dos Trabalhadores inaugura hoje, em Fortaleza, uma série de dez seminários pelo País que referendam três gestões petistas à frente da Presidência da República. O seminário “O decênio que mudou o Brasil”, que será realizado no Hotel Oasis Atlântico, a partir das 18 horas, contará com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com participação de lideranças dos partidos aliados. Lula chega com a perspectiva de que a grande maioria das ações sejam enaltecidas.

Mas, se, nacionalmente, o partido vive momento de celebração com aliados, no Ceará, passa por dilema na relação com o PSB. Ainda com o ranço da derrota nas urnas em 2012 e desgaste na relação com as principais lideranças peessebistas, a presidente regional do PT, Luizianne Lins, terá agora de se empenhar para preservar no Ceará a aliança nacional, em nome da reeleição de Dilma Rousseff (PT).

Além do balanço, o Seminário pretende discutir os desafios para os próximos anos. Em Fortaleza, o tema será “Políticas de bem-estar, direitos humanos e desafio da inclusão social”. Participarão do debate sobre combate à pobreza o presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, Roberto Amaral, que é cientista político, ex-ministro da Ciência e Tecnologia e vice-presidente nacional do PSB, e Tereza Campello, titular do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Segundo o Instituto Lula, que realiza o evento junto com o PT e a Fundação Perseu Abramo, Lula chegará a Fortaleza na tarde de hoje e já retorna a São Paulo amanhã. Na agenda do ex-presidente em Fortaleza, está também a participação na abertura da reunião do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, que começa amanhã, dia 1º, a partir das 10 horas, no Golden Tulip Iate Plaza Hotel, na avenida Beira Mar. O evento, que prossegue até o dia 2, contará com a participação do presidente nacional do PT, Rui Falcão. Estão também convidados membros das executivas municipal, estadual e nacional, assim como parlamentares petistas. Entre os temas na pauta do encontro, está a campanha pela reforma política.

Esta é a primeira vez que Fortaleza sedia reunião do Diretório Nacional do PT. Segundo a assessoria de comunicação do PT Nacional, faz parte do projeto de regionalização dos encontros do Diretório, marca da gestão de Rui Falcão. Portanto, passará também por outras regiões.
Agenda de Lula
Na tarde de amanhã, Lula irá à Redenção, que fica a 63 quilômetros de Fortaleza. Lá, ele receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A solenidade está marcada para as 15 horas.

Diferente do que vem sendo noticiado pela imprensa, o Instituto Lula informa que não há previsão de encontro reservado entre o ex-presidente com o governador Cid Gomes (PSB).